Para que serve o aditivo?

economia
09.11.2019, 06:00:00
Os aditivos possuem um papel importante, mas antes do seu uso, vale verificar o que diz o manual do proprietário (Divulgação)

Para que serve o aditivo?

Conheça as indicações de uso e os cuidados antes de usar o produto no seu carro

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


É rotina parar para abastecer e receber a oferta de aditivos junto com outros serviços. Mas afinal, para que servem esses produtos? O uso é verdadeiramente recomendado ou não?

Na verdade, o uso dos aditivos tem uma função importante, a de limpar as peças do motor do carro, possibilitando um desempenho melhor, maior economia de combustível e poluindo menos o ambiente. Quando adicionados ao óleo ou ao combustível, eles limpam as peças do motor. Na água do radiador, evita que haja super aquecimento ou congelamento da mesma.

Apesar dos benefícios, o uso de aditivos não pode ser feito sem critérios sob risco de comprometer a garantia do carro. Na verdade, quando um carro sai da fábrica há a presença de componentes aditivados que ajudam na conservação do veículo. Aliado a isso, revisões regulares garantem a manutenção dessas propriedade no nível recomendado e o excesso pode danificar ao invés de proteger. Os aditivos são particularmente recomendados quando o manual permite, quando o proprietário não segue os prazos de revisão ou se o proprietário tem um semi novo e desconhece os hábitos de manutenção do proprietário anterior.

De acordo com o gerente de Produto e Aditivos e Lubrificantes da BASF, Bruno Granja, a primeira recomendação para fazer o melhor uso do aditivo é ler o manual do proprietário. “Cada montadora possui recomendações específicas nos manuais do proprietário, além de também disponibilizar orientações nas suas páginas na internet, então, antes de pensar em usar, vale consultar e seguir a recomendação para cada veículo”, ensina. 

O gerente de Produto e Aditivos e Lubrificantes da BASF, Bruno Granja, ressalta a importância de garantir a procedência do aditivo para assegurar a eficiência

(foto: Divulgação)


O aspecto seguinte diz respeito à qualidade dos produtos, fato que garantirá a efetividade dos benefícios. “Os aditivos de boa procedência, antes de chegarem ao mercado, passam por inúmeros testes para certificar a qualidade e a eficiência. Vale a pena optar por esses”, sugere.

O especialista lembra que os aditivos podem estar, inclusive, nos próprios combustíveis, mas que, nesse caso, há uma diluição maior do produto. “A recomendação é a cada dois ou três abastecimentos seja feito o uso de aditivo”, orienta.

 No entanto, vale salientar que se o carro possui muitos depósitos de sujeira no motor, tem fraco desempenho, alto consumo e falhas, não adianta usar o aditivo, por melhor que ele seja e a solução é recorrer ao um mecânico de confiança.

Conheça os principais benefícios dos combustíveis aditivados:
 

Limpeza e proteção do motor
O uso do combustível aditivado aumenta a vida do motor protegendo seu sistema de admissão contra a formação de depósitos. Os aditivos promovem a limpeza removendo os depósitos já existentes e impedindo a formação de novos. Esse benefício garante redução de custo da manutenção.


Melhora a economia de combustível
Com a limpeza das válvulas, há uma maior facilidade no processo de combustão, melhorando assim a economia geral de combustível.

Permite melhor arranque e comportamento de condução
O motorista também se beneficiará do melhor comportamento de partida e direção, tendo restaurado todo o potencial do seu motor. Há melhora na experiência do condutor, inclusive com redução do ruído.

Contribuição Ambiental
Ao aumentar o desempenho do combustível, você reduz o seu consumo. Esse benefício promove, consequentemente, a redução das emissões.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais