Parabéns, Salvador! Especial enaltece união, solidariedade e afeto em meio à guerra

salvador
28.03.2020, 06:00:00
Atualizado: 28.03.2020, 09:52:50

Parabéns, Salvador! Especial enaltece união, solidariedade e afeto em meio à guerra

'Salvador Unida' mostra formas criativas e corajosas de lidar com a pandemia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Venha de cinco, toque aqui, pegue na minha e balance. Três vocativos com a vibração despojada do soteropolitano que significam a mesma coisa: aperte minha mão em sinal de união. Nunca fizemos miséria de amizades e, em tempos de isolamento social, não há cidade no mundo mais saudosa dessa proximidade que Salvador, a aniversariante desse domingo (29).

Em 471 anos, nada barrou o afeto e a alegria que há nela. Nem mesmo a guerra nos impediu de celebrar a vida. Em 1945, ano em que a folia de rua foi cancelada, os clubes não deixaram a peteca cair e promoveram, como diziam, uma “ofensiva contra a infelicidade”. Resiliência que chama?

O estraga-prazeres d’agora é um vírus escroto, altamente contagioso, mas que vai embora. Por ora, nos obrigou a adiar shows e encontros que teríamos para celebrar a cidade e nós mesmos. Há duas semanas nos enfurna em casa, embora não nos separe.

'Salvador Unida' é o tema dessa edição especial do aniversário da capital dos baianos que tem como objetivo mostrar as formas mais criativas, corajosas e solidárias de encarar o problema.

Vamos mostrar quem são os heróis de jaleco, que atuam no front contra o mal invisível, bem como os guerreiros da retaguarda que continuam nas ruas, e fazem com que serviços essenciais não parem. 

Vai conhecer também pessoas que com pequenos gestos fazem a diferença, como o síndico que instalou pias para idosos lavarem as mãos ou a advogada que se tornou amiga da vizinha velhinha e, todo santo dia, liga para saber como vão as coisas. Empatia.

Amizades, aliás, que cresceram, mesmo sem apertos de mão: nos prédios de classe média, bate-papos com ex-desconhecidos na janela e parcerias musicais com um cover de Bell ou no refrão de ‘Faraó’; na periferia, um mantimento trocado, um dinheiro emprestado contra tempos bicudos.

E se é tempo de superação, é também momento de fé: vai conhecer gente que dá essa palavra de conforto. Faixa bônus: nós mesmos vamos levar a mensagem até você, dentro da programação especial na internet, ponte mais segura no isolamento.

Além de todo conteúdo produzido pela equipe do CORREIO (100% realizado de casa) ser gratuito, teremos lives no Instagram incluindo um culto ecumênico. E para animar a quarentena, shows de humor, performances de drags e musicais, como o que irá reunir Daniela Mercury e Margareth Menezes no nosso Instagram (@correio24horas) no níver.

São muitos os parceiros nessa empreitada – a exemplo do artista plástico Elano Passos, que compõe a identidade visual do especial, e o poeta Marcelo Caettano, com seu poema-manifesto –, e os leitores não nos deixam na mão, mais uma vez. 

Participam de maneira fundamental, se envolvendo numa campanha virtual de doação de roupas, cedendo fotos (festival de selfies) para a edição especial e reforçando, no aniversário, os parabéns para Salvador, já marcado para as 18h desse domingo em dois prédios da Pituba e Pituaçu. 

Pelo zap, mobiliza sua vizinhança também e depois manda o vídeo pra gente. Bate palmas aí, que a gente bate as mãos aqui, e vamos unidos vencer essa guerra.
 

SALVADOR UNIDA 
O Correio está reunindo exemplos de ações sociais, conteúdos de diversão para a criançada, programações musicais online, cursos, e tudo o que possa ajudar a trazer mais leveza para esse período de isolamento social. Confira: https://bit.ly/salvadorunida

O Salvador Unida é uma iniciativa do Jornal CORREIO em parceria com o Sebrae, apoio institucional da Prefeitura de Salvador e apoio do Fecomércio, Sotero Ambiental, Acomac, Salvador Bahia Airport, Fieb, Hapvida, Ademi, Viltalmed, Intermarítima, Claro, Hapvida e Hospital da Bahia.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais