Perdi o emprego. É melhor quitar dívidas ou investir?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 20 de maio de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Fui desligado da empresa que trabalhava no início deste mês. É melhor eu quitar as dívidas com o dinheiro que recebi da rescisão ou investir e seguir pagando as parcelas? Anônimo

Olá Anônimo. Estando fora do mercado de trabalho, mesmo em processo de recolocação, sua renda mensal fica comprometida porque ela deixa de existir por um período, mas as despesas não tâm o mesmo comportamento. É preciso manter as contas de consumo pagas, os gastos com aluguel, alimentação, dentre outros, estarão presentes independentemente da situação profissional. Considerando esses fatores, o momento é de fazer os ajustes possíveis no orçamento doméstico, eliminando os gastos supérfluos e otimizando os essenciais. Essa medida fará com que o recurso que recebeu de indenização seja suficiente para pagar seus gastos pelo maior tempo possível até que consiga uma recolocação e o equilíbrio orçamentário se reestabeleça. Não é recomendado, nesse momento, usar os valores recebidos para pagar dívidas, porque não vai adiantar quitá-las se não tiver uma alternativa para garantir os pagamentos das despesas essenciais para o sustento da sua família. Otimize ao máximo esse recurso, e apenas após retornar ao mercado de trabalho, pense em utilizar o saldo financeiro para quitar as dívidas e manter o orçamento em equilíbrio.

Tenho R$ 10 mil na poupança. Que opções de investimento você recomenda, Edísio? Sueli Dias

Olá Sueli. Para escolher um produto adequado é importante conhecer seus planos para esse recurso, porque quanto maior o prazo do investimento, maior a remuneração. Mas em linhas gerais, considerando o valor disponível, é possível investir em CDB, Letra de Crédito ou Tesouro Direto. São produtos que possuem baixo risco e rentabilidade moderada, mas suficiente para preservar o valor do seu dinheiro no médio prazo. Se houver a necessidade de buscar produtos com rentabilidade maior, analise as opções de Fundos Multimercados, mas tenha cautela na hora de escolher, sempre levando em consideração o nível de volatilidade de cada fundo. É recomendado produtos com volatilidade até 2% ao ano.

Que aplicativo de finanças pessoais você recomenda para organizar o orçamento, Edísio? São tantas opções, que fiquei até confuso. Eduardo Henrique

Olá Eduardo. Os aplicativos de finanças pessoais são muito úteis na organização do orçamento doméstico, tornando prático e acessível os lançamentos feitos diariamente, tanto de receita quanto de despesa. Mas você tem razão quando fala que existem muitos e confunde na hora de escolher o melhor. Comigo também foi assim, acabei experimentando vários até me decidir. Tem aplicativos que fazem uma boa gestão das finanças, mas não importam as vendas no cartão de débito e crédito, outros têm essa função, mas não produzem relatórios eficientes, além daqueles que conseguem atender às necessidades básicas, mas têm limite de lançamentos, passando a ter um custo se ultrapassar o limite de gratuidade. O aplicativo que possui boas funções de gestão financeira, com uma eficiente automatização dos lançamentos, gerando relatórios e avisos importantes para o seu dia a dia, sem limitação de cadastramento de conta e totalmente gratuito é o GuiaBolso. Ele sincroniza suas contas e cartões com uma eficiência fantástica, contudo, não é tão simples de parametrizar, mas nada que um pouco de tempo e paciência se consiga. Depois de tudo programado é só fazer os acompanhamentos e ter nas mãos as informações que precisa para tomar decisões sem comprometer seu orçamento.