Pesquisa vai investigar efeitos de retirada da proteína animal da merenda escolar

Estudo envolve 1850 crianças e adolescentes do sertão baiano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 08:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Uma pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (FBDC) vai investigar os efeitos da merenda escolar proposta pelo Programa Escola Sustentável na saúde de 1850 crianças e adolescentes do sertão baiano. O objetivo do trabalho é avaliar mudanças ao longo da intervenção do programa, desenvolvido pelo Ministério Público estadual. O estudo terá duração de dois anos.

A pesquisa vai avaliar os efeitos da redução do consumo de derivados animais e aumento de frutas, verduras, grãos e leguminosas na merenda escolar. Serão avaliados nos estudantes o índice de massa corporal, circunferências do braço e da cintura e outros parâmetros corpóreos, a microbiota intestinal  e os níveis de micronutrientes como ferro e vitamina B12. Os dados serão correlacionados ao histórico alimentar dos estudantes.

De acordo com a promotora de Justiça Letícia Baird, autora do programa, “o projeto representa a seriedade do Programa Escola Sustentável em relação ao acompanhamento da saúde e nutrição dos alunos, além de proporcionar à comunidade científica a produção de dados de utilidade pública”.  

Serão escolhidos estudantes de quatro escolas, selecionadas aleatoriamente, respeitando a proporção entre alunos da zona rural e zona urbana. A pesquisadora Ana Marice Teixeira Ladeia desenvolverá o trabalho junto à pós graduação em Medicina e Saúde Humana da FBDC. O projeto foi aprovado na última segunda-feira (15 de outubro) em comissão de ética em pesquisa e será desenvolvido na pós-graduação em Medicina e Saúde Humana.