PF cumpre mandados na Bahia em operação de combate ao tráfico de armas

Mandados estão sendo cumpridos em Feira de Santana e Porto Seguro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2023 às 07:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas, nesta quinta-feira (2). A Operação Guarani cumpre mandados em Porto Seguro, Feira de Santana e Foz do Iguaçu.

Segundo a PF, a investigação começou após a imprensa paraguaia divulgar a apreensão de uma carga com cerca de 180 fuzis desmontados no Aeroporto Internacional Guaraní, na região metropolitana de Ciudad del Este, Paraguai, em 18 de março de 2020. A carga clandestina veio em um avião que partiu de Miami, nos Estados Unidos; faria uma parada no aeroporto paraguaio e, por fim, chegaria ao Rio de Janeiro, onde os fuzis seriam vendidos ilegalmente a facções criminosas.

Para burlar a fiscalização e policiamento, o bando investigado registrou o conteúdo da carga como distinto do que era efetivamente transportado, assim como atribuiu sua propriedade a um “laranja”, que não tinha conhecimento acerca do fato criminoso.

Também participaram das investigações a Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (FICTA), composta por integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e supervisionada pelo Serviço de Repressão ao Tráfico de Armas da Polícia Federal; a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos; a Adidância da Polícia Federal no Paraguai; dentre outras entidades nacionais e internacionais.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas de fogo, organização criminosa transnacional, lavagem de capital e evasão de divisas.