Pituba, Itaigara e Av. Tancredo Neves lideram lista dos bairros favoritos dos solteiros. Veja a lista completa e saiba o que eles procuram

Nestes casos, o que menos importa é o tamanho do imóvel. Quanto mais compacto, aliás, melhor

  • Foto do(a) author(a) Jorge Gauthier
  • Jorge Gauthier

Publicado em 19 de janeiro de 2014 às 13:34

- Atualizado há um ano

Morar próximo à praia e do trabalho é o desejo da maior parte dos solteiros que vivem em Salvador. E se nas proximidades do condomínio ainda tiver à disposição um grande número de serviços - como bancos, supermercados e grandes shoppings - o anseio por alugar ou comprar o imóvel é ainda maior.

“As pessoas com este perfil querem combinar o lazer com a comodidade de estar perto do trabalho e de onde possa resolver pequenas tarefas domésticas”, explica Nilton Sarti, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).

Nestes casos, o que menos importa é o tamanho do imóvel. Quanto mais compacto, aliás, melhor. “Eles não costumam passar muito tempo em casa, por isso preferem um lugar que seja mais fácil manter organizado”, acrescenta o corretor de imóveis José Alberto, proprietário da José Alberto Imobiliária. O advogado e músico Sávio Andrade escolheu o bairro do Itaigara para viver pela localização privilegiadaO que de fato mais enche os olhos dos solteiros é a localização. Em Salvador, os bairros mais cobiçados pelos que vivem sozinhos são Pituba, Itaigara, Av. Tancredo Neves, Ondina, Rio Vermelho, Barra e Vitória. No topo da lista, estão os três primeiros. Por quê? “Essa região é muito bem localizada. Tem tudo por perto”, pondera  Sarti ao contar que, por conta da crescente demanda, está nessa região a maior parte dos novos empreendimentos com este perfil, a exemplo do Pituba Privilege, na Pituba, e o Boulevard Side Residencial, na Avenida Tancredo Neves.

O advogado e músico Sávio Andrade, 37, é mais um solteiro que engrossa essa estatística. “Optei por um lugar que fosse próximo à praia, o que para mim é fundamental devido a minha relação com o mar, e, ao mesmo tempo, ficasse próximo à Av. Tancredo Neves, região que concentra diversas empresas com as quais trabalho”, relata o advogado, que há dois anos mora só  em um quarto e sala no Itaigara.

Comodidade Para Sávio, a rede de serviço do condomínio foi outro aspecto que pesou bastante na hora de fechar o contrato de aluguel do apartamento. “Fiquei encantado quando vi a infraestrutura bacana, com academia, piscina e salas de reunião”, conta o músico.

Para solteiros que, assim como ele, não dispensam comodidade, há também as opções de compra ou aluguel de flats e lofts, que oferecem até serviço de camareira, ou os modernos empreendimentos de dois quartos com estrutura home service. E não há, em Salvador, um que seja mais cobiçado que o outro. Todos têm espaço no mercado soteropolitano.

A procura é tão grande que, segundo a Ademi, houve um estouro na comercialização de imóveis com essas características nos últimos anos. Só em 2013, apartamentos compactos corresponderam a 47,5% das vendas registradas pela associação. “Nosso maior público tem em torno de 30 anos”, destaca Nilton Sarti. Região da Lagoa dos Patos, na Pituba, é uma das preferidas  do bairro que está entre os principais na escolha de quem é solteiro para morarEscolhas Foi o caso da empresária Marina Santana, 27 anos, que resolveu comprar um apartamento na Pituba depois que mudou a sede da sua empresa para o bairro. “Penso primeiro na qualidade de vida. Isso é fundamental para mim. Apesar da pouca idade não quero viver em função do trabalho. E, morar perto do meu negócio me faz ter mais tempo para ter mais vida fora do trabalho”. 

O tamanho não indica, no entanto, um preço muito menor que os tradicionais três quartos. Por ser bem localizado e com boa infraestrutura, o valor para compra ou até mesmo aluguel tende a aumentar. “Isso porque ou já é um imóvel mobiliado ou em prédio que tem serviço, como o de camareira. Neste último caso, por exemplo, o IPTU  é mais caro por ser considerado um imóvel de luxo”, destaca José Alberto.

Marina percebeu isso quando estava pesquisando o imóvel novo para morar. “Cheguei a achar apartamentos de dois quartos mais barato do que de um quarto só porque o mais compacto tinha uma estrutura maior de serviços agregados. Acabei pagando cerca de 30% mais caro em um imóvel bem menor”, comenta.