Pontos da reivindicação do MPL já estão sendo implantados, diz prefeitura

Entre os pontos citados que já estão em andamento, diz a assessoria, está a expansão do "Domingo é Meia" e a implantação do Bilhete Único

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2013 às 19:15

- Atualizado há um ano

Da RedaçãoAtualizada às 22h09

A Prefeitura de Salvador já está trabalhando em vários pontos da pauta de reivindicação do Movimento Passe Livre (MPL) e ACM Neto está aberto ao diálogo com os manifestantes, informou nesta segunda-feira (22) a assessoria de imprensa municipal. Cerca de 20 manifestantes ligados ao grupo ocupam o plenário da casa. Algumas pessoas também protestam do lado de fora. Eles pretendem ficar no local até que a tarifa de ônibus seja diminuída.

Entre os pontos citados que já estão em andamento, diz a assessoria, estão a expansão do "Domingo é Meia", a implantação do Bilhete Único - previsto para setembro - , a reativação do Conselho Municipal de Transporte e a licitação de ônibus, que pode acontecer ainda este mês, segundo a assessoria. As planilhas de custos das empresas de ônibus, que o MPL gostaria de ver públicas, já estão sendo pedidas, ainda segundo a prefeitura.

Manifestantes ocupam a Câmara Municipal da cidade

Anteriormente, durante um protesto do MPL que foi até a sede da Prefeitura Municipal, Neto não recebeu diretamente os manifestantes porque o grupo se recusou a escolher representantes para o encontro. O prefeito está disposto a receber uma comissão e conversa com qualquer movimento, diz a assessoria.

O prefeito ACM Neto está no Rio de Janeiro para a recepção do papa Francisco, que veio ao Brasil participar da Jornada Mundial da Juventude. Em nota, a assessoria do prefeito informou que ele não recebeu nenhum comunicado oficial solicitando sua presença para uma reunião.

IntermediaçãoA Câmara Municipal divulgou nota sobre a manifestação informando que o presidente Paulo Câmara se comprometeu a se reunir na terça (23) às 14h, com integrantes do MPL para apresentar a pauta de votação da sessão de quarta-feira (24), que será definida na manhã de terça pelo Colégio de Líderes. Devem estar na pauta projetos de mobilidade urbana que já tramitam na Casa.

Manifestante montou barraca em frente à Câmara nesta segunda

Câmara também assumiu compromisso de buscas intermediar uma audiência do MPL com o prefeito ACM Neto. O presidente disse que a Câmara sempre vai estar aberta às discussões do movimento.  "Mas é preciso ficar claro que o Legislativo não tem competência legal para decretar passe livre ou redução de tarifa, nem nada que gere despesas para o Município porque é inconstitucional. O que podemos é continuar sendo um fórum permanente de discussão, buscando intermediar a negociação, e avaliar a constitucionalidade dos projetos de mobilidade para colocá-los em votação", diz Câmara em nota.

O MPL entregou aos vereadores um novo documento com sete itens de prioridade, incluindo a redução imediata de tarifa, de R$ 2,50, citando a desoneração de impostos federais que permitiria este reajuste.

Veja a carta completa com os pontos citados: