Por que emagrecer é sinônimo de vitória e engordar é visto como derrota?

Senta que lá vem...

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 13:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Temos que parar de tratar o emagrecimento como sinônimo de vitória e o engordar como de derrota.

Mais cedo, me meti em mais uma discussão sobre isso. Destaco: não sou contra o emagrecimento. Acho que é uma escolha pessoal e intransferível de qualquer pessoa e respeito quem quer emagrecer. O que questiono e continuarei questionando é o porquê o “gordo” é sinônimo de algo ruim/doença enquanto magro é sinônimo de vencer/saudável. Todos os tipos de corpos podem ter pessoas doentes, assim como podem ter pessoas que esbanjam saúde.. Basta manter esses hábitos. Como você sabe que o colesterol de um gordo é alto? O meu, por exemplo, é ótimo. Mas, mesmo se não fosse, é uma escolha minha. Tem muita gente propagando um discurso preconceituoso disfarçado de falsa preocupação com a saúde alheia. Que tal substituir isso por amor, por acolhimento?

Se tem uma coisa que podemos lutar contra é o preconceito, a intolerância. Sim, isso mata muito mais do que o peso em si. Como a nutricionista Paola Altheia diz, “as consequências da não aceitação são nefastas: bullying, isolamento, insegurança, depressão, sedentarismo, compulsão alimentar, bulimia, baixa autoestima, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, negligência médica, automutilação e tentativa de suicídio. Se existe algo na sociedade que deve despertar nossa preocupação, definitivamente é a intolerância”.

Se você emagreceu por vontade própria e está mais feliz assim (espero que por escolha sua e não por pressão estética - mas se for também, é uma escolha sua), fico feliz por você. Entenda que a minha crítica não é essa. A minha luta é para que as pessoas parem de crucificar gordos ou quem engordou. O corpo de alguém só diz respeito àquela pessoa - só ela sabe as dores e as delícias de ser o que se é. E, de uma vez por todas, temos que parar de julgar os outros pela aparência. Cada um tem a sua beleza e somos muito mais do que nossos corpos. Gordxs não causam morte a ninguém, mas o preconceito - esse sim - mata diariamente. #gordofobianãoépiada #gordofobia #plussize #gorda #goldenconfidence #gordofobiamata #preconceitomata #corpãoquerido #todagrandona #plussizebr #amesuascurvas #ameseucorpo

Naiana Ribeiro é jornalista e boby positive.

Texto originalmente publicado no Instagram e replicado com autorização da autora