PP trava duelo com PSD por Secretaria estadual da Infraestrutura

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Com uma estratégia mais agressiva na disputa por espaços no governo do  estado, o PP mira postos ocupados pelo PSD na gestão do governador Rui  Costa (PT). Depois de conseguir a eleição do deputado Nelson Leal para a presidência da Assembleia Legislativa, a sigla do vice-governador João Leão quer agora o comando da Secretaria da Infraestrutura, uma das mais cobiçadas pelos partidos da base por conta do volume de recursos que administra. Embora Rui já tenha sinalizado para a permanência de Marcus Cavalcanti – indicado pelo PSD – na pasta, o PP avisou que quer uma secretaria mais encorpada. Além do crescimento do partido na Assembleia, os pepistas argumentam que o PSD já comanda uma pasta robusta – a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), cujo titular é Demir Barbosa (PSD), ex-prefeito de São Desidério. 

A mudança de postura de Leão nas negociações com o governo é fruto de pressão de integrantes da legenda no estado, que cobravam do vice-governador mais firmeza nos diálogos por espaços na administração.

Em alta A ocupação hoteleira de Salvador no ano passado superou os números de 2017 em 11 dos 12 meses. A única redução foi em outubro, cuja taxa caiu de 65% para 61%. Nos demais, ocupação cresceu em 2018. A maior elevação foi em janeiro, cujo índice saiu de 69,97% em 2017 para 80,03% no ano passado, o que representa aumento de 1 4%.  

Salto com vara Em dezembro passado, o crescimento foi de 7% em comparação ao mesmo mês de 2017 - saiu de 58,13% para 62,23%. A marca registrada em dezembro foi a maior dos últimos sete anos para esse mês. Antes, a melhor marca (67,21%) havia sido registrada em 2011. 

Sonho alto O deputado federal Abílio Santana (PR) até deseja presidir a Comissão dos  Direitos Humanos na Câmara, mas as chances são consideradas pequenas.  Além de ser parlamentar de primeira viagem, os partidos ainda não sabem os espaços que terão na nova legislatura, dizem deputados ouvidos pela Satélite.

Em frente O governo federal autorizou a empresa cearense Ventos de Santo Abelardo  Energias Renováveis a implantar uma central geradora de energia eólica em  Campo Formoso. Chamada de Ventos de São Januário 23, a central terá  capacidade instalada de 8.400 quilowatts e será interligada à subestação Senhor do Bonfim II, de responsabilidade da Chesf. A autorização da União vale por 35 anos. 

Novo racha Após trocas de farpas, a oposição na Câmara de Salvador rachou. O estopim foi a indicação do vereador Sidninho (Podemos) para a liderança do bloco. Os vereadores Aladilce Souza (PCdoB) e Sílvio Humberto (PSB) decidiram integrar um bloco independente, que pode ser o destino de outros integrantes da oposição."O governador Rui Costa prometeu, em seu discurso de posse, prioridade à educação neste segundo mandato. Porém, profissionais protestam contra ele e, já dentro do novo governo, ninguém sabe quem comandará a área. É preciso fazer muito mais", Leo Prates, deputado estadual do DEM, ao comentar sobre o protesto realizado por diretores e vice-diretores da rede estadual contra o governo por conta de uma lei que determina que servidores que ocuparem cargos de gestão nas escolas devem ter dedicação exclusiva. O pedido da APLB era que eles pudessem conciliar com outras atividades