Prefeitura de Salvador inaugura nova praça em Santa Cruz

Equipamento foi entregue nesta segunda-feira (11) após investimento de R$ 41 mil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de março de 2019 às 21:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Entre as crianças que moram na região do final de linha do bairro de Santa Cruz, em Salvador, a informação é unânime: na Rua Presidente Kennedy não havia espaço para brincar. Mas, agora, o local, ponto de encontro da galera do dominó e do baralho, abriga um espaço novinho, com área de lazer e recreação para a alegria do público infantil.

Inaugurada na noite desta segunda-feira (11), a Praça do Elite - batizada em homenagem a um grupo de samba criado no bairro há 25 anos - foi construída em uma área de 102 metros quadrados, sendo 40 metros de espaço verde projetado. 

O local ganhou pavimentação, brinquedos, bancos modulares com tecnologia antivandalismo, gangorra, rampa de acessibilidade, além de paisagismo e iluminação. Segundo o prefeito ACM Neto, o antigo espaço era ocupado por entulhos e, a olho nu, parecia um ferro-velho. "Não é uma praça muito ampla, mas deu para colocar um pouquinho de cada coisa. Quero que as pessoas saibam que, inaugurações como essas, vão além do investimento, significa que as crianças e idosos vão poder crescer com qualidade de vida, ao ar livre", destacou o prefeito. Local ganhou pavimentação, brinquedos e acessibilidade (Foto Betto Jr./ CORREIO) A praça do Elite foi construída com materiais produzidos pela fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e teve o investimento total de R$ 41.651,71. Durante a inauguração, o prefeito aproveitou para autorizar a implantação da academia ao ar livre. "Peço que a Desal e sua equipe agilizem isso, para que idosos também possam usufruir de qualidade de vida", acrescentou Neto.

'Alagava, era só lama' Vizinha à pracinha, a estudante Tailane França, 10 anos, recordou quando o local era mal ocupado e, em dias chuvosos, chegava a alagar. "A gente nem chegava perto, porque fedia, era uma água suja quando alagava, só lama. Pra gente vai ser bem legal ter esse parquinho pra brincar", comentou ela.

Amiga de Tailane, a também estudante Rafaela Costa, 9, também falou sobre a nova atração da rua em que mora desde que nasceu. "Era muito chato o fedor que tinha aqui, ficou bonito e muito melhor do que era antes".

De acordo com a prefeitura, desde 2013 foi realizada uma avaliação dos espaços públicos de comunidades da cidade e, a partir disso, um diagnóstico passou a definir a prioridade do que deve ser implantado. Secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco também comentou sobre o local antes da intervenção da prefeitura."O Complexo do Nordeste de Amaralina é o berço da cultura de Salvador. Daqui, saíram composições como O Canto da Cidade, interpretada por Daniela Mercury, nada mais justo do que dar a atenção que a comunidade merece. Antes, não havia espaço para as crianças, é um espaço muito importante para a comunidade", comentou. Em seis anos, segundo a prefeitura, mais de 430 espaços de convivência e lazer foram construídos ou requalificados em diversos pontos da cidade. Prefeito inaugura espaço de lazer na Santa Cruz na noite desta segunda-feira, 11 (Foto: Betto Jr.)