Prefeitura deve implantar ônibus elétricos nos corredores do BRT

Por Jairo Costa Júnior

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A prefeitura iniciou estudos para implantar ônibus movidos a eletricidade nos corredores exclusivos do BRT, segundo informações obtidas pela Satélite com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). Embora a utilização de veículos elétricos ainda dependa de ajustes com o Consórcio Integra, que vai operar o novo sistema, a tendência é de que o acordo com as empresas seja fechado nos próximos dias. Os modelos previstos para circular nas pistas do BRT possuem baterias que permitem rodar 300 quilômetros por cada carga e dispensam o uso de fiação elétrica. Montados pela companhia chinesa BYD em Campinas, no interior paulista, os ônibus elétricos têm 23 metros de comprimento, capacidade para até 170 passageiros e ar-condicionado. Além de não poluentes, estão livres das frequentes altas no preço do diesel.Movidas a sol Ao mesmo tempo, a prefeitura decidiu implantar painéis de captação de energia solar nas estações do BRT que serão construídas.

Aquele abraço! Os advogados do ex-presidente Lula (PT) na ação sobre o sítio de Atibaia pediram ao juiz Sérgio Moro a inclusão do cantor Gilberto Gil no rol de testemunhas do petista. Em petição protocolada ontem, a defesa de Lula solicitou que Gil substitua a ex-ministra Miriam Belchior, cujo depoimento está marcado para 25 de junho, por videoconferência em Salvador. A defesa requisitou ainda que o cantor seja intimado a depor em uma das audiências já designadas na Bahia ou no Rio, onde reside.

Falha nossa O prefeito ACM Neto (DEM) informou que,  diferentemente do publicado ontem na nota “Ponte aérea”, não ocorreu qualquer reunião entre ele e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. “Sequer há conversa agendada nesse sentido”, disse.

Relação a distância Sobre o eventual apoio do DEM a Geraldo Alckmin, ACM Neto afirmou que a sigla, no momento, só trabalha com a candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “Possibilidade tem, mas nada encaminhado para acordo”, disse.

Má herança O Grupo Vinci trava uma queda de braço judicial contra lojistas do aeroporto com contratos irregulares de locação ou que ocupam espaços sem abrigo legal. Desde que assumiu o terminal, a empresa encontrou os mais variados tipos de pepinos herdados da Infraero. Entre eles, o caso de um comerciante que teve o aluguel, de aproximadamente R$ 50 mil, reduzido ao meio no apagar das luzes da estatal, mesmo com orientação contrária da Vinci e sem justificativa.

Furo no banco O Ministério Público estadual abriu inquérito para investigar a retirada de R$ 123 mil das contas bancárias da prefeitura de Jaguarari, no Norte da Bahia, durante a gestão de Edson Almeida (2006-2008). O dinheiro saiu, mas não se sabe o destino e para o que.Esse é um debate que o governador não pode se esquivar. Ele precisa buscar saídas também e avaliar a redução dos impostos que o estado cobra sobre os combustíveis  Luciano Ribeiro, deputado estadual do DEM e líder da oposição na Assembleia Legislativa, ao cobrar uma posição de Rui Costa (PT) sobre o peso da alíquota de ICMS no preço final da gasolina, diesel e álcool