Presidente da Argentina diz que ‘brasileiros vieram da selva, argentinos da Europa’

mundo
09.06.2021, 16:07:00
(Arquivo AFP)

Presidente da Argentina diz que ‘brasileiros vieram da selva, argentinos da Europa’

Atribuiu a poeta mexicano, mas frase é de canção de músico argentino

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez uma declaração nesta quarta-feira (9) que ofendeu brasileiros e mexicanos nas redes sociais ao dar a entender que os argentinos têm uma "origem melhor".

“Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós os argentinos, chegamos de barcos. E eram barcos que vieram de lá, da Europa”, disse Fernández, durante evento com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e empresários dos dois países.

Fernández disse que citava trecho do poeta mexicano Octavio Paz, vencedor do Nobel de Literatura, mas na verdade se trata de trecho de uma música do argentino Litto Nebbia, de quem já afirmou que é fã. A canção se chama "Llegamos de Los Barcos" e os versos dizem "Os brasileiros saem da selva, os mexicanos dos índios e nós, os argentinos, chegamos nos barcos". Já a frase de Paz diz: "Os mexicanos são descendentes de aztecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos". 

O comentário do mandatário argentino viralizou nas redes sociais, com críticas e, claro, memes. "Por isso os brasileiros falam português", escreveu um internauta, ironizando. "São tão europeus que são vizinhos dos ingleses", comentou outro, se referindo às Malvinas.

Na entrevista ao lado de Sánchez, que está em visita na Argentina, Fernández disse se considerar um "europeísta". Ele agradeceu o apoio do chefe de governo espanhol à renegociação da dívida argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas