Presidente do Vitória garante manutenção do técnico João Burse

'Estamos seguros do trabalho que está sendo feito', afirmou Fábio Mota

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 12:13

. Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Na lanterna do Campeonato Baiano e há quatro jogos sem vencer na temporada, o Vitória passa por uma crise logo nos primeiros dias no ano. Diante da pressão, o presidente Fábio Mota convocou uma entrevista coletiva para falar sobre as providência para reabilitar o time. Diante dos microfones, o dirigente também garantiu a manutenção do técnico João Burse. 

"Burse continua tendo nosso respaldo, nosso respeito. Burse pegou o clube na Série C e trouxe para a B. Trouxe o clube para a Copa da Nordeste. Não são duas partidas que vão acabar o planejamento que a gente fez. Burse é o treinador do Vitória porque a direção confia em Burse. Burse é o treinador porque tem o elenco nas mãos, está fechado com o elenco", explicou Fábio Mota.

O presidente rubro-negro também revelou que os jogadores pediram a permanência de João Burse no comando do time. "O elenco esteve ontem em minha sala para dizer que está fechado com Burse. Burse tem a confiança para continuar a ser o treinador do Vitória", contou.

João Burse foi um dos principais responsáveis pelo acesso à Série B do Brasileiro no ano passado, quando alcançou 64% de aproveitamento em 14 jogos. Nesta temporada, no entanto, os números são bem inferiores. O Vitória disputou seis jogos neste mês de janeiro. Venceu dois, empatou outros dois e foi derrotado duas vezes. O rendimento é de 44%.

A duas vitórias foram comemoradas na etapa eliminatória da Copa do Nordeste. O Leão bateu Cordino-MA (2x1) e Jacuipense-BA (1x0) e conseguiu se classificar para a fase de grupos. Já na estreia desta, no último sábado (21), cedeu o empate ao Santa Cruz nos acréscimos do jogo disputado no Barradão. 

"Estamos seguros do trabalho que está sendo feito. Projetamos voltar para a Copa do Nordeste, voltamos. Ganhamos as duas partidas. Não medimos esforços para montar uma equipe competitiva. O Vitória é a equipe que mais jogou no Brasil nesse momento. É um elenco em formação, por mais que diga que teve todo tempo do mundo para pré-temporada, treino é treino e jogo é jogo. A gente está completamente seguro. Evidente que preocupado", admitiu Fábio Mota.

O desempenho mais drástico é no Campeonato Baiano. Após empatar com o Bahia de Feira (1x1), o Vitória perdeu para Itabuna (4x1) e Juazeirense (3x1). Os tropeços fizeram com que o rubro-negro amargasse a lanterna do estadual, com apenas um ponto.

"O termo pelo Campeonato Baiano é envergonhado. Fizemos nossa conta e sabemos que temos que ganhar cinco partidas do Baiano para classificar. Estamos trabalhando como nunca para reverter uma situação que não deveria estar passando", lamentou Fábio Mota. 

No Baiano, apenas os quatro primeiros colocados avançam às semifinais, fase que o Leão não conseguiu chegar nas últimas quatro edições do estadual. 

"Nós batemos cabeça no Baiano ano passado. Temos um monte de jogador novo que está se conhecendo. A gente só conseguiu deslanchar no segundo semestre no ano passado. Não existe o Vitória estar nessa posição, é uma vergonha. Do presidente ao porteiro do clube", disse Fábio Mota. "Nós temos um elenco completamente novo. Os jogadores estão se conhecendo. Se parar para analisar, três atletas jogaram duas partidas e dois atletas jogaram uma partida, porque ainda estão estreando no clube. Agora, Burse precisa definir o time dele, porque tem todos na mão. A partir do jogo com o Santa Cruz, ele tem 100% do elenco".

O lateral direito Zeca e o atacante uruguaio Nicolas Dibble foram os últimos a serem regularizados, na sexta-feira (20) passada.

Busca para sanar os problemas

O dirigente rubro-negro contou que tem feito reuniões frequentes no clube para identificar o que precisa ser feito para o time passar a render dentro de campo. "A última, a gente fez com o fisiologista, treinador, comissão, diretor, gerente. Sentamos, e eu fiz essa pergunta: o que está acontecendo? Chegamos a uma serie de pontos. Depois uma conversa do presidente com a comissão técnica, perguntando o que eles queriam. Depois tivemos uma conversa com os atletas, uma conversa franca. A segunda que tivemos. Nessa conversa, chegamos à conclusão que o elenco está fechado e a gente vai sair dessa situação. O Vitória é um time gigante, um dos maiores do Brasil. Quem não quer essa pressão, não pode vir para cá".

Fábio Mota também afirmou que o clube não está devendo salários a jogadores e funcionários. "O Vitória não deve aos atletas, não deve aos funcionários. O Vitória não prometeu bicho para classificar na Copa do Nordeste. Os jogadores nem pediram. É uma relação franca e aberta. (...)".

De acordo com ele, também não há atraso no pagamento de premiações. "Não temos pendência de bicho. Subimos para a Série B e prometemos um bicho condicionado ao dia que recebermos a primeira cota da Série B. O Vitória só vai receber a primeira cota em abril. Esse foi um trato acertado entre o Vitória e os jogadores. Não tem dívida. Dívida é quando você diz que vai pagar e não paga. O bicho para o Baiano está estabelecido, o bicho para classificar na Copa do Nordeste está estabelecido, para ser campeão está estabelecido. Só não está estabelecido o bicho da Série B. Pagamos a rescisão de todos que saíram, não devemos um real a ninguém. Não devemos nada aos que saíram e nem aos que aqui estão", disse Fábio Mota.

O Vitória terá chance de iniciar a reabilitação na temporada já na quinta-feira (26). Às 17h15, o Leão recebe o Doce Mel, no Barradão, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Baiano.

Confira a seguir outros trechos da entrevista coletiva concedida pelo presidente do Vitória, Fabio Mota:

Melhor tratamento para o sócio "A gente tem melhorado diariamente. A torcida do Vitória, não canso de dizer, é a melhor do Brasil. Tem entendido o sacrifício, dado apoio ao clube. Nós melhoramos a questão do acesso ao estádio. Se você fizer avaliação contra o jogo do Cordino, vai ver que tem melhora. Olha o serviço de base. Estamos com obra nos banheiros, tentando melhorar a capacidade. Qualquer ação que a gente venha a fazer, envolve dinheiro, grana. O Vitória é Série B, mas ainda não recebeu um centavo. Continua sem receita. O dinheiro da Série B só entra em abril. Só estamos sobrevivendo com patrocinadores e sócio torcedor. É difícil tocar um clube sem receita".

Recebe salário no Vitória? "Até ano passado, não recebia. Esse ano passei a receber. Não precisa definir. Quando aprova o orçamento, já aprova o salário que está estipulado. Fiquei 13 meses no clube sem receber salário. A partir desse ano, passei a receber. Primeiro que o Vitória aderiu à Libra. Independentemente do que vou fazer com o que vou receber, eu sou obrigado. A partir desse ano, eu recebo salário no Vitória. O Vitória tem diretores estatutários, que não recebem salário por estatuto. E o Vitória tem diretores contratados, por exemplo, o diretor de futebol, é remunerado, o diretor financeiro, o vice-presidente. O Vitória tem três diretores remunerados e três ou mais que não são. Até eu chegar, todo mundo era remunerado. Quando cheguei, chegamos à conclusão que o Vitória não tinha condição de pagar. Se fizer a conta, economizamos mais de R$ 1 milhão. A partir do momento que voltou para a Série B, você tem condição de ter a remuneração".

Trabalho nas categorias de base "Carlão está no clube há dois meses, trouxe um treinador novo, que é Laercio Lopes. Será o treinador do sub-20. Está sendo feito todo o planejamento. Estou no clube há um ano e três meses. O sub-20 está no clube há seis ou sete anos. Depois do que passou a base, completamente abandonada, você não consegue revitalizar em um toque de mágica. Nosso sub-13 evoluiu, sub-14. Daqui a dois ou três anos a gente tem um sub-20 montado por nós. A gente teve o vexame da Copinha no sub-20, mas fomos campeões baianos no sub-17. A alimentação tem que ser no nível do Vitória, não pode ser como encontrei, com sopa de batata. As condições precisam ser boas".

Direito de transmissão "Temos reunião quinta, na CBF, com a comissão que está tratando disso, inclusive eu, junto com o presidente da Chapecoense, diretoria da CBF e o presidente do Sampaio Corrêa. Nós vamos fazer essa reunião quinta à tarde. Em que pé está isso? Já temos a proposta, já chegaram. A gente acredita que até a próxima semana tenhamos esse número, que vai facilitar. Porque o Vitória não tem contrato nenhum da Série B neste momento. Se o Vitória quiser tomar antecipação, hoje, à CBF, não poderia ser feita, porque não existe contrato de televisão para a Série B com os clubes da série B. A partir disso, você tem valor para se planejar na folha".

Novo diretor de marketing "Não é que esteja sem diretor de marketing. Tem o gerente que está na função de diretor. Não tem definitivo. Estamos procurando. É um dos cargos que é estatutário, então não tem remuneração. A gente está procurando para fechar e em mais 10 dias a gente fecha e encaminha essa questão".

Adesão à Libra "O que o Vitória fez foi fazer a adesão. Depois da adesão, a Libra pede uma série de documentos e requisitos. Nesse momento, o Vitória está formulando um dossiê de documentos, de dívidas, encaminhando certidões. O Vitória está organizado, juntando toda a documentação. Assim como acontece com o Vitória, acontece com todos os outros clubes que fizeram a adesão. Depois de concluir tudo isso, esperamos até abril ou maio a concretização desse evento novo. O fundo árabe comprou 20% da Libra. Esse dinheiro será rateado entre os clubes, não é um dinheiro dado aos clubes. A Libra vai fazer um levantamento e tem uma série de requisitos para ter acesso ao crédito".

Jordy Caicedo "Planejamos o fluxo de caixa com o que a gente tem hoje para chegar até a Série B sem atrasar salário. Esse é o planejamento com o recurso de nossos patrocinadores. Devemos anunciar mais dois patrocinadores para chegar até abril vivo. Em abril, a gente tem que esperar a receita para ver o tamanho da folha que vamos somar. Desde que cheguei, pagamos R$ 11 milhões em transfer ban. Imagina se tivesse investido no clube ou no elenco. Vou fazer uma conta básica de um prejuízo. O Vitória pagou R$ 3 milhões para Jordy Caicedo vir. Ele saiu sem o clube ganhar um centavo. Ou seja, o Vitória perdeu os R$ 3 milhões e perdeu o valor do passe. O Vitória acabou de fazer um acordo de R$ 3,5 milhões que deve ainda do passe de Jordy Caicedo. Pagamos R$ 1,5 milhão e parcelamos o restante. O Vitória paga a Jordy Caicedo 90 mil por mês. E ainda tem uma ação do empresário contra o Vitória. Ou seja, o negócio Jordy Caicedo deu mais de R$ 14 milhões de prejuízo ao clube. Walter Bou a mesma coisa".

Pagamento por venda de David da Hora e David Corrêa "Sobre os Davids, vou explicar pela milésima vez. O do Cruzeiro (David Corrêa), o clube pediu recuperação judicial. O Vitória virou credor para um dia o Cruzeiro pagar. Sobre o outro David (David da Hora), o Vitória está na Fifa e entramos em uma ação.

Luan Silva "Luan Silva pediu mais três ou quatro dias. Ele vai chegar ao clube e vai ser avaliado pelos departamentos médico e de fisioterapia, que vão fazer um laudo. Se ele tiver condição física de jogar, ele será reintegrado ao clube. A gente torce muito pra que isso seja dessa forma. Caso não, ele continua fazendo o tratamento para se recuperar". 

Situação do goleiro João Cabral "Cabral foi para o Itabuna, voltou e estamos conversando para tentar emprestar ele de novo".

Volta de Alan Pedro "Alan Pedro é diferente. Ele estava no Aparecidense, o problema é que o Aparecidense queria fazer uma contratação diferente do que o Vitória faz. Não concordamos e pedimos o jogador de volta".