Processo de beatificação de Irmã Dulce está previsto para 2011

mundo
10.12.2010, 19:31:00

Processo de beatificação de Irmã Dulce está previsto para 2011

Nesta sexta, papa assinou reconhecimento oficial do milagre da freira

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Redação CORREIO

O processo de beatificação de Irmã Dulce está previsto o primeiro semestre de 2011, comandado pelo Vaticano e pela Arquidiocese de Salvador, segundo declarou em coletiva nesta sexta-feira (10) o cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella.

O papa Bento XVI assinou o reconhecimento oficial do milagre de Irmã Dulce, dando autorização para a beatificação - dada pelo pontífice ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, em audiência privada no Vaticano. Agora, Irmã Dulce pode ser chamada de "Bem-aventurada Dulce dos Pobres."

Segundo o cardeal, houve uma confusão em torno do assunto e Irmã Dulce ainda não pode ser considerada beata, mas com a assinatura do Vaticano e o reconhecimento do milagre da freira, o papa Bento XVI mostra sua intenção de continuar com o processo de beatificação e a expectativa é de que a freira seja conhecida como beata em 2011.

Beatificação
A abertura do processo de beatificação de Irmã Dulce ocorreu em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

Para que fosse considerada beata, uma vasta documentação foi encaminhada ao Vaticano, que fez o reconhecimento jurídico, em junho de 2003, sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce.

Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

(Com informações do G1)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas