Quadrilha que atuava há mais de 10 anos furtando gado é desarticulada na Bahia

Com os suspeitos, foram apreendidos, aproximadamente, 120 cabeças de gado e seis cavalos, além de carros e imóveis de luxo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2021 às 18:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/PRF
. por Divulgação/PRF

Em ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil da Bahia deflagraram a ‘Operação Porteira Fechada’, na manhã desta quinta-feira (18). O objetivo da ação é combater uma organização criminosa especializada em furtar animais de carga e abate, em campos e fazendas, crime conhecido como abigeato.

Os suspeitos atuavam há mais de 10 anos furtando gado em cidades baianas como Barreiras, Ibotirama, Seabra, Baixa Grande, Ipirá, Inhambupe, Pedrão, Serrinha e Feira de Santana. Investigações demonstram que o grupo criminoso lucrava muito com os furtos praticados, uma das propriedades usadas pelos criminosos é avaliada em mais de R$ 5 milhões. Além disso, três veículos de luxo foram apreendidos, duas hilux e uma amarok.

[[galeria]]

As equipes ainda apreenderam aproximadamente 120 cabeças de gado e seis cavalos. Na ocasião, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, nas cidades de Salvador (BA), Valença (BA), Conceição do Jacuípe (BA) e Feira de Santana (BA). Houve o cumprimento também de um dos três mandados de prisão decretados em Feira de Santana (BA), tendo em vista que dois dos suspeitos já se encontravam presos.

Em agosto deste ano, cinco membros da organização criminosa já haviam sido presos em flagrante após furtarem gados nas cidades baianas de Inhambupe e Sátiro Dias.