Quer empreender? Veja 10 erros que não podem ser cometidos no seu negócio

Superintendente do Sebrae dá dicas para empreendedores e lista 10 negócios com investimentos de até R$ 15 mil

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Maria Goretti já participa de feira de empreendedorismo no Campo Grande (Foto: Marina Silva/CORREIO) Todo mundo pode ter vontade de empreender. Só que, diferentemente do que muitos podem imaginar, nem todos nascem prontos para isso. É preciso ter algumas lições antes de mergulhar no mundo dos negócios para fazer o dinheiro multiplicar. O alerta é do gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para Salvador e Região Metropolitana, Rogério Teixeira.   Foi justamente por isso que o Sebrae firmou uma parceria para realizar 100 oficinas e 120 palestras com o público do Negócio Pop, iniciativa da prefeitura de Salvador em parceria, também, com o Banco do Nordeste, que será lançada nesta quinta-feira (20). A ideia é atender tanto aquele público que já tem negócios, mas quer ampliá-los, quanto quem quer dar os primeiros passos no empreendedorismo.

Independente da área cobiçada para fazer um investimento, a primeira lição diz respeito ao planejamento. Não basta só pegar o dinheiro e investir, é preciso fazer um plano de negócios. “O problema é que  a gente não tem a cultura de planejar. Até filhos as pessoas têm sem planejar. Por conta daquele negócio, você pode ter que abrir mão de algumas coisas e é preciso saber antes se está disposto a isso”, explica Teixeira.

Dentro desse planejamento, entra também o conhecimento detalhado do seu público-alvo e do que ele consome. “Importante em qualquer atividade é saber o que é que o público consome e conhecer seu nicho de mercado. O pulo do gato está na inovação, em oferecer um diferencial. Tem que pensar em algo que vai tornar o seu produto mais atrativo do que as outras opções que já existem no mercado”, explica Teixeira, acrescentando que a ideia tem que ser brilhante, mas também ter pessoas  dispostas a pagar por ela.

Outro aspecto importante que não pode ser negligenciado pelos empreendedores é quanto à escolha do ponto onde o negócio vai funcionar: “É de fácil acesso? Se não for, é um ponto natimorto, porque sua clientela não vai conseguir chegar até o seu negócio”, adverte.

Veja 10 negócios que custam até R$ 15 mil, segundo o Sebrae - Alimentação saudável: Dá para montar uma pequena estrutura para fornecimento de marmita fit

- Lanches: É possível abrir uma lanchonete de pequeno porte

- Beleza: Dá para montar um serviço de manicure e pedicure, inclusive para oferta do serviço nos domicílios das clientes

- Serviços pra casa: Dá para montar uma empresa de fornecimentos de mão de obra nos moldes do “marido de aluguel”, onde os profissionais são acionados para realizar pequenos reparos

- Sacoleira: É possível montar um estoque de roupas e acessórios para venda de porta em porta

- Bolos: Dá para montar uma estrutura para produção e comércio de bolos caseiros

- Pizzaria delivery: É suficiente para montar uma estrutura para produção e venda de pizzas na modalidade delivery 

- Barba e cabelo: Dá para montar uma barbearia

- Carro limpo: Dá para montar um lava a jato

- Hot-dog: Dá para comprar um carrinho de cachorro-quente e a estrutura necessária para produção e venda da guloseima

Veja 10 erros que não podem ser cometidos na hora de empreender, segundo o Sebrae - Não fazer planejamento - Começar um negócio sem conhecer o ramo da atividade -  Abrir um negócio sem conhecer o público-alvo cliente) - Empreender em uma área que você não se identifica - Não dar importância à escolha do ponto comercial - Ser refém de só um fornecedor - Não fazer planejamento financeiro (fluxo de caixa, capital de giro) - Não entender seus custos - Não saber formar o preço do produto - Não definir sua retirada (pró-labore)