Relembre frases famosas ditas por Mãe Stella

Ialorixá tinha 93 anos e morreu nesta quinta-feira (27)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 19:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

"Saber morrer faz parte de saber viver". Essa é apenas uma das várias frases famosas ditas por Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá que faleceu na tarde desta quinta-feira (27), por volta das 16h. Ela tinha 93 anos.

Em 2017, no seu aniversário de 92 anos, resolveu inovar na comemoração: idealizou, produziu e lançou um aplicativo com seu repertório. A iniciativa, intitulada Orientações de Mãe Stella, ainda pode ser baixada gratuitamente na Play Store, do Google Play.

No app, estão várias expressões citadas pela ialorixá. Reunimos 15 delas, confira:

1. “Ninguém é tão sábio que não tenha necessidade de ser um eterno aprendiz”; 2. "Todos nós podemos ser imortais, contanto que cumpramos com competência e alegria a função que nos foi destinada";  3. "A confiança é o adubo do amor"; 4. "As lágrimas lavam a alma e clareiam a mente"; 5. "Devemos correr atrás de sonhos e nunca de ilusões"; 6. "Quem é prevenido e atento cai menos em armadilhas"; 7. "Pouca bebida alegra a alma, muita bebida entorpece a mente"; 8. "Competir é lutar sem intenção de destruir o outro"; 9. "Uns estão no momento de mandar, outros estão no momento de obedecer"; 10. "A sapiência só pode ser encontrada nas experiências"; 11. "Cabeça fortalecida, mensagens esclarecidas"; 12. "Todos dizem que é na tristeza que se encontra um grande amigo... Será?"; 13. "Todos falam em mudança, melhor seria que falassem em ampliação"; 14. "Na sua casa, você é dono. Na casa dos outros, você é visita"; 15. "O idoso é detentor de grande axé, respeite-o!".

Canal no YouTube Além do aplicativo com suas frases célebres, a ialorixá também lançou, no ano passado, um canal no YouTube. Chamado Da Cabeça de Mãe Stella, ele tinha ensinamentos, memórias, depoimentos e textos que revelavam os 78 anos de trabalho dela. Todo o conteúdo, porém, foi retirado do ar.

O projeto era dividido em quatro séries de programas. Artigos de Mãe Stella (com narração de artigos por atores do Bando de Teatro Olodum); Me Encontro com Mãe (com depoimentos de artistas como Margareth Menezes e Gerônimo Santana); O Que Mãe Gosta (com ações cotidianas festejadas pela sacerdotisa); e Luz de Mãe (com mitos iorubanos narrados por iniciados).