Ricardo Salles posta foto de churrasco e faz ironia com COP25

Ministro do Meio Ambiente já tinha feito críticas ao evento

Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 08:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Twitter

Após fazer críticas ao final da 25ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, resolveu dar mais uma alfinetada no evento. Ele usou o seu Twitter para postar uma foto de churrasco, neste domingo (15).

"Para compensar nossas emissões na COP, um almoço veggie!", escreveu como legenda de uma foto de carne vermelha.

COP25 Em seu Twitter, o ministro afirmou que a “COP-25 não deu em nada” e prevaleceu o "protecionismo" de alguns países.

"Prevaleceu infelizmente uma visão protecionista de fechamento do mercado e o Brasil e outros países que poderiam fornecer créditos de carbono em razão das suas florestas e boas práticas ambientais saíram perdendo. Ainda assim, o Brasil segue firme no seu trabalho de atrair recursos para o Brasil e para os brasileiros", disse.A ausência de acordo em torno de uma proposta de regulamentação foi um dos principais gargalos da conferência.

Na tentativa de se chegar a um acordo em torno do texto, a conferência, prevista para terminar na sexta-feira (13), acabou se estendendo pelo final de semana. A discussão envolvendo os créditos de carbono foram adiadas para o próximo ano.

As discussões giraram em torno da criação de regras para o comércio de créditos correspondentes ao corte de emissões de gases do efeito estufa. O Brasil pleiteava usar esse mercado para receber recursos, especialmente de países que mais geram emissão de gases estufa.

Na sexta-feira (13), o secretário Geral da ONU, António Guterres, divulgou um vídeo pedindo mais ambição aos representantes dos Estados-membros nas metas de redução de emissão de gases poluentes.