Rio sobe, alaga ruas e provoca enxurrada de botijões de gás em Itabuna; veja vídeo

Prefeitura decretou situação de emergência na cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2021 às 08:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

O rio Cachoeira que corta a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, subiu 9 metros entre sexta (24) e este sábado (25), por causa da chuva forte que atinge a cidade. A situação causou prejuízos e a prefeitura informou que decretou situação de emergência neste sábado. O Centro da cidade ficou alagado e duas pontes tiveram que ser interditadas. A força da água destruiu parte da estrutura de um depósito e arrastou centenas de botijões de gás de cozinha pelas ruas da cidade. Ignorando o risco da enxurrada e da força das águas, moradores entraram no rio para pegar os botijões. Veja vídeo:

A Prefeitura de Itabuna informou que cerca 600 famílias estão desalojadas ou desabrigadas e bairro Bananeira é o mais afetado. De acordo com a prefeitura, nas últimas 24h choveu 107 mm em Itabuna e o volume de chuva na cidade já alcança 301,84 mm.

A força da água conseguiu arrastar uma árvore pelo rio Cachoeira. As duas pontes principais da cidade precisaram ser interditadas: uma ponte de pedestres, perto da Câmara de Vereadores, e a ponte do Marabá.

Leia mais notícias sobre o impacto da chuva na Bahia

Ainda segundo a o decreto da prefeitura de Itabuna, foram registrados prejuízos significativos ao comércio local com perda de mercadorias e destruição de cultivos em pequenas propriedades de famílias da zona rural, com a interrupção das vias de escoamento de suas produções, além da interrupção do serviço de fornecimento de água em bairros  

De acordo com o decreto, "ficam autorizados a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução/desobstrução e convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre".