Roger Machado é o novo técnico do Bahia

Treinador vai ocupar o posto que era Enderson Moreira, desligado do clube no último domingo

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 2 de abril de 2019 às 15:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

O Bahia já tem um novo treinador: Roger Machado vai comandar a equipe na sequência da temporada 2019. Aos 43 anos, ele chega para assumir o posto que era de Enderson Moreira, demitido na noite do último domingo após a eliminação precoce na Copa do Nordeste.

O último trabalho de Roger Machado foi no Palmeiras, no ano passado. Ele deixou o clube em junho e foi substituído por Felipão. Além do time paulista, o treinador tem no currículo passagens por clubes como Novo Hamburgo, Juventude, Grêmio e Atlético Mineiro. 

Junto com Roger, chegam ao Esquadrão também o auxiliar Roberto Ribas, o analista de desempenho Jussan Lara e o preparador Paulo Paixão, que tem passagem pela Seleção Brasileira.

Desde o início da busca por um treinador, o nome de Roger surgiu como o preferido do Bahia. O tricolor já havia feito uma sondagem sobre a situação dele logo após a derrota para o Sergipe, pelo Nordestão, quando o cargo de Enderson Moreira balançou. 

Já sem um treinador no comando, o Bahia partiu para o ataque nas negociações e o martelo não demorou a ser batido para a chegada do novo técnico. “Não quero trazer um treinador que não ache que o Bahia está à altura dele. Vamos buscar um treinador que queira treinar o Bahia e que esteja à altura do nosso clube também”, disse o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani em entrevista à rádio Metrópole ao traçar o perfil do comandante que buscava para o tricolor.

Roger deve desembarcar em Salvador nos próximos dias e já tem duas decisões pela frente. Na próxima terça-feira, o Bahia recebe o CRB, na Fonte Nova, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.  Já no domingo, dia 14, o time entra em campo contra o Bahia de Feira, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, na primeira partida da final do Campeonato Baiano.

Treinador moderno Com o perfil de técnico estudioso, Roger Machado é considerado um dos mais promissores entre a nova geração de treinadores do futebol brasileiro. 

Lateral com história no Grêmio e passagens por Vissel Kobe-JAP e Fluminense, a carreira de Roger como treinador começou em 2014, no Juventude. No ano seguinte, ele foi para o Novo Hamburgo, quando levou o time às quartas de final do Campeonato Gaúcho e chamou a atenção do Grêmio. 

No currículo, ele ostenta a conquista do título do Campeonato Mineiro de 2017 pelo Atlético. Roger ficou marcado por construir e iniciar o trabalho do time do Grêmio que viria a ser campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores já com Renato Gaúcho à frente. Além disso, em todos os clubes em que passou, Roger Machado conseguiu aproveitamento de praticamente 60%. 

No Grêmio, ele comandou o time em 93 jogos, com 48 vitórias, 21 empates e 24 derrotas durante 16 meses. Ele deixou o cargo após pedir demissão durante o Campeonato Brasileiro.  

Já no Atlético-MG, o aproveitamento foi de 63%. Com ele, o alvinegro chegou às oitavas de final da Libertadores da América e às quartas de final da Copa do Brasil. 

O trabalho que gerou maior expectativa para a carreira de Roger foi no Palmeiras. Foram 44 jogos, com 27 vitórias, oito derrotas e nove empates. Sob o seu comando, o alviverde fez a melhor campanha da história da fase de grupos da Libertadores, mas amargou o vice no Paulista e não conseguiu deslanchar no Campeonato Brasileiro.