Rui Costa declara apoio a projeto Anticrime de Sérgio Moro

bahia
04.02.2019, 19:41:00
Atualizado: 04.02.2019, 20:24:03
(Manu Dias/Gov BA)

Rui Costa declara apoio a projeto Anticrime de Sérgio Moro

Governador garantiu que não fará "oposição só pela oposição"

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta segunda-feira (4) que apoia o projeto Anticrime apresentado pelo ministro da Justiça Sérgio Moro. Rui esteve em Brasília para assistir à apresentação e disse, após discurso realizado na abertura dos trabalhos da Assembleia, defender o endurecimento da legislação para combater os elevados índices de violência.

"Preciso ler o projeto, até porque ele apresentou lá os principais pontos, mas conceitualmente eu manifestei meu apoio. Um país onde morrem 61 mil pessoas assassinadas, não é possível assistir isso passivamente", frisou o governador.

Ele afirmou também que apresentou uma proposta a Moro, para incluir no projeto, que visa restringir a soltura de pessoas presas portando armamento pesado a partir de maior e melhor regulação sobre as audiências de custódia. 

"É preciso regular melhor a audiência de custódia. Não concordo que uma pessoa com um fuzil, uma escopeta, uma metralhadora, seja libertada na audiência de custódia. É preciso investigar de onde veio essa arma, quais as relações dessa pessoa. Esse tipo de armamento não é para qualquer pessoa ter acesso. É preciso investigar, e não soltar a pessoa no mesmo dia. Sugerimos que haja restrição para soltura de pessoas pegas com armamento pesado como esses", disse. 

Mesmo sendo de partido opositor ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), Rui disse que não vai se opor a tudo que for proposto, se não houver um motivo real para isso. 

"O que o povo brasileiro quer é que as ruas não sejam dominadas por bandidos. Não posso me omitir e adotar uma postura de oposição pela oposição. Aquilo que eu entender que vai melhorar a vida das pessoas, eu vou apoiar".

O discurso feito no Plenário da Assembleia durou quase uma hora. Nele, Rui exaltou realizações de seu primeiro mandato, como as policlínicas e hospitais inaugurados, e falou sobre desafios e promessas para os próximos quatro anos, especialmente na área da educação - a qual o petista dedicou boa parte da apresentação. 

"Educação não é tarefa de um secretário, do governador, de um prefeito. É algo que se constrói pela sociedade, pelas famílias. Mais do que mudanças, faremos grande mutirão para colher melhoria substancial nos indicadores", afirmou.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais