Sábado de folia teve retorno de Ivete, saída do Ilê Aiyê e mais

Veja tudo o que rolou no terceiro dia de Carnaval

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 2 de março de 2019 às 17:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Wesley Costa/AGNews

O terceiro dia de Carnaval foi marcado pelo retorno de Ivete Sangalo à folia baiana, apresentação de Bell Marques, a bagunça colorida das Muquiranas, Léo Santana no Nana, saída do Ilê Aiyê e muito mais. Confira tudo o que rolou no sábado (2) de Carnaval.

***

Estrela amarela

00h35 ● Antes de finalizarmos nossa cobertura do terceiro dia de folia, acompanhamos de perto a entrevista coletiva que rolou com a grande atração do Camarote Skol, a cantora carioca Anitta. Na ocasião, a artista foi questionada sobre o que ela ainda não conseguiu fazer no Carnaval de Salvador, mas gostaria fazer: "Não consegui tempo ainda pra beijar na boca. Mas espero ter um tempinho na agenda pra isso".

Ainda na coletiva, Anitta foi questionada sobre a relação com Neymar e o encontro que aconteceu entre os dois na noite de sexta-feira (1º), quando ela finalizava sua passagem pelo circuito Dodô (Barra-Ondina) e ele estava no Camarote Salvador, em Ondina. Ela disse que hoje o jogador é um dos seus melhores amigos: "Não sabia que ele estava em Salvador, e quando soube disse: tão de sacanagem. Parei em frente ao camarote que ele estava (Camarote Salvador) e fiz um momento especial pra galera que estava com ele. Hoje também preparei um momento especial para o show aqui no Camarote da Skol". Anitta apostou em look amarelo: a ideia é que ela faça uma ação com Tropkillaz quando o trio de Major Lazer chegue no Camarote Skol - será que vão cantar Bola Rebola?. Depois, a carioca deve trocar de roupa para a apresentação no camarote (Foto: Daniel Delmiro/AgNews) Durante entrevista, Anitta disse que preparou algumas novidades para o mês de março, que incluem ações com a música Bola Rebola - que teve clipe gravado em Salvador. Questionada sobre as músicas com Caetano Veloso e Madonna, ela disse que não poderia antecipar mais sobre as parcerias: "Tem muita coisa boa vindo por aí".

***

E no Villa Mix...

00h20 ● O carioca Kevinho se apresenta no camarote que mistura atrações locais, sertanejo, axé e funk. O artista se apresentou mais cedo no Carnavalito, evento que animou a Arena Fonte Nova. (Foto: Wesley Costa/AgNews) ***

Famosos marcam presença no Camarote Salvador 

00h18 ● Enquanto os ultimos trios iniciam suas apresentações nos circuitos oficiais da folia na madrugada deste domingo (3), a festa começa pra valer nos camarotes que circundam a folia baiana. Famosos já circulam no Camarote Salvador. Bruno Gissoni e Yanna Lavigne trocam muitos carinhos em Camarote (Foto: Thiago Martins/ AgNews) Giovanna Lancellotti (Foto: Thiago Martins/ AgNews) Agatha Moreira e Rodrigo Simas (Foto: Thiago Martins/ AgNews) Prefeito ACM Neto (Foto: Thiago Martins/ AgNews) ***

Se não fosse Ilê Aiyê...

Entre os que foram prestigiar a saída do Ilê, estava o ator baiano João Miguel, 49 anos, que mantém a tradição há pelo menos 30 anos. "Isso aqui é um acontecimento, um momento único no Carnaval", justificou o artista. "O mais incrível é que é um ritual da comunidade que chama o mundo todo para cá. É uma festa de bairro única, com resistência e abertura para a história do Brasil", elogiou. (Foto: Laura Fernandes/CORREIO) Se esgueirando feito um ninja no meio da multidão, o pequeno Marlon Almeida, 11 anos, desfilava desenvoltura na saída do Ilê. Sozinho, o garoto que é morador da Liberdade saiu de casa escondido da avó, com quem mora desde a morte dos pais. "Minha avó não queria vir, então eu fugi de casa. Ela estava dormindo", riu o garoto. Questionado se não tinha medo de enfrentar o mar de gente, sendo tão pequeno, Marlon respondeu com a  tranquilidade de quem está em casa. "Não... Aqui tem muita gente conhecida e eu avisei a minha prima. Se alguma coisa, ela vai saber", completou sorridente. (Foto: Laura Fernandes/CORREIO) "Ser Ilê Aiyê é manter e afirmar nossa causa e resistência", resumiu o Jorge Washington, 52 anos, ator do Bando de Teatro Olodum. Fã do Ilê, o artista é uma das figuras sempre presentes na saída do bloco afro, no Curuzu.  "Vivemos em um Brasil excludente e espaços como esse são essenciais. Quando você vê uma dessa, picada de gente de todas as cores, é maravilhoso!", elogiou (Foto: Laura Fernandes/CORREIO) ***

Mar amarelo!

23h32 ● O bloco afro Muzenza já está no circuito Osmar (Campo Grande). Durante a passagem do bloco, o presidente Jorge Santos cobrou que os blocos afro tenham mais espaço no carnaval de Salvador. "O Muzenza é um bloco de uma força inimaginável. Precisamos de mais espaço", disse. Segundo o representante, o bloco afro quase não saiu na folia e precisou pegar um empréstimo. (Foto: Reprodução/TVE Bahia) ***

23h ● A pipoca da rainha Daniela Mercury chega no camarote da Rede Bahia, no circuito Dodô (Barra-Ondina). "Quem quer alegria joga pro alto", fala a cantora. Olha só um trechinho!

Por lá, também passou a Attooxxá, que anima o público que acompanha o trio independente de Major Lazer. A banda baiana arrasta uma verdadeira multidão. Veja só:

   A atriz Bruna Marquezine está nesse trio; mais cedo, a artista também curtiu o trio de Ivete Sangalo e o de Psirico (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) ***

Veja como foi o Carnavalito, o Carnaval na Fonte Nova

Já passava das 19h30 quando o cavaquinho chorou e a multidão de 4,5 mil pessoas se posicionou para receber o Harmonia do Samba no primeiro circuito fechado realizado no sábado de Carnaval (2) na ala sul da Itaipava Arena Fonte Nova: o Carnavalito. A festa reuniu um público de quase cinco mil folões (Foto: Bruno Barretto/Divulgação) A proposta da festa – que terá uma nova edição na segunda (4) – não é concorrer com os circuitos de rua, mas oferecer uma alternativa para baianos e turistas que desejam esquentar antes de ir para os blocos, camarotes ou até mesmo para aqueles que querem um carnaval com mais comodidade e segurança. Para tanto, dois pranchões elétricos se revezavam com as atrações e se alternavam no passeio num circuito cenográfico que reproduzia os circuitos da folia. Confira como o carnaval fechado dentro da folia aqui.

***

Foi dada a largada!

22h55 ● Depois da tradicional cerimônia com banho de milho branco, de pipoca e soltura das pombas pedindo paz, o Ilê Aiyê abriu os caminhos do Carnaval.

Brilho e beleza não faltaram durante o ritual que antecede a saída do Ilê. Sob muitos aplausos, o ritual - que é como uma "benção" da ialorixá Mãe Hildelice - iniciou com banho de pipoca e os pombos sendo soltos no Curuzu. A grande simbologia do ritual ficou por conta de um pombo que - ao ser solto - voltou e pousou sobre a cabeça da Deusa do Ébano, Daniele Nobre.

***

Saída do Ilê começa no Curuzu!

22h30 ● Longe dos circuitos do Carnaval, o bairro do Curuzu com as ruas apertadas. Mais um ano em que a Saída do Ilê - um desses programas imperdíveis na folia baiana - lota o bairro mais negro de Salvador. Moradores e visitantes de todos os cantos estão lá para conferir o ritual que celebra o início da programação do Ilê Aiyê, que segue segunda e terça-feira. 

O ritual, que inclui uma bênção da ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolú, mãe Hildelice Benta dos Santos, banho de pipoca e muito pó de pemba, acontece bem em frente à casa onde Mãe Hilda (1923-2009) morava. Ainda tem as pombas, o toque dos clarins e a marcação da percussão para aumentar a emoção e marcar o ritmo da subida. A Band' Aiyê jácomeçou a tocar.

***

Música eletrônica e baiana no circuito Dodô

22h08 ● Trio de Major Lazer acaba de sair do circuito Dodô (Barra-Ondina). Nesse trio, o grupo de música eletrônica recebe Attoxxá e Tropkillaz. "Nada é a toa. Estamos vindo de diversos festivais por todo país e colhendo os frutos do Carnaval passado", disse Raoni, vocal do Attoxxá.

Veterana no Carnaval de Salvador, a atriz Fernanda Paes Leme está no trio de Major Lazer. (Foto: Reprodução/Instagram) "É uma geração nova que traz um Carnaval novo", resume a estudante Caroline Pimentel, que juntou as amigas para curtir o trio de Major Lazer (Foto: Priscila Natividade/CORREIO) ***

Direto do Curuzu

22h ● Veja os últimos ajustes do figurino da Deusa do Ébano 2019 Daniele Nobre, 30 anos - feitos por Dete Lima - antes de seu primeiro desfile no Carnaval do Ilê.

Persistente, a secretária executiva conquistou o posto de Deusa depois de oito tentativas consecutivas e, enquanto se prepara para o desfile, conta ao CORREIO sobre a emoção em participar da folia do mais belo dos belos.

***

Confira imagens do fotógrafo Evandro Veiga, que acompanhou a saída de Lambassaia e de Daniela Mercury no circuito Dodô (Barra-Ondina):

[[galeria]]

***

Vai de rosa ou vai de azul?

21h45 ● Enquanto isso, no circuito Dodô (Barra-Ondina), Daniela Mercury arrasta milhares de foliões com seu trio independente. Apresentação começa com música Proibido o Carnaval, parceria dela com Caetano Veloso. Estão no trio de Daniela os artistas baianos Hiran e Majur, além da rapper Preta Rara. Confira trecho da pipoca gravado pela repórter Priscila Natividade.

"Daniela é rainha. Ela não só faz o show. Ela é o show inteiro", afirma o petroleiro Ronaldo da Silva, que vai ate Ondina na pipoca da rainha

***

O Mais Belo Dos Belos

21h45 ● Enquanto o Ilê Aiyê não toma conta das ruas da Liberdade, Vovô do Ilê, diretor e fundador do bloco afro mais antigo de Salvador, conversa com a repórter Laura Fernandes sobre o Carnaval desse ano. Apesar das dificuldades, o Ilê segue firme e forte nesses 45 anos de história que exaltam a cultura negra. Confira o depoimento de Vovô, no terreiro Ilê Axé Jitolu, de onde sairá o cortejo em direção ao Plano Inclinado da Liberdade. 

***

E o Carnaval das antigas domina o Pelô

21h40 ● Enquanto isso, o público também curte um verdadeiro Carnaval das antigas no Largo do Pelourinho. O grupo Bailinho de Quinta, conhecido por tocar marchinhas, canta sucessos que ultrapassam gerações, como Ô Abre Alas!. (Foto: Reprodução/TVE Bahia) ***

Tem Carnaval nos bairros também!

21h10 ● Responsável pelo sucesso "A Roda". Sarajane agita na noite deste sábado (2) o público em Cajazeiras. “Todo o ano me apresento no Carnaval nos Bairros e amo muito. É mais tranquilo, gosto da logística e de interagir com os moradores. Muitos não têm noção de quantos turistas participam da folia nos bairros. Tem gente de Sergipe, Alagoas e vários estados. Os turistas não estão só na Barra ou no Campo Grande”. (Foto: Jefferson Peixoto/Agecom) ***

O casal Fernanda Maia e ítalo Gama se joga na lambada: "Ser cafajeste é ser o homem que toda mulher quer" (Vídeo de Priscila Natividade/CORREIO)

***

"Que delícia, mulher"

21h ● "Não tem polêmica nenhuma em trazer em uma musica uma história de amor por uma prostituta", diz Léo Dumóve, vocalista da banda Lambassaia, dona dos hits Prostituta e Água de Maconha. Sucesso com Viajo Nela, que conta a história de um homem que se apaixonou por uma garota de programa, a Lambassaia estreia hoje no Carnaval de Salvador, no circuito Barra-Ondina. (Foto: Priscila Natividade/CORREIO) ***

Polêmica!

Viu essa? Ontem Igor Kannário desfilou de "PM do futuro", usando na roupa um patch escrito "Comando da Paz". O artista negou, via assessoria, que isso tivesse relação com a facção criminosa de mesmo nome, mas a Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e o deputado Capitão Alden (PSL) afirmaram que vão à Justiça contra ele por apologia ao crime. Clique e saiba mais. (Foto: Ag. News) ***

Super-heroína 

19h54 ● Com pegada eletrônica e roupa prateada, Alinne Rosa faz a abertura do seu trio no circuito Dodô (Barra-Ondina) vestida de super-heroína. A música Vamos Ativar é a aposta da cantora no Carnaval e levou os foliões aos gritos, enquanto os abadás com capas de super-heróis enfeitavam o bloco. "Fui abraçada pelo público LGBTQIA+ e estarei sempre com eles! A gente sempre brincou que eu tinha o maior Vale do mundo ao meu lado. É lógico que eu ia homenageá-los!”, declarou a cantora. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

Fatal!

19h40 ● Olha ela! A cantora Alinne Rosa acaba de aparecer no circuito Dodô (Barra-Ondina). Com um body cavado e adereços escrito 'smack' (barulho de beijo, em inglês), cantora esbanja sensualidade. Adereços fazem referência a histórias de quadrinhos. (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Do trio para a Pipoca

Após curtir parte da folia de cima do trio de Ivete Sangalo, o apresentador André Marques desceu para a pipoca no circuito Dodô. No início do ano, o apresentador conversou com o CORREIO sobre o The Voice Kids e disse que é apaixonado pela Bahia. “Sou baiano de alma. Baiano é diferenciado de energia, de astral, de sorriso. Não tem jeito. Tem coisas que só quem vai na Bahia, tem amigo baiano e é baiano sabe”, garantiu. Na ocasião, ele prometeu que viria para o Carnaval. E não é que cumpriu?! Esbarramos com ele na pipoca.  (Foto: Wesley Costa/AgNews) ***

Tá tendo Carnaval na Fonte Nova!

Enquanto muita gente corre para os circuitos oficiais da folia, outro local está movimentado: a Arena Fonte Nova. O espaço recebe a festa Carnavalito, que tem como atrações Mudei de Nome, Kevinho, Harmonia do Samba e Denny Denan.  A cantora e atriz Cleo está na Arena Fonte Nova. "Se existe Carnaval melhor que o da Baeeeêa, eu desconheço!", escreveu a artista em seu Instagram. Ela é embaixadora do Carnaval da marca Itaipava: "O Carnavalito é o maior esquenta das noites de Carnaval. Sério, que festa liiiiinda!" (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Alô, fãs de Anitta!

19h18 ● A cantora carioca Anitta, que se apresenta neste sábado (2) no Camarote Skol, fará uma interação de um praticável com o trio de Major Lazer. Nesse trio, o  grupo de música eletrônica recebe Attoxxá e Tropkillaz. Ou seja, vai ter Bola Rebola ao vivo no circuito Dodô (Barra-Ondina). Já viu o clipe de Anitta que foi gravado na Gamboa de Baixo?

***

Lá vem O Vale...

18h55 ● O folião Ariel Melo, 30 anos, veio de Teresina pra curtir Alinne Rosa e afirmou que o que mais chamou a sua atenção para escolher o trio foi o tema: Super-heróis. "Adoro o axé dela, é uma galera mais tranquila do que rola no pagodão", disse. Alinne Rosa ainda não subiu no trio, que estava programado para sair às 19h. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) Também no bloco Fissura/O Vale, a foliã Ana Julieta Garcia, 29, curte o Carnaval no circuito Dodô (Barra-Ondina) neste sábado. Com a capa que vem no próprio abadá, ela brincou: "Pra o público LGBT, a diva do Carnaval e do axé é ela. É o super poder da empoderação", pontuou a foliã (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

Alok faz repeteco!

18h44 ● A balada eletrônica de Alok começa a animar a galera na Barra, no circuito Dodô. "Muito obrigada, Salvador, pela alegria que vocês me dão!", disse o DJ, antes de começar a sua folia. Sua esposa, Romana Novais Achkar, está no trio. Por lá, também visualizamos a influenciadora digital Nah Cardoso e o namorado PeLu, ex-Restart e atual músico da banda Selva, que faz apresentação no trio de Alok neste sábado (2). (Foto: Webert Belicio/AgNews) (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) A influenciadora digital Nah Cardoso e o namorado PeLu no trio de Alok (Foto: Reprodução/Instagram) E na pipoca...  Youtuber Ellora Haonne curte o Carnaval de Salvador da pipoca. No momento, ela está indo atrás do trio de Alok e afirma que está sentindo a sinergia entre tranquilidade e animação. "Está maravilhoso!", exclamou, ratificando com a animação que a Bahia deixa (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

18h25 ● Hoje é o dia dos fãs do circuito Dodô. Depois dos axézeiros fãs de Bell, dos 'zamuris' fãs de Ivete e das fãs de Léo, é a vez das fissuradas pelos cantores Rafa e Pipo Marques.  A foliã Lorena Parreira, 27 anos, vem de Belém do Pará todos os anos para acompanhar a dupla. Agora, ela aguarda a saída dos irmãs no circuito Dodô. "Meu primeiro Carnaval foi com eles e o que mais acho bacana é que eles sempre atendem o público de uma forma bacana. É uma geração mais próxima dos fãs, por conta das redes sociais", afirma. Lorena ainda diz que o axé dos meninos é algo mais animado e isso atrai mais os jovens (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

Olha o 'Gigante'!

18h20 ● O cantor Léo Santa inicia seu terceiro dia de folia puxando o bloco Nana Banana no circuito Dodô (Barra-Ondina). Ele usa um casaco com estampa de animal print, bem colorido. A namorada dele, a dançarina Lorena Improta, está no trio. Léo Santana está no bloco Nana (Foto: Dilson Silva/AgNews) Lore Improta acompanha o amado no trio (Foto: Dilson Silva/AgNews) (Foto: Dilson Silva/AgNews) Em seu time de Carnaval, Léo Santana conta com duas dançarinas: Edilene Alves e Catharina Paiva; as outras bailarinas do Balé Léo Santana não foram chamadas para acompanhar o 'gigante' na folia (Foto: Dilson Silva/AgNews) ***

Pinte aqui pra Timbalada!

18h ● Janeo Coreano, 34, é tatuador e pinta a galera de 'timbaleiros' no circuito. Ele afirma que quando a Timbalada chega perto, o trabalho fica mais lucrativo. "Todo mundo que vai atrás do trio deles se pinta logo. É massa. Outra coisa que dá muito lucro é quando turista aparece. Eles sempre querem também", conta. E ele ainda garante que não faz desenhos aleatórios. "Tem significados sim. Quem é tatuador, sabe", afirma. As pinturas, em geral, custam R$ 2. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

Faz o L!

17h58 ● Com estampa de onça, Léo Santana começa a arrastar multidão na Barra. Apenas o "vumbora! Vumbora!" do artista foi o suficiente pra fazer os foliões pularem. Logo depois, o Gigante engatou sua música Crush Blogueirinha, sua aposta para o Carnaval (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

17h50 ● O ator Tiago Abravanel está curtindo o Carnaval de Salvador no trio de Léo Santana, que se prepara para sair da Barra. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

17h36 ● Sabinno Viana, 68, e Patrícia Hermida, 46, são timbaleiros há 10 anos e saem todos os anos de abadá. "Só saímos lá em Ondina, no final mesmo. Vamos no meio da galera e na Timbalada é tudo tranquilo", exclama Patrícia. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

Minha pequena Eva!

17h23 ● Banda Eva começa a puxar trio na Barra com explosão de cores e serpentinas no céu. A música Eva fez com que a galera que aguarda Léo Santana se misturasse com os foliões da Eva para o canto em coro do axé conhecido por todas as gerações.

***

17h01 ● O Carnaval Náutico reuniu 150 embarcações na Baía de Todos-os-Santos. A galera curtiu ao som da DJ Miss Cady e do cantor Tuca Fernandes.  (Foto: Gilberto Júnior/Secom) ***

17h ● Nos becos da Barra, a pipoca também é dela: Ivete Sangalo. "Que bênção estar de volta ao Carnaval da minha terra", comemorou a cantora.

***

16h53  (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) Nara Rocha, 39, e Gustavo Andrade, 42, são casados há 11 anos e curtem todos os carnavais atrás de Léo Santana. "Não rola nada disso de briga entre a gente. A galera fica se paquerando e a gente curte do nosso jeito. Dá pra curtir na paz e fazer disso um jeito de deixar a relação ainda mais saudável", comenta Nara, que aguarda hoje a saída do Gigante na Barra.

***

16h47  (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) O vocalista da banda Eva, Felipe Pezzoni, afirma para o CORREIO, que o segredo para inovar no axé e continuar atingindo todas as gerações é tentar sempre misturar os ritmos atuais de maior sucesso. "O axé é essa mistura total do que está no auge no momento. Hoje em dia, misturamos muito o pop e até a eletrônica, mas tudo isso tem que ser feito sem perder a raiz já construída", explicou o artista, que lembrou que trabalha durante o ano inteiro aguardando para consagrar tudo no Carnaval.

Para ele, as letras mais românticas continuam sendo ponto alto de quem trabalha com essa mistura do novo axé e do axé raiz. "Lançaremos uma nova música em breve com essa pegada mais romântica na letra. Rede é uma canção que traz essa pegada também, apesar de Baiana ser mais dançante", pontua, ainda concluindo que são essas as principais letras que continuam trazendo as gerações mais antigas para o meio da folia.

***

16h43 ● Muquiranas sobem em árvores para molhar o público

***

16h40 ● Cláudia Raia beija muito em cima do trio de Ivete! (Foto: Dilson Silva/AGNews) Decotão cheio de brilho!

Olha só o look da atriz que interpreta Lidiane na novela das sete Verão 90. Curtiu?! 'Carnaval lindo no trio da minha maravilhosa Ivete Sangalo', escreveu Claudia Raia em seu Instagram. Ela acompanha a baiana Ivete desde sua arrumação (Foto: Reprodução/Instagram) ***

16h33 ● As cariocas Roberta Lisboa, 30, Taisa Lisboa, 26, e Karla Fajarido, 31, vieram para Salvador apenas para curtir axé. Mas não é qualquer axé que está na lista delas, a banda Eva é o nome principal e, hoje, a fantasia veio pronta para acompanhar o bloco comandado pelo vocalista Felipe Pezzoni. "As letras são as melhores do Carnaval, o clima é mais de conexão entre todos... são músicas cantadas por todas as idades. É lindo de ver, por isso preferimos", afirmam. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

B de Bell! 

16h13 ● Estão sendo distribuídas várias letras B para os foliões do bloco Vumbora, de Bell. A ideia é que a galera possa segurar ao levantar as mãos, criando um visual dourado ainda mais bonito para o clima do axé. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

16h12 ● Olha que look ousado e diferentão da atriz Bruna Marquezine! Curtiu? (Foto: Instagram/Reprodução) ***

16h10 ● E aí? Você aprovou o look de Ivete Sangalo? Vote na enquete do nosso Instagram Stories. (Foto: Dilson Silva/AGNews) ***

16h07 (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) André Brito ("na guitarra"), 29, de Belo Horizonte, completa 10 anos atrás de Bell em Salvador e promete trazer 100 pessoas com ele. "O pessoal tá chegando aí. Somos todos fãs de Bell. Criamos uma equipe, chamada Equipe Lambança", contou, explicando o motivo de tanta paixão: "Bell é a criação e o coração do Carnaval. É o mito, é raiz. Quem quer história, vem pra ele".

***

16h04 Tá lindão! Olha a animação da galera com o retorno de Veveta.

"Haja coração para aguentar essa pressão", disse Ia cantora. Antes de começar a cantar Lambada, ela mandou  beijo para Claudia Leitte, a "mamãe do ano".

***

16h ● As cariocas Rafaela Zurita, 32, Isabela Silvino, 31, e Thaiza Azevedo, 31, também vieram pra curtir Bell Marques no Carnaval soteropolitano. No caso delas, é a primeira que desembarcam na terra do dendê. "Quem é turista sabe que não dá pra vir pro Carnaval sem pelo menos tentar ir atrás de Bell. O axé é dele", pontuaram. (Foto: Vanessa Brunt/CORREIO) ***

15h55 Foto: Vitor Villar/CORREIO Olha o mar rosa que tá tomando conta do Campo Grande. São os foliões do Muquiranas, que neste ano estão vestidos de Cabaré. Quem puxa o bloco hoje é o Parangolé de Tony Salles

***

15h53 Foto: Vanessa Brunt/CORREIO Com o rosto pintado, o paulista Jow Tardim, 32, trouxe toda a sua galera para Salvador pelo sexto ano. Eles sempre acompanham Bell Marques e estão aguardando hoje a saída do bloco Vumbora, na Barra. "Sem Bell, não tem Carnaval", exclamam.

Eles vieram para curtir o Vumbora e o Camaleão, além das pipocas. "Nosso foco é esse axé que a calera canta junto, com una letra bonita, fazendo aquele momento que emociona", completou Regiane Furlan (esquerda), que completa 17 anos pulando atrás de Bell.

***

Veveta de volta

15h48 Começou! Olha que linda a cantora Ivete Sangalo. "Eu tenho pensado nisso há muito tempo. Esse é um ano muito especial, com um amor maravilhoso que estou aqui transbordando para vocês. Só peço a vocês que se divirtam, porque estamos aqui para se divertir", diz Ivete, pedindo respeito. Foto: Wesley Costa/AGNews ***

15h45 Foto:Thais Borges/CORREIO Tem até despedida de solteira no meio do Coruja! A noivinha é a administradora Maria Eduarda Brito, 26, que veio do Rio de Janeiro com amigas de infância para ver Ivete no Carnaval pela primeira vez."Sou muito fã dela, por isso todo mundo veio ver Ivete. Sei que vai ser inesquecível".***

15h43 Foto: Vanessa Brunt/CORREIO Há 15 anos, Mayara Ryanna, 30, vem de Fortaleza para Salvador em todos os carnavais. Motivo? Ir atrás de Bell Marques. Para ela, ele é a verdadeira reapresentação do Carnaval. "Não tem como ter curtido um Carnaval de verdade sem cantar pelo menos uma música de Bell. Axé sempre vai ser o ritmo real do Carnaval e ele é o axé em pessoa, aquele axé que fala de amor, de sentimentos humanos bonitos, que toca na alma... e ele sempre tenta inovar, viu? Os repertórios nunca ficam iguais", conta a fã, que ainda arrasta as amigas para a folia com gosto.

***

15h39 Tony Sales, assim como os foliões do bloco As Muquiranas, está vestido a caráter. Ele prometeu fazer a maior "chuva" do Carnaval, com as arminhas de água, durante a música "Abaixa Que É Tiro".

***

15h38 Sobrou até pro caminhão de gelo. Isso é Muquiranas.

***

***

15h19 Apaixonado por Ivete desde os 13 anos, o oficial de justiça André Brasil, 37, já chegou a ir até para Nova York só para vê-la. Desde dezembro, não para de falar no retorno da artista. "Ele fala diariamente. Não aguento mais. Vim arrastado", brincou o namorado, o engenheiro Tácio Souza, 24. "Estou me preparando para ser feliz", explicou André. Foto: Thais Borges/CORREIO ***

15h17 O tema do Muquiranas esse ano é Cabaré. O folião Sena Machado trouxe um boneco para a folia e brinca: "É meu filho", brincou. "Estou buscando o pai dele", completou *** 15h12 De amarelo, Saulo agita os foliões da pipoca no Campo Grande Foto: JC Pereira/AgNews ***

15h10 A advogada Amarílis Araújo, 38, chegou a chorar quando viu a cantora Ivete Sangalo chegar ao trio. Moradora de Belo Horizonte, vai acompanhar a baiana no Carnaval pela primeira vez. "Estou com medo de ter um infarto. Já a vi em BH várias vezes, mas aqui é diferente. Aqui é a terra dela", opinou.

A também advogada Glenda Machado, 36, chegou a vir na folia do ano passado, porque comprou antes de saber da gravidez da cantora. "Salvador tem o melhor Carnaval do mundo, mas faltava ela. Estamos preparadas pra ela", disse. Foto: Thais Borges/CORREIO ***

15h04 Bruna Marquezine chegou para curtir a folia no trio de Ivete! Arrasou ou não no look? Foto: Wesley Costa/AgNews ***

15h01 Enquanto isso, no Campo Grande, Saulo puxa uma pipoca massa!

***

14h57 De Belém, a médica Aline Abreu, 35, a advogada Ana Paula Barbosa, 27, e a engenheira Amanda Nazaré, 29, vieram para uma maratona, mas avisam: só tem graça com Veveta. Foto: Thais Borges/CORREIO "Ano passado viemos sem ela e foi o pior Carnaval. Foi ruim, sem graça", disse Aline."Eu brinco com elas que, se tivesse tudo um trio sem ela, só tocando as músicas dela, eu teria vindo igual. Porque Ivete é Carnaval", completou Ana Paula.

***

14h50 Desde 2009, João Marcelo, 18, sai na pipoca de Ivete. "Quando começa a venda de bloco, minha mãe já avisa: nem invente". O estudante voltou ao Carnaval deste ano só para ver a rainha da festa. "Sem ela, não tem graça" Foto: Fernanda Lima/CORREIO ***

14h31 URGENTE! Dois camarotes na Barra foram interditados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), o Maré Alta e o Axé Brasil. Ambos não apresentaram auto de vistoria do corpo de bombeiros, que é exigido pelo órgão.

Os espaços só podem funcionar se cumprirem esse requisito de segurança e apresentarem o documento. Caso contrário, permanecem fechados.

***

14h32 Olha que lindo o trio de Veveta! Todo neon! Foto: Thais Borges/CORREIO ***

14h30 A apresentadora Fernanda Gentil e a namorada, Priscila Montandon, já chegaram ao trio da cantora Ivete Sangalo. A dupla veio para Salvador e vai curtir a folia junto com Mainha. Foto: Dilson Silva/AgNews ***

14h22 Mainha chegou e já está se maquiando. "Hoje eu acordei daquele jeito. Vocês estão preparados? Que vontade, que saudade, que tudo junto! Eu fiz esse Carnaval pra todo mundo. Vamos arrasar”, disse.

"Estou com dor de barriga de prova. A barriga fica ‘blu blu blu blu’. Mas vai ser lindo nosso Carnaval. É Deus no comando e a gente na alegria, no carinho", completou a cantora, que se apresenta às 15h15 com o Coruja, no circuito Barra-Ondina. Foto: Instagram/Reprodução ***

13h30 Você viu esse babado? O cantor Márcio Victor, do Psirico, publicou um vídeo de Bruna Marquezine dançando e o cantor Bruno Magnata deu uma alfinetada: 'Faltou dizer de quem é a música'. Leia AQUI!

***

13h05 A festa já começou neste sabadão de sol! Gilmelândia e Tio Paulinho animam as crianças no circuito Barra-Ondina Foto: JC Pereira/AgNews

***

12h34 Antes de sair de casa, verifique como chegar e sair do circuito sem sufoco. Tem opção para quem vai de carro, táxi, mototáxi, carro, etc. Clique AQUI.

***

12h29 Quer bater aquele rango caprichado antes da folia? Dá pra pedir em casa. 

Delivery no Carnaval: veja lista com 22 restaurantes que estão funcionando

***

12h22 Se arrepia só de ouvir a palavra CARNAVAL? Tudo bem, a gente não entende, mas respeita. Também tem opção pra você. Os shoppings, por exemplo, funcionam hoje. Confira os horários e tudo o que abre e fecha na folia. É só clicar AQUI!

***

12h21 Tá fugindo de muvuca e quer um Carnaval com sua galera? Fique de boa, porque a partir de hoje já tem a folia nos bairros, com Psirico, ÀTTØØXXÁ e mais 128 atrações. Confira a programação inteirinha AQUI.

*** 12h17 Está aberto o nosso Tempo Real! Vamos começar pelo que todo mundo quer saber: as atrações! Prepare o coração porque hoje tem o retorno da "mainha" Ivete Sangalo, além de Bell Marques, a poderosa Alinne Rosa e muito mais. Confira a programação:

CIRCUITO DODÔ (BARRA/ONDINA)

10h  - Happy - Tio Paulinho / Gilmelândia 10h30 - Teen Gatas e Gatos - Nátalia Magno e Convidados 15h  - Microtrio IVan Huol - Banda Microtrio 15h15 - Coruja - Ivete Sangalo 15h45  - Vumbora - Bell Marques 16h15  - Bloco Eva 16h45  - Nana Banana - Léo Santana 17h15  - Bloco Timbalada - Timbalada 17h45  - Pipoca do Alok 18h  - Banana Coral - Rafa e Pipo Marques 18h30 - Fissura / O Vale - Aline Rosa 19h  - Voa Voa - Chiclete Com Banana 19h30 -  Alô Inter - Sem Cordas - Guga Meira 19h45  - Siri Com Todi / Blocão - Atila Lima 20h - Tô  Ligado - Pablo 20h15 - Trio Independente - Katê 20h30   - Daniela Mercury, com Hiran e Majur 20h45  - Trio Independente - Major Lazer - ÀTTØØXXÁ com Major Lazer e Tropkillaz 21h  - Trio Independente - André Lelis 21h15 - Tarrindo de Q - Banda Tarrindo de Q 21h30  - Seuilson - Projeto Especial - Banda Seuilson 21h45  - Trio Comcar 2 - Tio Elétrico / Zé Honorio 22h  - Cartão Postal 22h15  - Trio Independente - Amanda Santiago 22h30  - Namoral - Gera Samba 22h45  - Trio Viviane Tripodi 23h  - Pipoca Com Refrigerante 23h15h - Ambiental e Ecossistema - Saulo Calmon 23h30  - Trio Independente - Frozza - Banda Frozza 23h45  - Trio Independente Bt - Margareth Menezes 0h  - Bloco Oi 0h15 - Sambaterramar (Sem Corda) 0h30  - Reggae O Bloco - Banda Ragga 0h45  - Trio Independente Bt - Tayrone 1h  - Trio Independente Bt - Nata do Samba

CIRCUITO OSMAR (CAMPO GRANDE)

10h -  Todo Menino É Um Rei - Banda Carrossel 10h30 -  Rhataplan - Banda Rhataplan 11h  - Pequeno Príncipe - Banda Percussiva Unjirá Quiná 11h30 -  Didá - Banda Didá 12h  - Bloco da Saudade - Banda da Saudade 12h30 - Polimania - Denny Denan 13h30  - Rixó Elétrico - Fred Menendez & Banda 13h45 - Garampiola 14h  - Pipoca de Saulo - Projeto Especial - Saulo Fernandes 14h15 - Canelight - Fanfarra Canelight 14h30  - As Muquiranas - Parangolé 15h  - Baby-Légua 15h30 - Trio Rosy - Rosy e Banda 15h45  - As Kuviteiras - Lá Furia 16h15  - Trio Armandinho Dodô e Osmar - Banda Armandinho Dodô e Osmar 16h30  - Me Deixa A VontAde 17h  - Bankoma - Banda Bankoma 17h30 - Trio Comcar 1 18h  - Vem Sambar - Vou Pro Sereno / Fora da Mídia / Bambeia 18h30 - Malê Debalê - Banda Malê Debalê 19h30  - Amigos de Cajá - Samba do Pretinho 21h  - Jaké - Samba de Jaké / Samba Samba Trator 21h30 - É Com Esse Que Eu Vou 22h  - Diamante Negro - Commando Ruts 22h30  - Ilê Aiyê - Banda’aiyê 23h30  - Afinidade

Os outros circuitos você confere AQUI

* Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier

A cobertura do Correio Folia conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador