Sam Cooke: um black man da porra nos EUA racista dos anos 50 e 60

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 18 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Filho de um pastor batista, Sam Cooke (1931-1964) ajudou a criar a soul music como gênero. Nascido em Clarksdale, no Mississippi e criado em Chicago, ele começou no grupo gospel The Soul Stirrers  e ao estrear na carreira solo, em 1957, cantando música secular e romântica, causou impacto no mercado. O documentário As Duas Mortes de Sam Cooke, da Netflix, relembra a grande importância do cantor e o mistério que envolve o seu assassinato em um motel, em 1964 (foto/Divulgação) O single You Send Me foi direto para o topo da parada Hot 100 da revista Billboard e Sam atingiu, além dos negros, um novo tipo de público: a jovem classe média branca americana.

Nos braços do pop, mas sem esquecer da sua origem em um tempo em que ainda havia segregação racial nos EUA (sobretudo na região Sul), o cantor emplacou sucessivos hits durante sete anos, ficando atrás apenas de Elvis Presley nas paradas, até ser assassinado a tiros num motel decadente de Los Angeles, em 11 de dezembro de 1964.

Novo documentário da série ReMastered, da Netflix, As Duas Mortes de Sam Cooke mostra habilmente a consciência social e a inovadora visão de negócios do charmoso The King of Soul, que morreu com apenas 33 anos.

Dirigido por Kelly Duane de la Vega, o excelente filme revisita a importância de Sam ao mesmo tempo em que detalha a natureza corrupta da indústria fonográfica da época, incluindo as circunstâncias misteriosas em que o artista morreu.

Em menos de 90 minutos, o documentário extrai depoimentos dos familiares, amigos íntimos, acadêmicos, jornalistas e lendas como Smokey Robinson, Quincy Jones e Dionne Warwick.

É um testemunho do imenso valor artístico de Sam Cooke, considerado o alicerce do soul moderno. Parte do seu legado foi o conceito de propriedade musical, que o levou a criar a SAR Records e Kags Music, uma editora e empresa de gerenciamento.

Em uma indústria que costumava explorar e arrancar os lucros financeiros do talento negro, Sam acabou sendo visto como uma ameaça ao sistema, como Elvis Presley e a comunidade negra pensavam.

A associação do artista com líderes dos direitos civis, como Malcolm X, Martin Luther King e um jovem campeão peso pesado que logo seria conhecido como Muhammad Ali, provavelmente transformou Sam Cooke e seus negócios em alvos.

A ideia de de um jovem astro negro transitar bem entre esses líderes e o mainstream branco mostrou-se perigosa. O doc mostra os negócios de Sam com Allen Klein, executivo de gravadora que foi notoriamente acusado de roubar artistas.

Duane de la Vega usa imagens raras quase perfeitas, ajudando o espectador a entender o contexto, o tempo e o lugar. Isso é relevante especialmente na abordagem do assassinato a tiros do cantor por Bertha Franklin, gerente noturna do Hacienda Motel, em Los Angeles.

O artista tinha ido ao motel com uma garota de programa chamada Elisa Boyer, que alegou que ele a levou à força. Testemunhas oculares de um restaurante próximo contestaram a versão da moça (que fugiu com as calças e o dinheiro de Sam). As circunstâncias curiosas do crime foram amplamente questionadas, mas a polícia não deu grande importância ao caso e nenhuma conspiração foi encontrada.

Afinal, para muitos, era só um negro a mais morto em L.A., mesmo que a vítima fosse um cantor de sucesso e 200 mil pessoas tenham ido ao seu velório. Em sua autobiografia de 1995, a cantora Etta James disse que viu o corpo de Sam Cooke antes do funeral e que os ferimentos eram superiores aos números oficiais.

***

3 INSPIRAÇÕES E AMIGOS 1. Malcolm X - Um dos maiores ativistas políticos da história mundial, fundou a Organização da Unidade Afro-Americana e foi morto a tiros em 1965, aos 39 anos. Tinha um discurso mais radical, diferentemente do pastor Martin Luther King, assassinado em 1968. 2. James Baldwin - Escritor dos clássicos O Quarto de Giovanni e Se a Rua Beale Falasse (a adaptação para o cinema rendeu o Oscar 2019 de atriz coadjuvante a Regina King), falava de dilemas exis- tenciais e pressões sociais de negros, gays e bissexuais. Morreu de câncer em 1987. 3. Muhammad Ali - Nascido Cassius Clay, o mais lendário e carismático pugilista da história foi o primeiro atleta a aliar esporte e política. Em 1962, encontrou-se com Malcolm X, que se tornaria seu mentor político. Amigo de Sam Cooke, “o desportista do século 20” faleceu em 2016.

***

3 HITS INESQUECÍVEIS

1. You Send Me (1957) - 1º  single do cantor e 1º lugar na Billboard. 

2. Bring It on Home to Me (1962) - Foi  regravada por nomes como Aretha Franklin, Otis Redding e Paul McCartney. 

3. A Change Is Gonna Come (1964) -  A canção mais política de Sam Cooke. Um hino dos direitos civis, com versos preciosos como:  "Está levando um longo tempo, mas eu sei que uma mudança vai chegar".

***

OUÇA OS PRINCIPAIS SUCESSOS DO REI DO SOUL