Samba do Vai Kem Ké exalta tradição do samba junino na Federação

Resgatando o ritmo do samba duro, grupo convida o público a entrar na roda

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marcelo Delfino

É samba de raiz, com direito a roda, chapéu de palha e ritmado na palma da mão. A tradição do samba junino ganha fôlego no Samba do Vai Kem Ké, grupo que vem se apresentando no Espaço Cultural Casa do Maestro (Federação) e neste domingo (20), às 17h, faz mais uma apresentação no local. 

No repertório dos shows, clássicos do samba de roda baiano, como Quixadeira, Paixão Antiga, Marinheiro Só e Samba da Minha Terra, com algumas canções do próprio projeto, como Chapéu de Palha (disponível gratuitamente nas plataformas digitais) e Varro o Tapete. O microfone é aberto a quem quiser participar, com direito aos chapéus de palha customizados para entrar na roda e “cair no samba”.

Para este verão, já estão confirmados dois shows no Largo Quincas Berro D’Água, dias 08 e 22 de fevereiro. Já os ensaios na Casa do Maestro seguem aos domingos, nos dias 03, 17 e 24.

Criado em agosto de 2018, o Vai Kem Ké preserva as tradições culturais do samba junino, resgatando o ritmo do samba duro e convidando o público a entrar na roda. “O samba é um sonho meu de muitos anos. Ouvia em casa, desde pequenininho, com meu pai, os sambas de caboclo”, conta Augusto Conceição, que começou a tocar aos 13 anos, e tem no currículo passagem pela Timbalada e assina composições para vários artistas da axé music.

“O Vai Kem Ké surge, justamente, dessa ideia de retomar as tradições de batuque e samba de roda, apresentando toda essa história às novas gerações”, completou o músico e produtor cultural, Lomanto Oliveira, que se juntou a Augusto para concretizar o projeto do Vai Kem Ké.

SERVIÇO O quê: Samba do Vai Kem Ké Quando: Domingo (20), a partir das 17h -  a casa abre às 14h, com feijoada Onde: Espaço Cultural Casa do Maestro (Rua Mestre Pastinha, 365 – Federação) Quantor: R$ 15