Sebrae e Pnud anunciam vencedores de projetos de impacto social

Em comum, os selecionados apresentaram iniciativas e soluções capazes de reduzir os níveis de pobreza, gerando inclusão social e renda, sem perder de vista questões ligadas à sustentabilidade ambiental, entre outros benefícios

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 09:53

- Atualizado há um ano

Os dez projetos e ações vencedores da Iniciativa Incluir, uma seletiva criada pelo Sebrae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para identificar e estimular negócios de impacto social no Brasil, foram anunciados na noite desta terça-feira (22/8) durante a abertura do Seminário Negócios de Impacto Social, no Prodigy Hotel Santos Dumont, Rio de Janeiro. Em comum, os selecionados apresentaram iniciativas e soluções capazes de reduzir os níveis de pobreza, gerando inclusão social e renda, sem perder de vista questões ligadas à sustentabilidade ambiental, entre outros benefícios.

Os candidatos concorreram nas seguintes categorias: Ideia Inovadora; Negócio de Impacto Social; Negócio de Impacto Ambiental; Negócio de Impacto em Escala; Negócio de Impacto Rural; e Negócio Inclusivo na Cadeia de Valor. Além disso, foram anunciados os premiados por reconhecimento nas seguintes categorias: Juventude de Impacto, Mulheres de Impacto; Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e Soluções para melhor idade.

Os negócios de impacto social se caracterizam por proporcionar impacto positivo em uma comunidade, ampliando as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, aliada à possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para indivíduos de baixa renda. O evento no Rio foi aberto pela diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, e pelo diretor do PNUD no Brasil, Didier Trebucq.

“É importante debater esses temas porque a ideia de unir negócio e inclusão social estabelece um novo paradigma de fazer negócio. Esse é um projeto que visa também alavancar o desenvolvimento de atividades de impacto socioambiental em áreas de difícil acesso. Portanto, devemos ter clareza também quanto à importância de investir em inovação de maneira sustentável, preservando o meio ambiente”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Para  Didier Trebucq, "projetos como esse contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras, à altura do desafio da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O resultado da Chamada de Casos Incluir demonstra a capacidade de empreendedores de todas as regiões do Brasil de responder, por meio de seus negócios, às demandas socioambientais de hoje, como a igualdade de gênero, maior inclusão socioeconômica da população afrodescendente, oportunidades para jovens e idosos de todas as camadas sociais, consumo e produção responsáveis em relação ao meio ambiente, entre outras."

O Seminário Negócios de Impacto Social terá continuidade hojel. O segundo dia será dedicado ao debate sobre empreendedorismo na região Sudeste e, especialmente no Rio de Janeiro, com lançamento do Guia do Perfil do Empreendedor do Rio de Janeiro e divulgação, pelo Sebrae Rio, do primeiro censo de negócios de impacto no estado. As atividades começarão às 9h e serão transmitidas pela internet, por meio do endereço www.aovivosebrae.com.br/impactosocial. 

Vencedores

Um dos projetos vencedores foi Carborroz, que levou o primeiro lugar na categoria Ideia Inovadora com uma solução de baixo custo para tratamento de água e esgoto, por meio da transformação de resíduo (cinza) da queima da casca do arroz em carvão ativado. Já o ganhador na categoria Negócio com Solução de Impacto Social foi a Firgun/SP, solução de microcrédito para microempreendedores individuais. A Firgun é um negócio social que viabiliza o microcrédito, sem juros, destinado aos microempreendedores das classes C, D e E, com renda familiar per capita de até aproximadamente R$ 750. Veja todos os bencedores nas tabelas abaixo: Ideia Inovadora Carborroz Negócio de Impacto Social Firgun Negócio de Impacto Ambiental Vianatus Negócio de Impacto em Escala SmartMEI Negócio de Impacto Rural Adapta Negócio Inclusivo na Cadeia de Valor Saladorama 

Reconhecimentos especiais:Juventude de Impacto Moradigna Mulheres de Impacto Muda meu mundo Integração dos ODS Construção de Tecnologias Sociais Agroecológicas no interior do Maranhão Soluções para melhor idade MatureJobs

Com inforações da Agência Sebrae de Notícias.