Segunda edição do Challenge Salvador terá duas novas provas

Competição de triathlon acontece nos dias 26 e 27 de outubro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2019 às 14:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A capital baiana vai sediar a segunda edição do Challenge Salvador nos dias 26 e 27 de outubro, no trecho entre Itapuã e Piatã. São cinco competições, duas a mais que no ano passado. A Triathlon Half Distance é a principal e tem percurso de 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.

A prova acontecerá no segundo dia do evento e e é classificatória para o Mundial do Challenge, que acontecerá em 2020, em Samorín, na Eslováquia. Os seis primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) garantem vaga, assim como os cinco primeiros classificados da elite.  

"A gente vai se tornando um dos principais destinos do Brasil de eventos esportivos. É fundamental diversificar o calendário de eventos da nossa cidade, não podemos ser apenas música e festa. Nós temos que agregar outras coisas no campo da cultura, da arte e também do esporte. Nesse período de setembro e outubro nós vamos sediar dois grandes eventos. Em setembro, a Maratona Salvador, e no final de outubro, o Challenge Salvador, que é uma das principais provas internacionais de triathlon", afirmou o prefeito ACM Neto durante o lançamento do evento, nesta segunda-feira (22), no Palácio Thomé de Souza.

A competição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Federação Baiana de Triathlon (FebaTri). "O triathlon hoje é a modalidade olímpica que mais cresce no mundo e está crescendo muito em Salvador, porque engloba todas as idades. A Bahia está em terceiro lugar no Brasil em desenvolvimento do triathlon e a gente quer o primeiro lugar", comentou o presidente da FebaTri, Cléber Castro. O presidente da Saltur, Isaac Edington, o prefeito ACM Neto e o presidente da FebaTri, Cléber Castro (Foto: Marina Silva / CORREIO) O triatleta baiano Marcelo Collet não participou da primeira no ano passado porque estava lesionado, mas está confirmado na próxima edição. "Este ano vou participar com certeza. Uma prova grande e desse nível aqui na Bahia a gente tem que fazer. Estou super feliz por ter esse luxo de poder competir nesse nível aqui dentro de Salvador", festejou Marcelo, que vai competir na categoria paratletas.

Quem pretende competir muito mais para se divertir e testar os próprios limites tem outras quatro opções de provas. O Triathlon Sprint é composto por 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. No Challenge For All o participante fará apenas prova de corrida de rua e pode escolher entre duas modalidades: 5km e 10km. As inscriçoes ainda não estão abertas.

A edição 2019 tem duas novas provas, a Aquathlon e a Swim Challenge. A Aquathlon é composta por 2,5km de corrida, 1km de natação e mais 2,5km de corrida novamente. Já a Swim Challenge é uma prova de maratona aquática. Serão 2km de natação com largada no Farol de Itapuã e chegada na praia de Piatã. "Em homenagem à própria Salvador, que é um celeiro de nadadores como Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Edvaldo Valério, não poderíamos deixar de ter uma prova de maratona aquática", disse o presidente da FebaTri, Cléber Castro.

O evento contará ainda com uma atividade lúdica para jovens atletas, o Challenge Júnior, para participantes com até 13 anos, com distâncias variáveis conforme a idade.

A previsão do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, é de que a competição tenha o dobro de participantes da primeira. Em 2018, cerca de 500 atletas disputaram o Challenge Salvador. "Essa é uma das competições de triathlon mais importantes do mundo, é uma grife internacional, está presente em 25 países e a gente deve superar a marca de mil competidores. Acredito que em torno de 25% desses competidores são de fora de Salvador, o que é muito importante", afirmou.

"Hoje a gente presencia um fenômeno mundial em que cada vez mais pessoas se deslocam de suas cidades para participar de competições de rua, e Salvador é uma cidade que está se especializando nisso a cada ano. Salvador está investindo nessa vertente, acreditando que está gerando desenvolvimento econômico, emprego, renda e estimulando um esporte muito saudável para a qualidade de vida da cidade", completou Edington.

As incrições para a segunda edição do Challenge Salvador estarão abertas em breve e serão feitas através do site da FebaTri (www.febatri.com.br).