Seguranças de carro-forte são baleados no Engenho Velho da Federação

Vítimas faziam transporte de valores em lotérica e levaram tiros nas coxas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2018 às 17:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

Dois seguranças de um carro-forte foram baleados durante uma tentativa de assalto, na tarde desta sexta-feira (1º), a uma casa lotérica na Rua Apolinário Santana, bairro de Engenho Velho da Federação, em Salvador. 

Segundo o relato dos vigilantes registrado no Boletim de Ocorrência, um homem entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. Os três homens armados chegaram ao local no momento em que o carro de valores fazia coleta na Loteria Engenho Velho, que fica na via principal do bairro.

Dois seguranças da empresa Preserve acabaram feridos - ambos baleados na coxa direita -, sendo que um deles foi abordado dentro do estabelecimento. 

Vários clientes estavam sendo atendidos, na hora do ataque, e se jogaram no chão com medo. "Os vigilantes não revidaram porque a loja estava cheia. Se revidassem, eles iam atirar em todo mundo", contou o dono do estabelecimento, que pediu para não ser identificado. 

A câmera do local registrou a ação. Assista.

Um dos seguranças que estava dentro da lotérica recebeu ao menos cinco coronhadas na cabeça e o tiro na perna. Os bandidos tentavam obrigar um terceiro vigilante, que estava dentro do cofre, a abrir a porta, trancada quando a ação foi percebida. 

“Um dos criminosos ainda ficou chutando a porta e gritando: 'mande abrir aí'”, comentou o dono da loteria, acrescentando que o estabelecimento é blindado. Eles bateram na porta do cofre. Deram chutes, tentando arrombá-la, mas sem sucesso. Revoltados atiraram contra os dois vigilantes nas pernas. Eles saíram atirando e acertaram dois carros que estavam estacionado no local."Eu até preferia que eles tivessem levados os malotes do que atirado nos seguranças, que são dois pais de família. Eu tenho seguro", contou o dono da casa lotérica. 

Vários tiros foram disparados contra o carro forte, mas como o veículo é blindado, não conseguiram abrir.

Os bandidos - um deles usando uma submetralhadora - também tentaram obrigar um dos seguranças a abrir o carro forte. O vigilante, no entanto, não cedeu, e os assaltantes fugiram em um carro Ford Fiesta, cor cinza. Um quarto homem esperava o trio para dar fuga aos comparsas. O bando levou duas armas calibre doze e dois revólveres 38 dos seguranças.

"Ouvi tiro como o quê. Estava dentro de casa e pensei que era bomba de São João. Aí vi o movimento e percebi que era assalto, O pessoal daqui mesmo fez umas macas improvisadas e levaram os seguranças pro HGE. A Samu tava demorando muito",  contou o autônomo João Ribeiro, 59, morador da vizinhança.

Os homens foram atendidos e um deles tem previsão de alta ainda para esta sexta-feira (1). Segundo um colega que estava no Hospital, a dupla era experiente e nunca tinha sido baleada em serviço. 

Susto Quem estava nas proximidades na hora da ação dos bandidos ficou assustado. A rua é comercial e estava movimentada na hora do crime. Testemunhas contaram que ouviram mais de 20 tiros e que viram quatro homens no local, sendo que um estava encapuzado.

Uma dessas pessoas foi a dona de um dos carros que foram atingidos pelos bandidos. Desolada, ela questionava quem ia pagar seu prejuízo. Um tiro atravessou a parte superior da porta esquerda e trincou o parabrisa no canto superior. 

"Meu carro não tem seguro, vou ficar no prejuízo e ainda estou desempregada. O problema é que trincou meu parabrisa e para trocar custa de 400 a 500 reais", dizia a mulher, que vai fazer um boletim de ocorrência e ver se consegue reaver o dinheiro de alguma forma. 

"Foi tudo muito rápido, coisa de três a cinco minutos, nem deu tempo de ver nada. A gente se abaixou e foi correndo lá para dentro, nem deu tempo de fechar as portas", contou uma caixa do supermercado em frente à loteria. 

Investigação Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) foram no local fazer a averiguação, ouvir testemunhas e procurar imagens de câmeras de segurança no entorno. Prepostos da empresa Preserve também estiveram no local, mas se recusaram a falar com a reportagem.

Segundo a PM, homens da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Federação) foram acionados para atender a uma denúncia de troca de tiros no local e, segundo nota da corporação, “ao chegar no local dois seguranças de um carro forte estavam baleados e caídos ao solo e foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE)”. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.

Ainda conforme a PM, o policiamento na região foi intensificado e rondas estão sendo feitas em busca dos suspeitos, que fugiram. A DRFR vai investigar o crime.