Sem aperto: Novos quarto e sala focam no conforto e potencializam áreas sociais

Entregue recentemente, o LIV, na Graça quer atrair "jovens de todas as idades"

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 5 de julho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Seguindo a demanda do mercado a Costa Andrade entregou o LIV, quarto e sala na Graçavoltado para pequenas famílias. (Foto: Divulgação) Não é incomum pensar no estoque imobiliário do bairro da Graça e lembrar daqueles apartamentos enormes, com salas e varandas espaçosas e plantas que oferecem quatro quartos. Mas, com o surgimento de novos públicos, nascem também novas tendências e é de olho no filão que prefere projetos econômicos em relação aos aposentos que a Costa Andrade projetou o LIV, torre de 15 andares que transforma o conceito de “quarto e sala” em algo muito mais confortável do que o espaço “apertadinho” ao qual  o termo costumava ser associado, além de acabar com a ideia de isolamento presente em alguns condomínios, potencializando o uso das áreas sociais e a integração entre os moradores e o bairro. Com unidades de 48m² e localização privilegiada, o quarto e sala era exatamente o tipo de imóvel que o gestor cultural Edwin Neves procurava. Morador antigo do bairro, Edwin foi atraído pelo design contemporâneo e pela junção da estrutura do apartamento ao seu planejamento de vida. “Como já era morador da Graça e não queria sair, o meu grande desafio era encontrar um quarto e sala no bairro, que não é um tipo de apartamento fácil de achar lá”, afirma. Depois de algumas semanas morando no novo imóvel, ele concluiu que fez a escolha certa. “Morar em um apartamento de um quarto é ideal para mim, pois sou solteiro e não tenho perspectiva de constituir família. Tenho toda a estrutura de lazer e fácil acesso ao trabalho”.“Na Graça existe uma procura muito grande por parte de filhos das famílias que moram no bairro há muito tempo" - Carlos Andrade, diretor da Capa Incorporações. Edwin, de acordo com o diretor da Capa Incorporações, Carlos Andrade, é parte do público alvo do LIV. Um tipo de consumidor que a incorporadora classifica como 'jovens de todas as idades'.“Na Graça existe uma procura muito grande por parte de filhos das famílias que moram no bairro há muito tempo, por isso boa parte dos nossos clientes é formada por pessoas entre 20 e 30 anos. Mas também temos pessoas já acima dos 50 anos, que moram sozinhas e optaram pelo LIV por não terem necessidade um quarto a mais”, explica Carlos. Ele ainda destaca que o diferencial da opção pelo quarto e sala na metragem escolhida deu margem para uma projeção diferenciada do espaço, fato que substitui a nomeclatura de “quarto e sala” para “apartamento boutique”, trazendo na planta cozinha americana, sala, suíte e varanda bem divididas, e o grande destaque: “Balcony garden”, um tipo de jardim dentro da varanda, que permite ao morador cultivar flores, frutas e hortaliças, com ares de quintal de casa.

Aceitação Para o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), a multiplicação dos imóveis de menor metragem é um fenômeno associado a adaptação das empresas à pluralidade dos consumidores de Salvador, que envolve turistas, estudantes e pessoas que vêm à cidade em busca dos serviços que ela oferece. E também à configuração familiar, que tem mudado. “Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar lares compostos por mães ou pais solteiros, casais sem filhos, jovens dedicados aos cuidados dos pets, casais homoafetivos, entre outros modelos. Esse público está interessado em apartamentos menores, mais funcionais e econômicos, já que passam menos tempo dentro de casa ou precisam investir em outras prioridades”, explica. Cláudio Cunha  afirma que os ‘quarto e sala’ atuais têm registrado grande aceitação dos consumidores em diferentes áreas da cidade. “A tendência é uma presença cada vez maior de empreendimentos que atendam a essas demandas, possuam áreas de convivência e preço mais acessível”, diz.

Confira opções de quarto e sala em Salvador LIV (Graça) Com torre única de 15 andares e área privativa de 48m², o LIV é uma opção para famílias pequenas. A planta conta com cozinha americana, sala, suíte e varanda com balcony garden, uma espécie de jardim dentro da varanda. Nas áreas comuns, o empreendimento oferece piscina com borda infinita, academia funcional, com som integrado, e espaço gourmet.

Duetto (Graça) Com opção de uma suíte e 50m² de área privativa, em torre única com nascente total, o empreendimento tem como um dos principais trunfos a localização, próxima a um grande leque de comércio e serviços.  Na área de lazer,  o Duetto tem piscina com raia e jacuzzi, lounge gourmet, lounge business, sport bar, fitness center e kiosk gourmet com grill e forno de pizza.

Celebration Garibaldi (Federação) O empreendimento é dividido em duas torres de 19, e tem diferentes tipos de planta, entre eles o “quarto e sala” que conta com uma vaga de garagem e varanda gourmet com vista para o mar. Nas  áreas de lazer, o empreendimento traz piscina, quadra poliesportiva e espaço gourmet, salão de festas, briquedoteca e espaço fitness.

Serra dos Corais Residence (Armação) A opção de uma suíte possui 41,63m² de área privativa, diferentes mo- delos de planta e infraestrutura completa de lazer e segurança. Os espaços comuns totalizam mais de 600m², incluindo espaço fitness, piscina com deck, salão de festas gourmet, salão de jogos, SPA com sauna, amplo playground completo.

Terrazzo Salvador (Patamares) Empreendimento de torre única com vista para o mar, oferece opções de apartamento com uma suíte e 48,04m² de área privativa.  Nos espaços de lazer estão inclusos sauna, quadra de squash, quadra de tênis, espaço fitness, piscina, lounge, espaço gourmet, salão de festas e salão de jogos.