Sérgio Rabinovitz ganha biografia em comemoração aos 40 anos de carreira

sua diversão
17.12.2019, 05:50:00
Biografia traz os 40 anos de carreira do artista plástico baiano (Andrew Kemp/Divulgação )

Sérgio Rabinovitz ganha biografia em comemoração aos 40 anos de carreira

Livro foi escrito pelo poeta e crítico de arte Claudius Portugal

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O ano de 2020 será marcado pelas quatro décadas de carreira do artista plástico baiano Sérgio Rabinovitz. Para celebrar a marca, sua biografia será lançada nesta terça (17), às 19h, na Paulo Darzé Galeria. Escrito pelo poeta Claudius Portugal, o livro é bilíngue, custa R$ 100, tem 255 páginas e sai pela P55 Edição. 

A biografia mistura a arte e vida do artista plástico, abordando desde a influência dos seus avós, imigrantes da Bessarábia,  região no leste europeu, dos pais músicos e dos lugares em que viveu, como  Nova York e aqui mesmo na Bahia. “Eu faço uma tradução do que é a obra dele, o estilo, as temáticas e a forma de pintar”, explica Claudius Portugal. 

O livro traz ainda 150 imagens que reproduzem os 40 anos do trabalho de Sérgio Rabinovitz e declarações de personalidades como Belchior, Carybé e Mário Cravo Jr. sobre o artista plástico. 

Livro começa a ser vendido nesta terça (17)

“Eu chamo esse tipo de biografia de reportagem plástica. O leitor vai folhear como se fosse um grande álbum de pinturas e desenhos. A gente mistura obras de 30 anos atrás com as de agora. Isso mostra que o trabalho dele tem uma unicidade, que elas em si trazem a assinatura dele”, afirma  Claudius.  

O autor e Rabinovitz são amigos desde a adolescência e já fizeram outros trabalhos juntos. “Isso me ajudou muito na escrita. Só precisei sentar cinco tardes com ele para entender como foi o período que ele viveu em Nova York, basicamente”, diz. 

Além do lançamento do livro, a Paulo Darzé Galeria vai sediar uma exposição de Sérgio Rabinovitz com algumas pinturas que estão presentes no livro e outras que são trabalhos mais recentes do artista.

Serviço
O quê: Lançamento da biografia de Sérgio Rabinovitz 
Onde: Paulo Darzé Galeria (Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8 - Vitória). 
Quando: Hoje (17), às 19h. 
Entrada gratuita 

*Com a orientação da editora Ana Cristina Pereira. 
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas