Sérgio Rabinovitz ganha biografia em comemoração aos 40 anos de carreira

Livro foi escrito pelo poeta e crítico de arte Claudius Portugal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 05:50

- Atualizado há um ano

O ano de 2020 será marcado pelas quatro décadas de carreira do artista plástico baiano Sérgio Rabinovitz. Para celebrar a marca, sua biografia será lançada nesta terça (17), às 19h, na Paulo Darzé Galeria. Escrito pelo poeta Claudius Portugal, o livro é bilíngue, custa R$ 100, tem 255 páginas e sai pela P55 Edição. 

A biografia mistura a arte e vida do artista plástico, abordando desde a influência dos seus avós, imigrantes da Bessarábia,  região no leste europeu, dos pais músicos e dos lugares em que viveu, como  Nova York e aqui mesmo na Bahia. “Eu faço uma tradução do que é a obra dele, o estilo, as temáticas e a forma de pintar”, explica Claudius Portugal. 

O livro traz ainda 150 imagens que reproduzem os 40 anos do trabalho de Sérgio Rabinovitz e declarações de personalidades como Belchior, Carybé e Mário Cravo Jr. sobre o artista plástico.  Livro começa a ser vendido nesta terça (17) “Eu chamo esse tipo de biografia de reportagem plástica. O leitor vai folhear como se fosse um grande álbum de pinturas e desenhos. A gente mistura obras de 30 anos atrás com as de agora. Isso mostra que o trabalho dele tem uma unicidade, que elas em si trazem a assinatura dele”, afirma  Claudius.  

O autor e Rabinovitz são amigos desde a adolescência e já fizeram outros trabalhos juntos. “Isso me ajudou muito na escrita. Só precisei sentar cinco tardes com ele para entender como foi o período que ele viveu em Nova York, basicamente”, diz. 

Além do lançamento do livro, a Paulo Darzé Galeria vai sediar uma exposição de Sérgio Rabinovitz com algumas pinturas que estão presentes no livro e outras que são trabalhos mais recentes do artista.

ServiçoO quê: Lançamento da biografia de Sérgio Rabinovitz Onde: Paulo Darzé Galeria (Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8 - Vitória). Quando: Hoje (17), às 19h.  Entrada gratuita 

*Com a orientação da editora Ana Cristina Pereira.