Tá passando raiva com o wi-fi de sua casa? Saiba como deixá-lo potente

Especialistas dão dicas do que fazer para melhorar o sinal do wi-fi na sua casa

  • Foto do(a) author(a) Bárbara Carolina
  • Bárbara Carolina

Publicado em 3 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mais de 60% dos lares baianos têm acesso à internet, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Ou seja, são 3,1 milhões de imóveis conectados e em busca de um wi-fi potente. Por isso, o CORREIO pediu que especialistas apontassem o que pode ser feito para dar um up no seu wi-fi.

O primeiro passo é saber escolher o  roteador.  Técnico em informática e proprietário da loja especializada H2Tech Informática explica que é melhor optar pelos roteadores com duas antenas, que custam entre R$ 120 e 300. Já  o de uma antena varia de R$ 50 a 70. 

“Vale a pena investir mais porque o número de ganho de DDI (potência) é maior. Uma antena funciona como receptora e outra como emissora, enquanto aqueles aparelhos com uma só antena fazem múltipla função, colaborando para um sinal  pior ”. 

Já o analista em Rede de Computadores Felipe Eduardo Gomes de Santana alerta para a importância de manter o roteador atualizado. “É muito importante atualizar o firmware para garantir velocidade e segurança na transmissão de dados”.  

Outra dica é instalar um repetidor de sinal. “Em casas com mais de um andar e paredes muito grossas, isso acaba sendo um problema comum. A solução é o repetidor de sinais, que é fácil de configurar”, informa.  Felipe Santana alerta para a importância de manter o roteador atualizado (Foto: Acervo pessoal) Santana acrescenta ainda que o roteador pode travar por causa do aquecimento e indica reiniciá-lo manualmente com frequência. Ele sugere ainda manter o aparelho desligado no período que estiver fora de uso - como quando você estiver dormindo, por exemplo. “Isso poderá melhorar a transmissão de sinal, além de garantir maior vida útil ao equipamento”. 

Já quem depende do wi-fi para acesso a filmes, séries, clips e canais pagos, por exemplo, a orientação é não deixar o roteador no mesmo plano das smartvs. “Dê preferência aos lugares mais altos, mas não tão distantes da smartv. Se o seu roteador tiver mais de uma antena, pode deixar uma na vertical e outra na horizontal. A antena propaga o sinal mais fortemente na direção perpendicular. Na maior parte das vezes, o ideal é deixá-la reta para cima, com o sinal indo na horizontal”, diz Ferreira. Ele acrescenta  que o ajuste da frequência do roteador deve ser analisado. 

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, os baianos que têm acesso à internet revelaram que se conectam por diversos meios:  98,1% pelo celular, 46,1% pelo computador, 13,5% pela TV e 11,9% no tablet. A estimativa é que, com a proximidade da Copa do Mundo, aumente a venda de  smartvs.

Diretor de vendas da empresa especializada em produtos eletroeletrônicos de consumo SEMP TCL,  Kleber Carante diz que a expectativa de vendas da indústria  este ano é de 1 milhão e meio de televisores entre este mês e a primeira quinzena de junho. “Atualmente, as smartvs são mais de 80% do volume produzido na empresa. Dentro da nossa linha, acima de 32 polegadas, os aparelhos já são conectados em aplicativos como netflix e youtube”.