Tentativa de assalto a carro-forte acaba em tiroteio no Engenho Velho da Federação

salvador
21.01.2019, 17:19:50
Atualizado: 21.01.2019, 18:59:41
(Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

Tentativa de assalto a carro-forte acaba em tiroteio no Engenho Velho da Federação

'Muitos tiros', diz testemunha de confronto entre bandidos e seguranças

Ao menos quatro bandidos armados trocaram tiros com seguranças da transportadora de valores Preserve, no final da tarde desta segunda-feira (21), na Rua Apolinário de Santana, a principal do Engenho Velho da Federação, em Salvador. 

O intenso tiroteio, presenciado por dezenas de pessoas, aconteceu por volta de 16h30, durante uma tentativa de assalto ao carro-forte que chegava para abastecer a Loteria do Engenho Velho, em frente ao mercado Compre Mais.

O subtenente Garcia Vidal, coordenador de área da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação), informou que os quatro homens chegaram a pé e investiram contra os seguranças, que revidaram.

"Felizmente, nenhum transeunte ficou ferido e nada foi levado. Eles já chegaram abordando os profissionais da Preserve, que reagiram. Ao notar o poder de fogo dos seguranças, eles evadiram", informou ao CORREIO.

Ainda de acordo com o subtenente, o quarteto fugiu pelo Beco da Rabada. "Os seguranças são bem armados. Eles (bandidos) provavelmente estavam com armas menos potentes", concluiu.

Sem se identificar, um funcionário da Preserve afirmou à reportagem que cinco seguranças compõem a equipe de transporte da empresa. Ele confirmou que nada foi levado.

De acordo com o subtenente Garcia Vidal, policiais realizam rondas na região em busca dos suspeitos.

'Muitos tiros'
Acesso entre a Avenida Cardeal da Silva e o final de linha do Engenho Velho da Federação, a rua onde aconteceu o tiroteio, segundo moradores, estava bastante movimentada na hora do ataque.

"Não sei como ninguém ficou ferido, porque foi assustador a quantidade de tiros disparos dos dois lados. Um mais barulhento que o outro, terrível, assustador", afirmou a dona de casa Rita de Cássia García, 49.

Ela lembrou que a lotérica que o carro-forte chegava para abastecer já havia sido assaltada. "Já aconteceu um assalto, mas tem um tempinho, e não foi assim. Foi silencioso (ver mais abaixo). Tanto que só soubemos depois", afirmou ela, que mora no local há mais de 20 anos.

(Foto: Tailane Muniz/CORREIO)
(Foto: Tailane Muniz/CORREIO)
(Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

A aposentada Maria da Graça Santos, 61, chegou ao local para pagar uma conta, mas encontrou a lotérica fechada. 

"Que coisa absurda! Esses bandidos não têm mais limites. É impressionante. Não tem mais dia, não tem mais hora", lamentou ela, que estava de passagem.

A reportagem não encontrou funcionários do estabelecimento. Já os seguranças que sofreram a tentativa de assalto permaneceram dentro do carro-forte que, até por volta de 17h30, ainda estava parado no local.

Cápsulas de espingarda calibre 12 podiam ser vistas próximas ao veículo, que ficou marcado pelos disparos no capô, lateral esquerda, além da porta do motorista.

Mais tiros
Por volta de 17h40, as equipes de imprensa presentes no local se assustaram com ao menos dois estampidos vindos da localidade por onde os bandidos teriam fugido. Ainda não há informações de feridos.

Um segundo carro-forte foi encaminhado até o local para que os malotes de dinheiro fossem transferidos do veículo que sofreu a tentativa.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFV), que vai instaurar um inquérito para apurar o crime. 

Outro caso
Em junho do ano passado, dois seguranças de um carro-forte da mesma Preserve foram baleados durante outra tentativa de assalto à Loteria Engenho Velho, também no momento da entrega de valores.

Segundo os vigilantes, um homem armado entrou no estabelecimento e anunciou o assalto, enquanto outros três comparsas chegaram ao local no momento em que o carro de valores fazia coleta na casa lotérica.

Ambos os seguranças foram baleados na coxa direita, sendo que um deles foi abordado dentro do estabelecimento. Vários clientes se jogaram no chão com medo dos disparos. Um vídeo mostra o momento do ataque. Relembre.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/capita-marvel-nem-estreou-e-ja-tem-homem-boicotando/
Tudo por causa de um pedido da protagonista, Brie Larson, por mais inclusão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luisa-sonza-sera-convidada-do-trio-de-ivete-sangalo-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-anuncia-clipe-de-buzina-para-antes-do-carnaval/
A música mais animada do mais novo disco da drag deve ser sua aposta para o Carnaval
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-da-tv-sai-de-baixo-chega-aos-cinemas/
Elenco é o mesmo do programa, com exceção de Cláudia Jimenez
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/falha-tecnica-deixa-trens-e-estacoes-do-metro-lotados/
CCR Metrô diz que falha foi provocada por vandalismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fogo-em-piraja-comecou-em-espaco-alugado-pelo-sebrae/
Papéis, documentos e materiais de escritório foram atingidos pelas chamas; ninguém ficou ferido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ao-vivo-correio-transmite-liverpool-x-bahia-pela-sul-americana/
Jogo no Uruguai começa às 19h15 e define a classificação tricolor; veja as escalações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-e-entrevistada-ao-vivo-sobre-carnaval-2019/
Cantora abre cobertura especial do CORREIO sobre a maior festa popular da Bahia
Ler Mais