Terreiro Casa Branca reúne grupos de capoeira, dança e maculelê em feira de saúde

Evento movimentou berço do candomblé ketu, na Avenida Vasco da Gama

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marisa Vianna/Divulgação

Foto: Marisa Vianna/Divulgação A Praça de Oxum do Terreiro Casa Branca (Ilê Axé Iyá Nassô Oká), na Vasco da Gama, foi tomada por ações de saúde, educação e atividades de fortalecimento da identidade afro-brasileira no último final de semana. A XVI Feira de Saúde foi além do tema do evento e transformou a Casa Mãe do candomblé ketu em um caldeirão cultural.

Palestras sobre comprometimento e perseguição às religiões de matriz africana, além de lançamento de livros foram realizadas no sábado (29) junto com orientações de saúde relacionadas à população negra, aferição da pressão arterial, saúde bucal, mental e do idoso.

O evento teve também apresentações de Gincana dos Erês, Capoeira Dendê De Aro Amarelo, Bankoma, Matilde Ribeiro, Banda Didá, Grupo EnCompanhia de Interesse Popular e o Caruru dos Ibêjis de Mãe Sinha. “Os espaços de religião de matriz africana sempre foram reconhecidos como um lugar de cuidados da saúde, onde o legado africano, a tradição e a religiosidade são meios de manutenção do equilíbrio vital”, disse Gersonice Azevêdo Brandão, a Mãe Sinha, equede da Casa Branca.Além da capoeira, grupo Dendê De Aro Amarelo fez apresentações de maculelê e danças de orixás com as crianças do projeto. O mestre Dadá Jaques afirma que o trabalho social serve de fortalecimento da auto estima e identidade cultural. "Usamos como ferramentas pedagógicas a cultura africana no Brasil, que está em vários aspectos como na culinária, música, dança, vestes, literatura, instrumentos, lutas e religião", disse Dadá.

[[galeria]]

A XVI Feira de Saúde contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde; da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab); do Ministério da Saúde, através do Departamento de Gestão Estratégicas e Participativa; do Povo de Santo de diversas casas, da Rede de Mulheres de Axé de Recife, da Rede de Mulheres de Terreiros da Bahia, dos filhos e filhas da Casa Branca e da ONG de Capoeira Dendê De Aro Amarelo.

Confira um vídeo da apresentação de maculelê do grupo de capoeira Dendê De Aro Amarelo durante o evento.