Testes gratuitos de hepatite B e C são realizados em Salvador

Ação acontecerá no próximo dia 28, no Farol da Barra

Publicado em 15 de julho de 2019 às 18:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Testes gratuítos para a identificação das hepatites B e C serão realizados em Salvador. A ação acontecerá no próximo dia 28, das 8h às 15h, no Farol da Barra.

Os testes serão feitos pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, com apoio da Gilead Sciences. A ação ocorrerá em homenagem ao Dia Mundial de Combate às hepatites virais, comemorado anualmente em 28 de julho.

Especialistas e profissionais da área da saúde atenderão a comunidade e realizarão os exames, que terão seus resultados divulgados em apenas alguns minutos. Além disso, haverá triagem, atendimento médico e orientações sobre as doenças.

Pessoas com resultado positivo (reagente) para a hepatite B ou C serão encaminhadas instantaneamente a centros de referência em hepatologia para a realização de exames mais detalhados. Os pacientes serão acompanhados pela ONG Grupo Vontade de Viver e farão um tratamento adequado.

As doenças A hepatite B é causada pela infecção do vírus HBV, que pode causar grave dano hepático, cirrose e câncer no fígado, além de levar à morte quando não controlado adequadamente. Existe uma vacina indicada para adultos ou crianças, em 3 doses, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Embora ainda não exista cura para a hepatite B crônica, existe tratamento que reduz o risco de complicações e diminui a possibilidade de transmissão.

Já a hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Estima-se que no Brasil existam 700 mil portadores e grande parte desconhece o diagnóstico, especialmente em pessoas com mais de 40 anos. Esta é a maior causa de cirrose, câncer e transplantes de fígado no mundo. Porém, é o único tipo completamente curável através de tratamentos medicamentosos. 

O Brasil e a Organização Mundial de Saúde possuem planos de eliminar a hepatite B e C como problema de saúde pública até 2030.

Serviço: Testagem contra HCV – Dia Mundial de Combate às hepatites virais Onde: Farol da Barra (Largo do Farol da Barra, s/n - Forte de Santo Antônio da Barra - Barra - Salvador - Bahia) Quando: 28/07/2019 (domingo) Horário: 8h às 15h