Testes gratuitos de hepatite B e C são realizados em Salvador

salvador
15.07.2019, 18:47:00
Atualizado: 15.07.2019, 19:06:42
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Testes gratuitos de hepatite B e C são realizados em Salvador

Ação acontecerá no próximo dia 28, no Farol da Barra

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Testes gratuítos para a identificação das hepatites B e C serão realizados em Salvador. A ação acontecerá no próximo dia 28, das 8h às 15h, no Farol da Barra.

Os testes serão feitos pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, com apoio da Gilead Sciences. A ação ocorrerá em homenagem ao Dia Mundial de Combate às hepatites virais, comemorado anualmente em 28 de julho.

Especialistas e profissionais da área da saúde atenderão a comunidade e realizarão os exames, que terão seus resultados divulgados em apenas alguns minutos. Além disso, haverá triagem, atendimento médico e orientações sobre as doenças.

Pessoas com resultado positivo (reagente) para a hepatite B ou C serão encaminhadas instantaneamente a centros de referência em hepatologia para a realização de exames mais detalhados. Os pacientes serão acompanhados pela ONG Grupo Vontade de Viver e farão um tratamento adequado.

As doenças
A hepatite B é causada pela infecção do vírus HBV, que pode causar grave dano hepático, cirrose e câncer no fígado, além de levar à morte quando não controlado adequadamente. Existe uma vacina indicada para adultos ou crianças, em 3 doses, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Embora ainda não exista cura para a hepatite B crônica, existe tratamento que reduz o risco de complicações e diminui a possibilidade de transmissão.

Já a hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Estima-se que no Brasil existam 700 mil portadores e grande parte desconhece o diagnóstico, especialmente em pessoas com mais de 40 anos. Esta é a maior causa de cirrose, câncer e transplantes de fígado no mundo. Porém, é o único tipo completamente curável através de tratamentos medicamentosos. 

O Brasil e a Organização Mundial de Saúde possuem planos de eliminar a hepatite B e C como problema de saúde pública até 2030.

Serviço:
Testagem contra HCV – Dia Mundial de Combate às hepatites virais
Onde: Farol da Barra (Largo do Farol da Barra, s/n - Forte de Santo Antônio da Barra - Barra - Salvador - Bahia)
Quando: 28/07/2019 (domingo)
Horário: 8h às 15h

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nissan-frontier-conquista-pelo-conforto-a-bordo/
Jornalista rodou pela Bahia com a cabine dupla com motor biturbo a diesel. Assista ao vídeo com as impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paulo-vieira-nao-cansa-de-fazer-rir/
Humorista já fez cinco programas na Globo, incluindo o Fantástico e vai estrear programa no Globoplay
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/live-discute-cobertura-e-influencia-da-imprensa-na-guerra-da-independencia/
Assista à live-aula especial sobre o Dois de Julho com Nelson Cadena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neto-ocupacao-em-84-eu-abro-tudo-colapsa-o-sistema-e-o-culpado-vai-ser-quem/
Prefeito de Salvador diz que manterá restrições para preservar vidas e garante não temer pressões: ‘Só vamos abrir o comércio quando for possível’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/whatsapp-anuncia-figurinhas-animadas-e-video-chamadas-com-ate-8-pessoas/
Modo escuro também está entre as novidades; veja vídeo e saiba mais detalhes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imprensa-e-dois-de-julho-sera-tema-de-segunda-live-do-correio-sobre-independencia/