The Killers abraça imigrantes em clipe dirigido por Spike Lee

Vídeo mostra famílias na fronteira do México com os EUA e faz dura crítica a Donald Trump

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2019 às 14:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O drama dos imigrantes que tentam cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos é retratado no novo clipe do The Killers, Land of the Free (em tradução livre, Terra da Liberdade). 

Dirigido pelo cineasta Spike Lee (Faça a Coisa Certa e Infiltrado na Klan), o clipe é repleto de críticas ao governo de Donald Trump. De acordo com um comunicado emitido pela banda, Spike Lee teve "completo controle criativo" do clipe. As filmagens foram feitas em uma viagem de duas semanas do diretor pela fronteira dos Estados Unidos com o México - no final de 2018 - e mostram cenas de famílias tentando atravessar.

Dentre os registros, famílias migrantes sendo atingidas por bombas de gás lacrimogêneo disparadas por agentes da fronteira. O ostensivo trabalho das equipes de segurança na área, com deslocamento de helicópteros e uso de armamento pesado, também é enfatizado.

"Nós temos um problema com as armas/ Na terra dos livres/ Lá embaixo na fronteira, eles vão construir um muro de concreto e vigas de aço (Eu estou de pé chorando)", diz um dos trechos da nova música. 

Esta semana, o vocalista Brandon Flowers, lembrou a história da própria família: sua avó imigrou da Lituânia para os Estados Unidos fugindo da opressão da União Soviética. Em referência à imigração, Flowers escreveu em nota publicada no Twitter:

"Nós desonramos os nossos valores, nossos ancestrais e nossa herança quando jogamos bombas em nossos irmãos e irmãs buscando por asilo. Eu vejo a minha família nos olhos vulneráveis dessas pessoas, afinal, não faz muito tempo que a minha avó  e sua família imigrou da lituania para a américa […] eles escolheram deixar tudo o que conheciam para trás para vir para a américa, trabalhando duramente em perigosas minas de carvão, do que enfrentar a tirania em seu próprio país".

Land of the Free marca o retorno do grupo, que desde 2017 não lançava nenhum trabalho. Gravada no estúdio do próprio grupo, o Battle Born, em Las Vegas, e tendo como produtor Jacknife Lee, a canção tem ainda a participação de um coro para transmitir mais emoção.