Trabalho pela paz na folia: estivemos sempre próximos ao cidadão

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Após diversos dias de folia, chegamos a mais um resultado positivo para Salvador: o sucesso do Carnaval 2019, o mais animado de todo o país, segundo pesquisa do Instituto Paraná.Para a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), os números são para comemorar.

Com mais de 900 agentes empregados durante a folia, a GCM garantiu apoio a várias secretarias, a proteção dos equipamentos públicos, realizou patrulhamento preventivo nos circuitos e conseguiu  com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) a retirada de centenas de objetos com potencial de arma branca, nas áreas onde os foliões se divertiam.

Buscamos contribuir pela paz e tranquilidade de nosso Carnaval. Estivemos sempre próximos ao cidadão, atuando não apenas com cortesia, mas utilizando mecanismos que possibilitassem mais conforto e mais segurança aos foliões.

Ao longo dos circuitos, dezenas de agentes realizavam o trabalho de identificação de crianças, ao mesmo tempo em que orientavam os responsáveis sobre os cuidados e atenção que deveriam ter com os pequenos foliões. Associado a isso, guardas civis distribuíram ventarolas com dicas de segurança, trabalho que antecedeu a festa com a distribuição em estações de transbordo, aeroporto e na rede hoteleira da cidade.

O planejamento realizado pela Guarda Civil Municipal foi desenvolvido com todo o cuidado para que as ações atingissem o objetivo de contribuir com o sucesso da folia.  Nossos agentes foram preparados com diversos treinamentos, não só para atuar em momentos de crises, mas, principalmente, para evitar que conflitos acontecessem.

A Guarda Civil pôde ainda devolver o brilho dos antigos carnavais para alguns públicos, através de marchinhas entoadas pela Banda de Música do órgão, que levou alegria a idosos e crianças, em parceria com as Secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Também utilizamos cães adestrados da GCM em atividades de cinoterapia, nos camarotes da acessibilidade.

Ter o reconhecimento da população, diante das diversas atividades desenvolvidas pela Guarda Civil, serve como mola propulsora para o aperfeiçoamento do trabalho e a busca constante pela prestação de um serviço de excelência.

Nesse Carnaval, além de comemorarmos os resultados positivos, parabenizamos a dedicação dos servidores desta corporação, que honram sua farda azul-marinho e que, a cada dia, demonstram à sociedade a importância da Guarda para a sociedade soteropolitana.

Com milhares de atendimentos registrados, sejam eles em apoio aos órgãos públicos ou ao cidadão, a GCM sente a cada dia que está no caminho certo e estará sempre pronta a servir aos munícipes e visitantes da nossa cidade, atuando principalmente na prevenção à violência, garantindo o direito de ir e vir e, acima de tudo, protegendo a vida.

Maurício Rosa Lima é diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – Prefeitura de Salvador

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores