Tudo que você precisa saber sobre o funcionamento do metrô até o Aeroporto

Agora, ir da Lapa ao Aeroporto dura apenas 35 minutos de metrô

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 26 de abril de 2018 às 15:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Voltar mais tarde do cinema, ficar mais tarde na festa e até arriscar fazer um curso fora da cidade de Lauro de Freitas. Agora, o estudante Itamar Ferreira Fernandes, 14 anos, vai fazer todas essas atividades sem se preocupar muito com o horário de voltar pra casa.

Ele vai sair do local onde mora, no bairro do Caji, também na cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), pegar um ônibus até a nova Estação Aeroporto do metrô, inaugurada na manhã desta quinta-feira (26), e seguir viagem. "Agora que o metrô chegou aqui [em Lauro de Freitas], ninguém me segura. Já vou pro shopping hoje de noite", avisou.

O percurso da Lapa ao Aeroporto, de carro, dura 1h40 no horário do rush. Já com o metrô, a estimativa é que seja feito o mesmo percurso em 35 minutos. O adolescente aproveitou a inauguração da nova estação para conhecer o meio de transporte. Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO "Eu fiz questão de vir com o pessoal da minha escola, porque fiquei curioso", afirmou ele, durante o início da cerimônia que marcou a abertura da última estação da linha 2.

Quem também foi matar a curiosidade com o metrô foi Alberto Alves, conhecido como 'Índio de Praça' de Lauro. "Eu estou cabreiro com esse metrô, porque acho que é um monstro da civilização. Aí eu saí de casa só pra conhecer. Quem sabe eu não entro um dia", questionou ele. 'Índio de Lauro' diz que metrô é monstro da civilização Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Diferentemente de Alberto, o aposentado Hildécio Brandão, 70 anos, vê o metrô como uma necessidade."Meus filhos moram em Salvador. Com a chegada do metrô aqui, no Aeroporto, eu vou ter como ir mais vezes. Acho importante esse metrô para quem mora aqui em Lauro", disse o aposentado.A primeira viagem do metrô na nova estação contou com a presença governador Rui Costa, que falou sobre o projeto: "Um sonho que se realiza. Fruto de um trabalho de anos, de quem acreditou no projeto. Ter um projeto que se tornou referência em obra pública nos deixa orgulhosos. Hoje, várias empresas nos procuraram pra conhecer esse projeto"."Agora em maio, sai da Estação Pirajá e vai para Brasilgás, em Cajazeiras", complementou. Como funciona? A nova Estação Aeroporto tem 9.189, 78 metros quadrados de área construída e é vigiada por 139 câmeras de segurança. Rondas dos agentes de atendimento e segurança, e iluminação em LED também vão ajudar na segurança do local. Composta por sanitários, dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, a estação possui dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade. 

E o terminal de ônibus? A nova estação é integrada ao Terminal de Integração de Ônibus, que está sendo construído na região – e tem previsão de entrega para julho deste ano e ao Terminal de Shuttle – ônibus exclusivo para traslado para o Aeroporto de Salvador. 

Até a inauguração do Terminal de Ônibus do Aeroporto,  a integração com o metrô será feita provisoriamente nos pontos de ônibus situados na rua Dr. Gerino de Souza Filho, no sentido Salvador, e nos pontos da Avenida Santos Dumont (ponto do viaduto), próximos ao acesso da passarela para a estação do metrô, no sentido Lauro de Freitas. No total serão 45 linhas metropolitanas e nove urbanas (de Salvador) que passarão pelos pontos que se integram à Estação Aeroporto.

Para quem mora em Lauro de Freitas, a integração será realizada apenas pelas linhas metropolitanas que já atendem plenamente ao município da RMS. Assim, os usuários que moram na cidade, pagam apenas uma tarifa com o uso dos cartões do metrô, SalvadorCard ou Metropasse. A estação vai funcionar das 5h à 0h, inclusive nos feriados e finais de semana. A tarifa é de R$ 3,70.

Vai ter integração? O serviço de integração para o Aeroporto vai contar com uma frota composta por seis ônibus com identidade da CCR Metrô Bahia. Eles terão capacidade para realizar, no mínimo, 234 viagens por dia, com intervalo máximo de 10 minutos e sem paradas intermediárias. Os ônibus são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e contarão com ar-condicionado, assentos preferenciais, espaço exclusivo para até 16 malas grandes ou 32 médias, câmeras internas de monitoramento, e capacidade para 75 passageiros – 19 sentados e 56 em pé.

Como funcionam os 'shuttle'? Quem chega de viagem pelo Aeroporto não vai ter nenhum custo para sair dele e acessar a estação do metrô. Isso será feito através dos ônibus do Terminal Shuttle, que ligarão de forma gratuita o terminal aeroportuário e a nova estação. Os veículos serão oferecidos do início ao término da operação diária do metrô.

Já para acessar o modal, o passageiro terá pagar pelo acesso ou usar um dos cartões de integração (CCR Metrô Bahia, Metropasse ou SalvadorCard). Os usuários que já tenham validado sua viagem em alguma estação de metrô, ou seja, que queiram ter acesso ao Aeroporto, também podem usar os ônibus. O valor da tarifa do metrô é R$ 3,70.

Com uma distância de 2,5 km, o percurso Metrô-Aeroporto levará até 10 minutos; no sentido contrário, Aeroporto-Metrô, os usuários farão um trajeto de 1,5 km, em aproximadamente 4 minutos. O acesso dos ônibus à Estação Aeroporto será feito pela Rua das Locadoras.

Ônibus terão faixa especial Para melhorar a operação de integração nos pontos, o viaduto para acesso a Lauro de Freitas terá a quarta faixa exclusiva para coletivos, facilitando o acesso aos pontos de ônibus para integração com a estação do metrô. Haverá uma sinalização especial na Avenida Santos Dumont destacando a exclusividade da faixa. Confira abaixo a lista das linhas metropolitanas que estarão integradas à estação. *Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier