Ufba: alunas se reúnem para discutir violência na universidade

Estudantes discutiram propostas para solucionar as questões de violência contra a mulher

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 31 de julho de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho

"Nao é questão de iluminação, nem de poda de árvore. Nao é a luz que vai trazer segurança para gente". As frases foram ditas por uma aluna do curso de gênero e diversidade da Universidade Federal Bahia (Ufba), Lara Amorim. Ela foi uma das estudantes que participou do encontro que debateu as questões dos recentes casos de estupro na universidade, no início da noite da segunda-feira (30). O assunto voltou à tona na semana passada, quando um homem foi preso por estuprar duas funcionárias e uma aluna da instituição.

A discussão ocorreu na frente da Biblioteca Central, no campus de Ondina, e teve a participação de professoras, técnicas, terceirizadas e alunas de outras instituições. 

"Organizamos essa reunião porque estávamos insatifestas com a resposta da universidade em relação aos casos de violência que estão acontecendo. Percebemos que muitos homens estavam tomando a frente, dizendo o que achavam melhor, mas nada contempla o que nós, mulheres, precisamos", completou Lara. 

Uma das discussões do encontro foi sobre o envio de uma carta ao reitor da Ufba, João Carlos Salles, com as propostas debatidas. Entre elas,presença de  guardas mulheres nos campi, a oferta de uma disciplina sobre gênero em todos os cursos e implementação do apito que alertaria para situações de violência.

“As mulheres propuseram uma série de ideias e soluções. Nesta carta, vamos colocar todas as propostas para pressionar a reitoria”, disse a estudante de gênero e diversidade e militante Lara Amorim. As alunas aproveitaram a ocasião para denunciar três casos abusos registrados na residência da universidade.

 O CORREIO procurou a assessoria da Ufba, mas não obteve retorno. Nesta segunda, a universidade tomou a medida só liberar a entrada de alunos que estudam no turno da noite com a presença do comprovante de matrícula. 

Ufba reforça segurança  Diante dos casos de estupro, a Ufba resolveu adotar medidas de reforço de segurança, na quinta-feira (26). Entre as iniciativas estão revisão da iluminação, poda da vegetação, instalação de novas câmeras e reposicionamento das que já existem.

“A segurança é um assunto central e permanente da gestão da Ufba, que vem adotando um conjunto articulado de medidas destinadas a reforçar a segurança da comunidade universitária e da população baiana que frequenta seus campi, preservando, ao mesmo tempo, sua essência de espaço aberto e acolhedor”, diz a nota da Ufba que a Ufba divulgou.

*Com supervisão da editora Tharsila Prates