Ufba anuncia retorno das aulas a partir dessa quarta (30)

Efeitos da greve dos caminhoneiros cancelaram aulas neste início de semana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2018 às 14:19

- Atualizado há um ano

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) comunicou, no início da tarde desta terça-feira (29), a retomada das aulas de graduação e pós-graduação, a partir dessa quarta (30). Segundo a Reitoria da instituição, a decisão foi tomada após ser constatado "o restabelecimento de condições suficientes de mobilidade urbana, também com a informação das autoridades municipais de Salvador, tanto por meio da imprensa quanto em contato direto, de circulação ora regular da frota de ônibus". As aulas foram suspensas nestas segunda e terça por conta dos efeitos da greve nacional dos caminhoneiros.

A situação do IMS-CAT, em Vitória da Conquista, está sendo apreciada e será objeto de decisão específica da unidade, em acordo com a Reitoria. "Cumpre observar, porém, que os efeitos deste momento de tamanha instabilidade conjuntural não cessaram instantânea e completamente e podem ainda afetar o acesso e as atividades de docentes, discentes ou técnicos. Dessa forma, no espírito de manifestações anteriores, pedimos a compreensão de docentes para que, nesta semana, sejam evitadas avaliações e aplicações de faltas. O bom senso e o espírito de colaboração devem prevalecer em momentos assim delicados. E eles devem emanar bem mais da comum autoridade acadêmica construída por cada agente responsável pela instituição do que de decisões sumárias da autoridade constituída", pontua a instituição.

Ainda de acordo com a Reitoria da Ufba, "importa salientar que esse espírito também se aplica às atividades de corpo de servidores".

"Como registramos em nota anterior, ao suspendermos aulas, mencionamos a manutenção das demais atividades, 'em conformidade com planejamento de unidades e setores, que avaliarão as condições efetivas para sua operação'. Reiteramos, portanto, a importância dessa orientação geral, pela qual tivemos em conta o sentimento de dever e o desejo dos servidores docentes e técnicos de fazerem funcionar nossa instituição, mas deixamos esse discernimento para cada unidade e setor, capazes que são de estabelecer um diálogo construtivo e mais aptos que estão para avaliar especificidades, no melhor interesse da instituição e da sociedade", conclui o comunicado, divulgado no site da universidade.