'Um monstro obcecado por Isabel', diz irmã de balconista morta pelo ex-marido 

Isabel tinha duas filhas adolescentes com o ex-marido Jairo, que foi preso

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 23 de junho de 2018 às 18:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Isabel tinha duas filhas adolescentes com o ex-marido Jairo, que foi preso (Foto: Reprodução) Ainda sob efeito de medicamentos, Maraísa Bramont, 31 anos, compareceu na manhã deste sábado (23) ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR) para liberar o corpo da irmã, a recepcionista Isabel Cristina Bramont Moraes, 35 anos.  “Ele é um monstro, é obcecado por Isabel”, disse ela em relação ao ex-cunhado, Jairo Fernandes.

Isabel foi levada à UPA de Itapuã pelo próprio Jairo. Ela apresentava sinais expressivos de agressões físicas. “Olhei o corpo dela todo e não tinham sequer uma perfuração. Ele a matou com uma esganadura”, declarou Maraísa no IMLNR. 

Apesar da declaração de Maraísa quanto à causa da morte de sua irmã, a assessoria de comunicação da Polícia Civil informou apenas que Jairo está preso por feminicídio. Ele passou pela audiência de custódia no início da tarde, na Central de Flagrantes, e a Justiça decretou a prisão preventiva de Jairo. O corpo de Isabel foi enterrado às 16h30 deste sábado, no cemitério Campo Santo, na Federação.

Prisão  Assim que Isabel deu entrada na UPA, Maraísa foi avisada por enfermeiras da unidade. “Me disseram que ela tinha passado mal e que por isso estava lá. Quando cheguei, foi o momento que elas falaram a verdade para mim. Fiquei arrasada”, contou a irmã da vítima. 

No mesmo momento que ligaram para Maraísa, as enfermeiras acionaram a Polícia Militar do posto, que prendeu Jairo.“As enfermeiras desconfiaram pelo fato de Jairo ter chegado de bermuda, sem camisa e com arranhões no rosto, como se minha irmã tivesse lutado para não morrer”, contou.  Espancamentos Isabel e Jairo não eram casados, mas estavam juntos desde quando ela tinha 14 anos. “De uma hora para outra, ele desenvolveu um ciúme doentio. Só deixava minha irmã sair com a mãe e a irmã dele. Uma época ela teve que sair de todas as redes sociais por determinação dele”, contou. 

Isabel era espancada constantemente. “Ele batia muito, mas ela nunca prestou queixa. Ele a empurrou de uma escada abaixo e com um tapa lesionou o tímpano dela. A gente sabia de tudo, mas ela sempre dizia que estava tudo bem, o que não era verdade. Mas não podíamos fazer nada a não ser apoiá-la em suas decisões”, lamentou Maraísa. 

Ultimamente, Isabel morava na casa da sogra, em Itapuã, junto com as duas filhas que teve com Jairo. “A gente sabia que o relacionamento deles era algo estranho. Ela dormia na casa da sogra e ele em outro lugar, vivia saindo com outras mulheres. Eu mesmo já o vi com outras mulheres na rua”, relatou Maraísa. 

Isabel era a filha mais velha de quatro irmãs. “Minha irmã era zelosa, fazia tudo pelos os filhos. Só vivia sorrindo, apesar de todos os problemas com ele, ela vivia sorrindo. Era uma mãe, uma irmã excepcional”, lamentou Maraísa.

Veja onde buscar ajuda em casos de violência doméstica: Cedap (Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa) – Atendimento médico, odontológico, farmacêutico e psicossocial a pessoas vivendo com HIV/AIDS. Endereço: Rua Comendador José Alves Ferreira, nº240 – Fazenda Garcia. Telefone: 3116-8888. 

Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan) – Oferece atendimento jurídico e psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência. Endereço: Rua Gregório de Matos, nº 51, 2º andar – Pelourinho. Telefone: 3321-1543/5196. 

Cras (Centro de Referência de Assistência Social) – Atende famílias em situação de vulnerabilidade social. Telefone: 3115-9917 (Coordenação estadual) e 3202-2300 (Coordenação municipal) 

Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) – Atende pessoas em situação de violência ou de violação de direitos. Telefone: 3115-1568 (Coordenação Estadual) e 3176-4754 (Coordenação Municipal) 

Creasi (Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso) – Oferece atendimento psicoterapêutico e de reabilitação a idosos. Endereço: Avenida ACM, s/n, Centro de Atenção à Saúde (Cas), Edifício Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto – Iguatemi. Telefone: 3270-5730/5750. 

CRLV (Centro de Referência Loreta Valadares) – Promove atenção à mulher em situação de violenta, com atendimento jurídico, psicológico e social. Endereço: Praça Almirante Coelho Neto, nº1 – Barris, em frente a Delegacia do Idoso. Telefone: 3235-4268. 

Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) – Em Salvador, são duas: uma em Brotas, outra em Periperi. São delegacias que recebem denúncias de violência contra a mulher, a partir da Lei Marinha da Penha. 

Deam Brotas – Rua Padre José Filgueiras, s/n – Engenho Velho de Brotas. Telefone: 3116-7000. 

Deam Periperi – Rua Doutor José de Almeida, Praça do Sol, s/n – Periperi. Telefone: 3117-8217. 

Deati (Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso) – Responsável por apurar denúncias de violência contra pessoas idosas. Endereço: Rua do Salete, nº 19 – Barris. Telefone: 3117-6080. 

Derca (Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente) Endereço: Rua Agripino Dórea, nº26 – Pitangueiras de Brotas. Telefone: 3116-2153. 

Delegacias Territoriais – São as delegacias de cada Área Integrada de Segurança Pública. Segundo a Polícia Civil, os estupros que não são cometidos em contextos domésticos devem ser registrados nessas unidades. Em Salvador, existem 16 (http://www.policiacivil.ba.gov.br/capital.html). 

Disque Denúncia – Serviços de denúncia que funcionam 24 horas por dia. No caso de crianças e adolescentes, o Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos oferece o Disque 100. Já as mulheres são atendidas pelo Disque 180, da Secretaria de Políticas Para Mulheres da Presidência da República. Fundação Cidade Mãe – Órgão municipal, presta assistência a crianças em situação de risco. Endereço: Rua Prof. Aloísio de Carvalho – Engenho Velho de Brotas. 

Gedem (Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia) – Atua na proteção e na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. Endereço: Avenida Joana Angélica, nº 1312, sala 309 – Nazaré. Telefone: 3103-6407/6406/6424. 

Iperba (Instituto de Perinatologia da Bahia) – Maternidade localizada em Salvador que é referência no serviço de aborto legal no estado. Endereço: Rua Teixeira Barros, nº 72 – Brotas. Telefone: 3116-5215/5216. 

Nudem (Núcleo Especializado na Defesa das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado) – Atendimento especializado para orientação jurídica, interposição e acompanhamento de medidas de proteção à mulher. Endereço: Rua Pedro Lessa, nº123 – Canela. Telefone: 3117-6935. 

Secretaria Estadual de Políticas Para Mulheres Endereço: Alameda dos Eucaliptos, nº 137 – Caminho das Árvores. Telefone: 3117-2815/2816. 

SPM (Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres de Salvador) – Endereço: Avenida Sete de Setembro, Edifício Adolpho Basbaum, nº 202, 4º andar, Ladeira de São Bento. Telefone: 2108-7300. 

Serviço Viver – Serviço de atenção a pessoas em situação de violência sexual. Oferece atendimento social, médico, psicológico e acompanhamento jurídico às vítimas de violência sexual e às famílias. Endereço: Avenida Centenário, s/n, térreo do prédio do Instituto Médico Legal (IML) Telefone: 3117-6700. 

1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar – Unidade judiciária especializada no julgamento dos processos envolvendo situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com a Lei Maria da Penha. Endereço: Rua Conselheiro Spínola, nº 77 – Barris. Telefone: 3328-1195/3329-5038.