UNIRB é pioneira na oferta de curso de jogos digitais na Bahia

Segmento deverá movimentar 135 bilhões de dólares na economia mundial em 2018

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 11 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Shutterstock

O setor de jogos deverá encerrar este ano com receita de aproximadamente 135 bilhões de dólares. A informação foi divulgada pelo portal Newzoo, no início de novembro, e anima bastante os amantes dos games, que comemoram o fato de a brincadeira ganhar status de profissão. Isto prova que opções de jovens como Iângles Oliveira, 19 anos, é um acerto de carreira e, longe de ser “algo de desocupado” é uma atividade lucrativa e está no hall das habilidades do novo mercado de trabalho.

Aluno do primeiro semestre do curso tecnológico de Jogos Digitais do Centro Universitário UNIRB, ele nutre o desejo de ser um gamer desde criança, quando não se contentava só em jogar, mas modificava as plataformas dos jogos. “A vontade de estudar a área veio aos 12 anos, quando descobri que existia a graduação voltada para os jogos. Tenho expectativa de produzir conteúdo de jogos e aplicativos para o celular para deixar as pessoas felizes ao jogarem algo que eu criei. Penso futuramente em atuar no mercado de jogo digitais para minha realização profissional”, diz.

Formação universitária Engana-se quem pensa que as universidades são incompatíveis com os jogos. Prova disso é que, em Salvador, três instituições oferecem o curso de Jogos Digitais. A pioneira delas é o Centro Universitário Regional do Brasil – UNIRB, que conta com a formação desde 2015. O curso tecnológico tem duração de 2 anos e meio e possui matriz com 35 disciplinas específicas, entre elas:Animação para Jogos, Inteligência Artificial, Jogos Sérios, Realidade Virtual e Roteirização.

Diego Bezerra, coordenador do curso, ressalta que os jogos nunca estiveram tão presentes em nossas vidas, muito por conta da popularização de tablets e smartphones. Uma das cenas mais comuns são crianças, adolescentes, adultos e idosos se divertindo na companhia de seus dispositivos. “Existem desde os jogadores casuais aos profissionais. Estes últimos, se sustentam e criam longa carreira, participando de competições e realizando propaganda de produtos gamer”, salienta. A UNIRB oferece o curso de Jogos Digitais desde 2015 A previsão divulgada pelo portal Newzoo demonstra a importância do segmento para a economia mundial e também abre o leque de possibilidade para quem sonha em tornar-se um profissional da área. O primeiro passo para entrar e manter-se no ramo dos jogos digitais como um profissional é estar antenado com as tendências de mercado. Ou seja: conhecer quais são as plataformas (videogame, PC, Web, mobile, etc.) que possuem maiores números de usuários. Também é fundamental ter domínio das tecnologias inovadoras que possibilitam grande imersão na trama desenvolvida como, por exemplo, realidade virtual e realidade aumentada. Enfim, tudo o que possibilite ao usuário satisfação nesse momento de lazer.

“Outra dica é a de formar grupos de desenvolvimento e parcerias com profissionais de outras áreas criativas para, assim, elaborar o enredo, artes, animação e música. Exemplo de cursos parceiros: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Comunicação Social - Jornalismo; Comunicação Social - Radialismo; Design Gráfico; Engenharia de Software; Fotografia; Marketing; Paisagismo; Produção Multimídia; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Sistemas para Internet”, orienta o coordenador.

Quanto mais conhecimento, maiores as chances de faturamento e remuneração. Para se ter uma ideia, o salário inicial como desenvolvedor de games gira em torno de R$ 6 mil. Mas atenção para o que diz o professor Diego Bezerra: “Obviamente, quanto maior a qualificação e experiência, maiores os salários. Lembrando que o profissional pode ser independente, e nesses casos, o valor pode flutuar bastante, existindo casos em que os jogos chegam a ser avaliados em dezenas, centenas ou até milhares de reais”.

Mercado local Se você deseja atuar no segmento e pensa que precisará mudar de cidade ou estado para isso, atenção: Salvador já está em expansão nesta área e oferece espaço na indústria, no comércio e na educação com os jogos sérios e virtualização de ambientes de trabalho, por exemplo. São aplicativos que facilitam a prototipagem, maquetes virtuais e apps de ensino de forma lúdica."Quanto maior a qualificação e experiência, maiores os salários. Existem casos em que os jogos chegam a ser avaliados em dezenas, centenas ou até milhares de reais" Diego Bezerra, coordenador do curso de Jogos Digitais da UnirbO turismo é outra área que pode beneficiar-se dessas mesmas ferramentas e melhorar o repasse das informações aos visitantes de centros culturais, museus e outros estabelecimentos do setor. “Essas medidas permitem uma maior fixação do conteúdo por parte dos visitantes. Há ainda o setor dos tradicionais jogos de lazer encontrados em videogames, computadores, tablets e smartphones”, frisa Diego.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.