Unirb leva serviço odontológico à projetos sociais

Professores e alunos da instituição de ensino realizam, em média, 180 atendimentos por dia

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 19 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Quanto vale um sorriso? Se for um sorriso de resgate da autoestima e da promoção da saúde, ele tem um valor inestimável, sobretudo, para pessoas que não teriam recursos financeiros para arcar com tratamentos em clínicas. Os 87 idosos internos da ACCABEM (Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes) conhecem de perto tal realidade. Porém, por meio de uma parceria social entre a instituição, localizada no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, e o curso de Odontologia da Unirb, eles tiveram acesso aos serviços odontológicos necessários gratuitamente. 

A vice-presidente da entidade, Maria de Fátima Soares Cerqueira, afirma que o trabalho dos professores e alunos foi muito especial e importante para os idosos, pois eles não levaram só o atendimento odontológico, mas foram amigos e amorosos com os internos. “Eles foram muito atenciosos e houve muita afinidade com nossos idosos. Vai ser uma satisfação tê-los aqui mais vezes”, comenta.  A ACCABEM existe desde 1995 e além de idosos também atende adultos com necessidades especiais. “A nossa filosofia não é só dar o alimento, mas acolher a todos eles. Nossa filosofia é espírita mas atendemos a todos”, enfatiza Fátima. 

Experiência única  A possibilidade de unir a técnica à uma causa do bem para ajudar pessoas que precisam, através do atendimento da clínica escola, trouxe um novo sentido para o aluno Antônio Gabriel Sousa da Silva, 27 anos, que cursa o 7° semestre de Odonto. “Meu maior aprendizado, além do conhecimento prático embasando toda a teoria obtida em sala de aula, é poder fazer a minha parte e ajudar a sociedade”, salienta. O estudante acredita que participar do projeto colabora com a sua formação generalista, atendendo nas diversas áreas que são abordadas durante a jornada acadêmica, e também humanista ao beneficiar as pessoas com pouco acesso à educação e à saúde.

Propósito social  Ir além da formação técnica e colaborar para formar para o mercado profissionais mais humanos, empáticos diante da necessidade das pessoas e que tenham sua profissão como missão e não somente como fonte de renda. É com este propósito que a Unirb chancela o projeto social desenvolvido por seus professores  e alunos de desenvolver ações de atendimentos  odontológicos para a população em geral e para Instituições  filantrópicas  associadas. Esses atendimentos  acontecem tanto na clínica escola quanto em asilos, creches e ONGs de forma totalmente gratuita. 

De acordo com a professora Simone Tosta, coordenadora do curso, o projeto foi criado em 2015 e de lá para cá atende, em média, 180 pacientes por dia. Em ações internas e externas são realizados serviços clínicos voltados, sobretudo, para a prevenção, a exemplo de restaurações, tratamento endodôntico (canal), periodontia,  cirurgia oral menor, odontopediatria, atendimento a idosos e pacientes com necessidades especiais, além de urgência odontológica. 

A iniciativa social não só dialoga com a proposta acadêmica do curso de Odontologia, mas vai além. “Segundo a Diretriz Curricular Nacional, o futuro  cirurgião dentista deverá ter o perfil generalista, reflexivo, humanista e ético. Sendo assim, a Unirb proporciona aos seus alunos vivências no âmbito acadêmico, que os prepare para desenvolver habilidades e competências que comungam com as necessidades da população”, enfatiza a coordenadora. 

Instituições que necessitam do atendimento odontológico podem entrar em contato com a coordenação do curso e solicitar o serviço por meio de um ofício. Mais informações: Clínica Escola UNIRB, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h.  Endereço: Rua Deraldo Mota, nº55, bairro de Piatã (ao lado do SESC). Site: www.unirb.edu.br . Telefone: (71) 3368-8300.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.