Vai à festa de Iemanjá no Rio Vermelho? Tudo o que você precisa saber está aqui

O CORREIO preparou um guia indicando onde estão os principais serviços, eventos e dicas da festa

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: O presente dos pescadores chega ao barracão às 5h (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Quando os primeiros raios solares começarem a aparecer neste sábado (2), já vai ter gente no Rio Vermelho. Vai ter gente que, desde a sexta-feira (1), já chegou para a principal festa do bairro mais boêmio da cidade. Mas, oficialmente, a Festa de Iemanjá – também chamada carinhosamente de ‘O 2 de Fevereiro’, com letra maiúscula e tudo – tem o marco inicial às 5h. 

É justamente quando uma alvorada de fogos de artifício marca a chegada do presente principal ao bairro. Dali até o resto do dia, milhares de pessoas são esperadas para entregar presentes a Iemanjá, homenagear a dona da festa e também curtir os outros eventos que acontecem no perímetro da celebração principal, entre a Praia da Paciência e a Praça Colombo. 

O presente dos pescadores foi preparado por Mãe Jacira de Obaluaê, ialorixá do terreiro Ilê Axê Jibayê, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Responsável pela oferenda há quatro anos, ela contou ao CORREIO que as primeiras consultas a Iemanjá começaram há cerca de 40 dias. “Antes de começar o ano, já vamos sondando o orixá, para ver o que ela quer como presente. Esse ano já começou difícil, com essa tragédia terrível (o rompimento da barragem em Brumadinho). Nosso pedido, não só para Iemanjá, mas para todos os orixás, é que venha um ano menos sofrido, que nos dê mais esperança”, disse ela, sem entrar em detalhes sobre o presente. A entrega da oferenda está prevista para 15h30, com uma procissão marítima. Além do presente organizado pela colônia de pescadores, são entregues cerca de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores.

A festa religiosa segue até as 18h, mas a parte profana deve durar até às 22h. Alguns dos serviços públicos no roteiro da festa vão até 1h da manhã do domingo (3), o dia seguinte – é o caso das linhas de ônibus que vão ter horário ampliado pela Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob). 

Para ajudar quem vai à festa neste sábado, o CORREIO preparou um guia com as principais informações do circuito: de onde estão postos de saúde salva-vidas até os locais onde haverá ponto de táxi, mototáxi e interdição de trânsito. Para completar, confira dicas de como se vestir e do que pode e do que não se deve fazer na festa.  A parte religiosa da festa vai até 18h (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO) Confira como e onde vão funcionar os principais serviços da festa

Posto de saúde  Um módulo foi montado na Rua João Gomes, nº 225, ao lado da Clínica Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a estrutura tem capacidade para cinco leitos e vai funcionar das 7h às 21h. A equipe é composta por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem. 

Duas ambulâncias (básica e avançada) estarão à disposição para atender casos mais graves. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos Barris e de Brotas ficarão na retaguarda para dar suporte.

Salva-vidas Uma equipe de 18 salva-vidas vai trabalhar na festa das 8h às 18h. Desse total, quatro irão acompanhar o barco que leva as oferendas, dois ficarão em um bote e dois a bordo de um jet ski. Os outros dez vão dar suporte entre a faixa de areia e as embarcações.

Comidas e bebidas Além de bares e restaurantes no perímetro da festa, o público vai contar com até 437 opções de comidas e bebidas. Esse é o total de vagas para vendedores ambulantes, de acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Dessas, 400 vagas são reservadas a profissionais com isopor. As 37 restantes são para baianas de acarajé, carrinhos de comida e foodtrucks. 

Para garantir o ordenamento, a prefeitura informou que 120 agentes de fiscalização vão atuar neste sábado, além de garantir a restrição da marca patrocinadora (Ambev). 

Banheiros  O xixi apertou? A Limpurb vai disponibilizar 275 sanitários químicos no circuito - 126 masculinos, 141 femininos, quatro infantis e quatro adaptados para pessoas com deficiência. 

Veja onde estão: Avenida Presidente Vargas (quadra de esportes) - 9 masculinos e 11 femininos  Balaustrada (após a quadra de esportes) - 9 masculinos e 11 femininos  Avenida Juracy Magalhães Júnior (Canal) - 8 masculinos, 9 femininos, 2 infantis e 1 adaptado Balaustrada da Igreja (em frente ao Centro de Tattoo) - 24 masculinos, 25 femininos e 1 adaptado  Biblioteca Juracy Magalhães Júnior - 7 masculinos e 8 femininos Rua Vieira Lopes (Esquina com a Rua Cons. Pedro Luiz) - 12 masculinos e 13 femininos   Vila Caramuru (Estacionamento) - 7 masculinos e 8 femininos  Vila Caramuru (Próximo à Capela) - 5 masculinos e 5 femininos  Rua do Canal (ao lado do muro de pedra) - 5 masculinos e 5 femininos  Largo da Mariquita/Rua do Meio - 15 masculinos, 17 femininos, 2 infantis e 1 adaptado Rua Pedro Luiz (trevo em frente ao Fogo de Chão) - 7 masculinos e 8 femininos Rua Professor Francisco da C. Menezes (em frente ao estacionamento do Banco do Brasil) - 9 masculinos e 11 femininos Praça Brigadeiro Farias Rocha (próximo ao bicicletário) - 9 masculinos, 10 femininos e 1 adaptado Wi-fi A rede #Conecta_Salvador, de internet gratuita, será ampliada para a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho. O bairro terá dos 14 pontos da cidade conectados à internet gratuita. De acordo com a Companha de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), a conexão vai ficar disponível na quadra esportiva, na Casa do Pescador, no Largo de Santana e no Largo da Mariquita.

Após o login, a pessoa pode ficar até uma hora conectada. Desde as primeiras horas da manhã, milhares de pessoas são esperadas no Rio Vermelho (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO) Guarda Civil Municipal (GCM)  Ao todo, serão 190 agentes da GCM na área da festa. Eles vão atuar no apoio à fiscalização da Semop e em barreiras com a Transalvador, além de realizar ações de patrulhamento preventivo. 

Polícia Militar Ao todo, 650 PMs vão fazer o patrulhamento. Eles ficarão divididos em postos de abordagens nas principais vias de acesso, como Praia da Paciência e nas Ruas Fonte do Boi e Nelson Galo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), bases móveis, viaturas, motocicletas, cavalaria e drones vão ajudar no trabalho preventivo.

É a PM, através do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que vai fiscalizar o uso de drones durante o evento, baseado na proibição por legislação específica o voo de aeronaves não tripuladas a menos de 30 metros de aglomeração de pessoas e edificações. 

Polícia Civil  A festa contará com reforço no efetivo da 7ª Delegacia (Rio Vermelho). Um posto policial foi instalado também no Largo de Santana. Assim, serão 39 policiais civis de plantão, entre delegados, escrivães e investigadores. 

Bombeiros O Corpo de Bombeiros vai atuar com quase 180 profissionais, com postos de guarda-vidas na praia e uma motonáutica, além das patrulhas especializadas em pronto atendimento e resgate.

Táxis Cinco pontos de táxis serão disponibilizados nas redondezas da festa: Largo da Mariquita, Largo Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e próximo ao Bompreço do Rio Vermelho. 

Mototáxis Haverá um ponto para mototaxistas nas proximidades do Bompreço do Rio Vermelho, ao lado do ponto de táxis.

Estacionamento  Serão disponibilizadas vagas de estacionamento Zona Azul na Avenida Juracy Magalhães Júnior (Rua do Canal), a partir da Rua Caetité (Pontilhão), sentido Iguatemi, em ambos os lados; após o Restaurante da Ana até a Academia Momento Fitness, no lado direito da via, sentido Rua Vieira Lopes; e entre a Rua Potiguares e a Rua Caetité, sentido Shopping da Bahia, nos dois lados. A tarifa fixa será de R$ 10. 

O estacionamento será proibido na Rua Nelson Galo, de 0h deste sábado às 6h do domingo. 

Alteração do tráfego  As mudanças no trânsito no Rio Vermelho vão das 0h deste sábado até 6h da manhã de domingo. O trânsito e estacionamento de veículos serão bloqueados na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo da Mariquita, Av. Cardeal da Silva (trecho compreendido entre a Travessa Prudente de Moraes e a Rua José Tabuada Vidal), Rua Vieira Lopes (trecho compreendido entre a Rua Conselheiro Pedro Luiz e a Rua Potiguares), Rua Odilon Santos, Rua do Meio, Rua Potiguares, Travessa Basílio de Magalhães, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Marquês de Monte Santo, Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz, Rua do Barro Vermelho, Rua do Mirante, e Avenida Juracy Magalhães Júnior (trecho compreendido entre as Ruas Oswaldo Cruz e Potiguares). 

O fluxo de carros vai ser desviado na Avenida Oceânica (altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos), Avenida Cardeal da Silva (imediações da Rua Almirante Barroso), Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Avenida Juracy Magalhães Júnior), e Rua Conselheiro Pedro Luiz (à altura do retorno para a Avenida Vasco da Gama).

Funcionarão em sentido duplo de tráfego as Ruas Nelson Galo (a partir da interseção com a Rua Archibaldo Baleeiro), Marquês de Monte Santo (no trecho entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos), e Odilon Santos (entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho). Nessas vias, a carga e descarga só poderá acontecer até as 10h deste sábado.

Carros com destino à festa têm, como alternativa, as Avenidas Oceânica, Anita Garibaldi,  Juracy Magalhães Jr, Cardeal da Silva, Vasco da Gama e as Ruas Almirante Barroso (até a Rua Odorico Odilon) e Oswaldo Cruz.

Linhas de ônibus A operação de 13 linhas de ônibus vai ser prolongada até 1h de domingo. As demais funcionarão normalmente. 

São elas:Conjunto Pirajá I – Pituba; Fazenda Coutos – Pituba; Alto de Santa Terezinha/Rio Sena – Pituba; Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato – Pituba; Boca do Rio - Ribeira; Vale dos Rios/Stiep R3; Nordeste – Ribeira; Barbalho – Iguatemi; Santa Mônica - Pituba; Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril – Barra; Sussuarana – Barra R2; Cabula VI – Pituba; Mata Escura – Pituba. As linhas Estação Pirajá – Barra 3 e Estação Mussurunga – Barra 3 também terão o funcionamento prolongado até as 0h. 

Dicas para se divertir na festa sem passar mal depoisA recomendação do Corpo de Bombeiros é dar preferência a roupas leves. Cores claras também são mais indicadas.  (Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO) Os calçados devem ser adequados para caminhar. Os sapatos de salto alto, portanto, devem ser evitados. Para proteger do sol, outra dica é não deixar de aplicar protetor solar. Chapéus e bonés são bem-vindos, assim como camisas com filtro solar.  Quem for consumir bebidas alcoólicas deve tomar cuidado. O ideal é que o álcool seja intercalado com água, para evitar quadro de desidratação.  Guia de Conduta - O que fazer (ou não fazer)?

E se você não conhece muito das religiões que cultuam Iemanjá, a Mãe Jacira de Obaluaê, ialorixá responsável pelo presente oficial da festa, deu algumas orientações, a pedido do CORREIO. 

Flores no mar – O presente mais tradicional pode ser ‘depositado’ ou jogado. Há quem diga que as flores devem ser entregues de maneira cuidadosa, como se estivessem sendo colocadas no mar. 

Mãe Jacira, no entanto, acredita que não faz muita diferença. Com a grande quantidade de pessoas que vai à festa, pode ser difícil encontrar um lugar no mar para deixar as flores com cuidado. “O mais importante é o pensamento com que você vai fazer isso, se vai fazer as coisas com amor, com fé. A flor vai ser aceita da mesma forma. O que Iemanjá quer da gente é o respeito no coração. Se cada um for entregar uma flor com o coração aberto, tudo fica bonito”, diz ela.  A forma como a flor é entregue pode variar, mas o que importa, para Iemanjá, é o sentimento no momento (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO) Sem espinhos – Ao mesmo tempo, o ideal é que os espinhos das flores sejam retirados. “Os espinhos machucam. Você acha que isso está agradando? A gente não deve levar nada que machuca”, enfatiza. 

Da mesma forma, as flores não precisam ser enroladas em fitas, nem em papel, para evitar jogar, no mar, materiais que demoram a se decompor. 

Sem vidro – Quem quiser presentear o orixá com perfumes deve depositar o líquido do perfume no mar e recolher o frasco. No balaio que vai para o mar, ela orienta as pessoas que chegam para depositar os presentes. Os frascos que ficam são repassados à cooperativas de reciclagem.  Os perfumes devem ser retirados dos frascos (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO) Materiais de plástico, como pentes, também devem ser evitados. 

Fantasia de Iemanjá – Mãe Jacira acredita que não é ofensivo se vestir de Iemanjá. Pode ser, inclusive, uma forma de respeito. “O que importa é o sentimento de cada um”. 

Fantasia de Sereia – Ela é bem enfática ao dizer: Iemanjá não é uma sereia. “Se é da vontade de cada um, a gente está num país livre e os orixás perdoam. Talvez não seja a maneira mais correta, mas é uma maneira de mostrar seu respeito. Então, a gente não pode condenar”, pondera. 

Fotografar ou filmar pessoas incorporadas – Nesse caso, cada terreiro tem seu próprio posicionamento. A orientação da Ialorixá é que, para evitar constrangimentos, quem estiver interessado em documentar o momento pergunte aos membros da casa se teria autorização. 

Colocar música ou banda junto às manifestações religiosas – É a mesma situação das imagens. “Depende de cada terreiro, cada dirigente. Iemanjá é amor, é alegria. O que ela quer de nós que frequentamos é o nosso coração limpo e uma mensagem de paz, de fé, amor e alegria”. 

Onde estão as festas 'dentro da festa'?Festival Oferendas 2019 É um evento colaborativo realizado pelo Lálá conta com apresentação de dezenas de artistas que fazem seus shows na varanda da casa localizada na Rua da Paciência. Apesar de as apresentações serem voltadas para a rua e abertas ao público, o espaço vendeu ingressos (já esgotados) pra quem quisesse entrar no local. Tem nomes como Márcia Castro e Alice Caymmi.  Vai lá: Lálá (Rua da Paciência, 329 - Rio Vermelho) Horário: da 00h10 às 6h; e das 12h às 20h30 Quanto: Grátis Mais informações: Facebook Enxaguada de Yemanjá A terceira edição da festa comandada por Carlinhos Brown, a festa está em sua terceira edição e vai ter convidados como Jorge Aragão, Mariene de Castro e Timbalada. Vai lá: Vila Caramuru (antigo Mercado do Peixe) – Rio Vermelho Horário: abre às 15h; shows começam às 16h Quanto: R$ 100 (pista) e R$ 150 (área vip). Ingressos estã sendo vendidos nos balcões dos shoppings, site www.safeticket.com.br e aplicativo da Safeticket Mais informações: (71) 3332-0614Dois de Fevereiro na Casa da Mãe A Casa da Mãe, que fica em frente à colônia dos pescadores também serve uma feijoada no almoço do dia 2 de fevereiro. O cardápio, assinado pela chef, cantora e compositora Stella Maris, inclui ainda caldos e bebidas Vai lá: Casa da Mãe (Rua Guedes Cabral, 81) Horário: das 11h às 18h Quanto: R$ 120 Mais informações: Reservas pelo telefone (71) 99926-2101Feijoada Com Sabor Cerca de 800 pessoas são esperadas no evento, que é comandado pela jornalista Tairine Ceuta. As atrações musicais incluem o Grupo Demorô, as bandas Bom Te Ver, Samba Mocidade e o cantor Guga de Paula. O buffet é assinado pela anfitriã. Vai lá: Parador Z1 (Largo de Santana Nº 80 - Rio Vermelho) Horário: das 12h às 20h Quanto: R$60 (primeiro lote) | R$80 (no local) Mais informações: 99362-6041, pelo WhatAppBaile de Iemanjá O baile acontece no estacionamento da academia Villa Forma. A música fica a cargo de Jau, Lê Fulerê, Bailinho de Quinta e Telefunksoul.  Vai lá: Estacionamento da Academia Villa Forma (Rua Conselheiro Pedro Luiz, s/n - Rio Vermelho) Horário: 14h Quanto: R$ 180 (meia) | R$ 360 (inteira). Ingressos estão sendo vendidos na sede da Diva (loja Chez Cohen - Salvador Shopping - Piso L2 / sem taxa de conveniência) + Lojas South, Sympla e Safeticket Mais informações: (71) 9 8138-7184 (WhatsApp)Ministereo Público e Bombar Saúdam Yemanjá A festa terá Ministereo Publico, Russo Passapusso, BNegão, Magrão e convidados. Os clientes terão serviço de banheiro, área de descanso com ar condicionado, bar e comida (não incluso no valor do ingresso).  Vai lá: Bombar (Rua Canavieiras, 24 - Rio Vermelho) Horário: das 12h às 22h Quanto: R$ 50 (esgotando) | R$ 70 (terceiro lote). Ingressos estão sendo vendidos pelo Sympla e na bilheteria do evento Mais informações: InstagramFesta Odoyá Festa com a banda Babado Novo e os DJs Ana Julieta, Ober, Gonzalez, Mayara, Kaio Del Rey, Felipe Carvalho e Diego Baez.  Vai lá: Boate SAN (Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 - Rio Vermelho) Horário: 15h Quanto: R$ 30. Vendas pelo SymplaFesta Batekoo A proposta da festa, com a edição, BATEKOO @02 de Fevereiro, é convidar o público para vivenciar uma experiência musical dentro das vertentes negras regionais e culturais que movimentam o cenário negro do Brasil e do mundo. A música fica por conta de BBDANI, Freshprincedabahia, Gláucia Tavares (RJ), Adrielle Coutinho, Milena Cinismo, Tia Carol e Mirands.  Vai lá: Club Bahnhof SSA (R. Guedes Cabral, 20 - Rio Vermelho, antigo idearium) Horário: 23h Quanto: R$10 até meia noite | R$15 após meia noite com nome na lista | R$20 sem nome na lista. 25 após 1h30. O ingresso pode ser comprado pelo Sympla e no local. Festa de Iemanjá no Solar O evento terá apresentações de Recôncavo Experimental e Mariella Santiago.  Vai lá: Restaurante Solar (R. da Fonte do Boi, 24 - Rio Vermelho) Horário: 13h Quanto: R$35, venda no local JAM na Tropos A proposta da festa é misturar os solos sofisticados do jazz à sonoridade ímpar da guitarra baiana. Terá MicroTrio de Ivan Huol e a Geleia Solar, banda base da JAM no MAM.  Vai lá: Tropos (Rua Ilhéus, 214, no Rio Vermelho) Horário: 13h Quanto: R$ 20 (segundo lote) Vendas: pelo portal Eventbrite1ª Feijoada de Yemanjá do Manga A feijoada do restaurante Manga, que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora de Santana, terá show de Sèrgio.  Vai lá: Restaurante Manga (Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho – Salvador) Horário: 11h às 20h Quanto: R$ 350 (all inclusive). Vendas no próprio restaurante, de quarta a sábado, das 17h às 20h Mais informações: (71) 3506-2744Yemanjá Vip Cerca de 500 pessoas são esperadas na piscina do Pestana Bahia Lodge, no Rio Vermelho. Inlcui bebidas e buffet de feijoada, além de shows de Filhos de Jorge e Cheiro de Amor.  Vai lá: Pestana Bahia Lodge (R. da Fonte do Boi, 216 - Rio Vermelho) Horário: 15h Quanto: R$ 180 Vendas: Sympla, Eventim, Partiu Balada, Colcci e Sede da Oquei Entretenimento Mais informações: (71) 3334-3611Yemanjá é Black  Em sua 8ª edição, o Yemanjá é Black será palco de um baile especial. Dão canta Roberto – mais nova investida do cantor e compositor baiano – será a atração principal da festa que está de casa nova. Vai lá: Bar Banhof (Rua Guedes Cabral, 20 - Rio Vermelho) Horário: das 13h às 19h Quanto: R$ 70 (individual) e R$ 120 (casadinha). Vendas na loja da Negrif (Edifício Bariloche, Rua Carlos Gomes - Dois de Julho, nº616), na Botica Rhol (Rua João de Deus, nº 8, Pelourinho) e no Sympla Mais informações:  (71) 98878-4634Odoya Fronteira O evento terá open bar de água, refrigerante e cerveja puro malte e buffet de feijoada. As apresentações são de CBX, Água Fresca, Carnavalis e DJ Raffa Oliveira. Vai lá: Fronteira Beer Music Friends (R. Odilon Santos, 65 - Rio Vermelho) Horário: 12h Quanto: R$ 140 (acesso)  Vendas: pelo SymplaFestival Iemanjá Terá shows de Água Fresca, Isqueminha, Mej Comigo, Danilo Sori e do DJ Pirraça.  Vai lá: Restaurante Pai Inácio (Praça Caramuru - Rio Vermelho) Horário: das 11h às 23h Quanto: R$ 40 Vendas: pelo SymplaYemanjá Blue Terá apresentações de DJ Telefunksoul, Pali Trombon, DJ Jau, Freelion, Dudu Sampaio, Cris Saso e uma atração surpresa.  Vai lá: Blue Praia Bar (R. Barro Vermelho, 310 - Rio Vermelho) Horário: das 11h às 22h Quanto: R$ 100 Vendas: pelo SymplaIemanjá no Pasta em Casa Os organizadores prometem "24 horas de festança gastronômica", porque o serviço está rolando desde 18h de sexta. Tem feijoada da chef Leka (prato a R$ 20,00) pizza frita (R$ 10,00 a unidade) e cervejas diferenciadas.  Vai lá: Rua Professora Almerinda Dultra, 67 - Rio Vermelho Horário: todo o dia Mais informações: InstagramDois de Fevereiro, a Festa by Licia Fabio Diante da privilegiada vista para a Baía de Todos os Santos, o evento, promovido pela Licia Fábio Produções, vai saudar a Rainha do Mar, no Restaurante Amado, em Salvador. Os convidados vão vestir azul e branco. As atrações musicais incluem  DJ Juba, o samba da banda Terra Brasilis e a cantora Márcia Freire. A feijoada será assinada pelo chef Edinho Engel, enquanto a sobremesa vai ficar por conta dos sorvetes e picolés da Sorveteria da Barra, além de um mix de bebidas e drinks variados. A ambientação será desenvolvida pelo escritório Dois A Arquitetura. Onde: Avenida Lafayete Coutinho, 660 - Comércio Horário: das 13h às 18h Quanto: Exclusivo para convidados 

Festa de Iemanjá Yacht Club

Terá shows de Alexandre Peixe e Claudia Leitte Vai lá: Yacht Clube da Bahia (Av. Sete de Setembro, 3252 - Barra) Horário: 15h  Ingressos: R$208 (no local) Ensaio do Psi É o primeiro ensaio de Verão do Psirico. Ainda terá shows completos de MC Kekel e Jau.  Vai lá: Área Verde do Othon (Av. Oceânica, 2294 - Ondina) Horário: 16h Quanto: R$ 70 (casadinha) | R$ 40 (pista) | R$ 80 (Área VIP). As vendas são pelo Sympla, Line Bilheteria, Balcão de Ingressos e PidaClube Correio: 20% de descontoFesta em Paripe A banda Chica Fé é a atração principal da festa de Iemanjá que acontece na praça Raimundo Varela, em Tubarão (Paripe). Terá, ainda, a participação do grupo Gangê.  Vai lá: Praça Raimundo Varela (Tubarão/Paripe) Horário: 11h Quanto: GratuitoLavagem do Clube Espanhol  O clube realiza a sua tradicional lavagem acompanhado da Feijoada da Rainha e open bar de cerveja, refrigerante, água e sucos. Terá shows de Jorge Zárath, Carla Cristina e DJs.  Vai lá: Clube Espanhol (Av. Oceânica, 1404 - Ondina) Horário: 12h às 19h Quanto: R$ 160 (all inclusive) | R$ 80 (crianças) Vendas: pelo Sympla2 de Fevereiro de Boa no Bão A festa de Iemanjá do bar Bão é uma proposta para quem quer fugir do circuito do Rio Vermelho. Shows de Samba de Tamanco, Guig Ghetto, André & Mauro, Dj Rico Chamusca e participação da banda Pra Casar Vai lá: Bão Petiscaria (R. Manoel Joaquim Alves, 314 - Stiep) Horário: 12h Quanto: R$ 40 Vendas: pelo SymplaYemanjá no Sol Barra A SeuIlsom, comandada por Kleber Wilson, é atração da festa de Yemanjá no Sol Barra Vai lá: Sol Barra Hotel (Av. Sete de Setembro, 3577 - Barra) Horário: 14h Quanto: R$ 30 Vendas: no localSexy Iemanjá  Festa na casa de shows da Barra recebe Suinga & DuoPop Vai lá: Groove Bar (Rua Almirante Marquês de Leão, 351 - Barra) Horário: Sábado (2), às 15h Quanto: R$25 (no Sympla) ou R$35 (na porta)Lavagem do Skylounge A lavagem terá shows de Kart Love, Pagode do Segredo e Club da Farra.  Vai lá: Hotel Intercity (Edificio Salvador Prime - Av. Tancredo Neves, 2227 - Caminho das Árvores) Horário: 20h Quanto: R$ 40 Vendas: pelo Sympla Mais informações: (71) 9 8806-1448 / (71) 9 8797-1308 / (71) 9 9991-7389Festa O Canto da Sereia  É quinta edição da festa Close com o tema 'o reino das águas'. Terá apresentações de Well Rodrigues, Jhon Jhon, Assis, Cássio Cruz, Elias Nascimento, Jefferson Jack, Jeff Alves e Átila Menezes.  Vai lá: Mirante dos Aflitos (Ladeira dos Aflitos, Largo dos Aflitos, s/n) Horário: 22h30 Quanto: R$ 25 (pista open, pelo Sympla) e R$ 60 (camarote open, pelo Sympla)  | R$ 35 e R$ 70 (na hora, sem lista de desconto). Vendas no pelo Sympla e no local Mais informações: (71) 993304783 (WhatsApp)Baiano - edição Rainha das Águas Após a Festa de Iemanjá, a Boate Tropical promete músicas inspiradas na Rainha do Mar. As atrações são Alisson Souza, Wallace Paz, Rafa Kitana e Uess.  Vai lá: Tropical Club (R. Gamboa de Cima, 24 - Dois de Julho) Horário: 23h Quanto: R$ 25 (pista promocional até 30/01) e R$ 40 (casadinha promocional até 30/01) | Valores na hora: R$ 40 com nome na lista entrando até 00h e R$ 45 sem nome na lista ou entrando após 00h Vendas: antecipado pelo Sympla ou no local Mais informações: (71) 99404-4261