Vai comprar na Black Friday? Veja como não cair em fraudes

Procon fiscaliza comércio deste o início do mês para coibir abusos

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  • Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Segundo diretor da FCDL, lojistas amadureceram (Foto: Mauro Akiin Nassor/CORREIO) O Procon da Bahia, órgão responsável por defender o direito dos consumidores, também está de olho na Black Friday para que não ocorram abusos  por parte dos comerciantes.“Estamos com fiscalização nas lojas desde o início do mês por conta do evento, mas temos notados que os empresários têm mudado muito e melhorado sua relação com o cliente, respeitando-o mais”, disse Iratan Vilas Boas, diretor de fiscalização do Procon.Segundo Vilas Boas, no evento de 2016 foram 21 lojas notificadas e no de 2017 apenas 11. “Esperamos que esse ano o número de notificações seja mais reduzido ainda”, declarou o diretor de fiscalização do Procon-BA.

Para o diretor-executivo da FCDL, Carlos Machado, a redução das notificações é um sinal de amadurecimento dos lojistas. “Eles estão aprendendo a trabalhar melhor, e acredito que os casos de anos anteriores foram de situações que muitos não sabiam que não era o correto, mas a cada ano isso vem melhorando”, ele disse.

O advogado especializado em Defesa do Consumidor, Sérgio Tannuri, aconselha: “O cidadão deve pesquisar a reputação da loja, se ela possui denúncias ou reclamações (e se as solucionou) e observar também se a loja possui endereço físico e com canais de comunicação com o comprador, como chat, e-mail, números de telefone etc”. Também é importante comparar os preços e verificar se, de fato, o produto ofertado está mais barato.

Veja 8 dicas do advogado para não ser enganado na Black Friday: 1. Pesquise preços e fornecedores

2. Reúna informações sobre a oferta

3. Verifique as condições de pagamento

4. Conduta do consumidor em lojas físicas (prove e teste o produto) e virtuais (se loja é conhecida e utiliza o cadeado como segurança no pagamento de compra)

5. Prevenção e detecção de fraudes em sites – Guarde o número do pedido, a data e a hora em que ele foi realizado. Anote os números de protocolo e não descarte os registros de contatos efetuados via e-mail ou via central de atendimento.

6. Política de troca

7. Direito de Arrependimento e devolução de compras - aplicado para compras feitas fora do estabelecimento comercial e com a peça (no caso de mercadoria) intacta e sem uso. Entende-se por compras externas à loja a aquisição de bens ou serviços pela internet, correio ou por telefone.

8. Garantias de produtos e serviços - 30 dias para o fornecimento de serviços ou produtos não-duráveis (alimentos, remédios, entre outros) e 90 dias para serviços e produtos duráveis (carros, móveis, eletrodomésticos, roupas, entre outros).