Vai comprar um notebook? Tudo que você precisa saber antes

Fique de olho desses detalhes e escolha o laptop ideal

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 11:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Seja para uso pessoal ou profissional, uma coisa é certa: o notebook é companhia frequente na rotina de milhões de pessoas. Com seu formato pequeno e fácil de carregar, a máquina permite ao seu usuário,  em qualquer parte do mundo, entrar na internet, assistir vídeos e filmes, jogar, entre outras várias funções.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Mas, na hora de comprar,  como escolher o ideal? Primeiro, pense em que tipo de uso ele terá. “O comum é aquele utilizado para realizar as tarefas do dia a dia - seja responder um e-mail, navegar em sites pela internet, acessar as redes sociais, assistir a vídeos no YouTube, entre outras coisas”, explica Luciano Beraldo, gerente sênior da área de Notebooks da Samsung Brasil. A escolha deve levar em conta como será o uso daquele modelo (Foto: Shutterstock/Reprodução) A permacultora Débora Didonê pesquisou na internet antes de ir à loja física, buscando um notebook para suprir as necessidades de uso, “que não exige muito da máquina”, dentro de um preço acessível para ela.

Outro fator levado em consideração foi a escolha da marca. Esse é um aspecto que é  levado bastante em conta, segundo o técnico em informática Reinaldo dos Santos. “Normalmente, os clientes procuram as marcas mais conhecidas, porque são as de mais qualidade, e deixam eles na zona de segurança”.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Mais complexos Se o usuário estiver buscando um notebook para jogar, então ele pode optar por um modelo gamer.

“Ele traz configurações mais robustas, com o intuito de rodar todos os jogos na melhor configuração possível. Isso inclui processadores com múltiplos núcleos, placas gráficas de altíssimo desempenho, e um sistema eficiente para dissipar o calor gerado por esses componentes sem comprometer o conforto”, fala Luciano. As versões gamers são indicadas para quem quer um laptop para jogar (Foto: Shutterstock/Reprodução) A estudante Malu Vieira, que edita vídeos, buscou um notebook com  memória que suportasse rodar os programas que ela usa na hora de trabalhar  vídeos live action ou animados. Isso requeriu um bom investimento: quase R$ 3 mil.

O cuidado com o equipamento, aliás, é essencial para a durabilidade. “Pode ser de dois ou três anos, se usado em condições corretas, livrando de salitre e colocado em superfícies planas”, comenta Reinaldo. A durabilidade está relacionada à forma como a pessoa usa seu notebook (Foto: Shutterstock/Reprodução) Segundo Leonardo Figueroa, formado em Ciências da Computação, o cuidado com um notebook deve ser semelhante ao que se tem com um carro. “É importante sempre ligar e desligar corretamente, fazer revisões, limpar, atualizar o sistema operacional...”.

O comportamento deve ser o mesmo em caso de necessidade de manutenção. “Nessas horas, o melhor é desligar o computador e levar imediatamente à assistência técnica”, completou Leonardo. Caso precise de manutenção, leve logo na assistência técnica (Foto: Shutterstock/Reprodução) Dicas: Games Exigem alto desempenho de todas as peças. 16GB de memória RAM, HD de memória SSD, processador com frequência de 3,7GHz e placa de vídeo com 8GB de memória dedicada

Arquitetura e Decoração Memória RAM de 8GB e um HD mais simples já são suficientes para não ter problemas

Design Assim como arquitetos, os designers gráficos podem ter memória de 8GB e HD mais simples

Editar vídeo É indicado ter 8GB de memória RAM, e placa-mãe que rode bem com processadores menos potentes que os indicados para gamers (frequência de 3,7GHz), mas que não precisa de um desempenho tão alto quanto o do notebook de um gamer

Usuário médio Para quem usa só navegador e programas básicos serve um processador que trabalhe com cinco núcleos, um programador de 3,4GHz, HD de 500 GB e 4 GB de memória RAM

*Integrante da 13ª Turma do Programa Correio de Futuro, com orientação do editor Victor Villarpando