Veja tudo que rolou na terceira noite do Festival Virada Salvador

Igor Kannario, La Furia, Anitta, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Ferrugem foram as atrações de domingo (30)

  • Foto do(a) author(a) Alexandre Lyrio
  • Alexandre Lyrio

Publicado em 30 de dezembro de 2018 às 15:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

O Festival Virada Salvador 2019 teve, no domingo (30), seu terceiro dia. Igor Kannario, La Furia, Anitta, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Ferrugem subiram ao palco, montado na Arena Daniela Mercury.

Na sexta-feira (28), o evento recebeu Milton Nascimento, Claudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião e Harmonia do Samba; e, no sábado (29), foi a vez de Devinho Novaes, Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, Durval Lelys, Léo Santana e Mano Walter.

Ao todo, até o dia 1º, o evento receberá 29 shows, com mais de 70 horas de música, além de brinquedos como a roda-gigante e a tirolesa. A Prefeitura de Salvador espera que mais de 2 milhões de pessoas passem por lá.

Veja a transmissão do Festival Virada Salvador:

***

Quer romance, @?

Os sertanejos Matheus e Kauan deram continuidade à levada de romance da terceira noite do Festival da Virada, embalando o público com sucessos como “Ao Vivo e a Cores”, parceria com Anitta, e “Tô com Moral no Céu”. O público não para de cantar em nenhum minuto.

***

Dona Maria Joana rainha! Lembra da vovó que subiu ao palco da La Fúria pra quebrar? É dona Maria Joana! Ela já tinha subido ao palco para dançar com a La Fúria e dado duas entrevistas para emissoras de rádio. Quando conversou com o CORREIO, já eram 1h20min do último dia do ano e D. Maria Joana de Jesus, 78, já estava de volta à grade em frente ao palco para o seu objetivo principal: ver de perto a apresentação da dupla Matheus e Kauan, a quem já acompanha há dois anos. A aposentada, que trabalhou por 45 anos como doméstica, diz que sempre gostou de música. “Eu gosto de samba, seresta, sertanejo. Gosto de tudo. Só não pode ter duplo sentido que aí eu não gosto”, avisou.

A vida de shows começou em 2016 quando D. Maria Joana foi pela primeira vez ao Festival de Verão. A curiosidade de conhecer a festa já era antiga, mas a localização ajudou na realização do sonho. “Quando era na paralela era muito longe pra mim, aí eu soube que ia mudar pra Fonte Nova e não pude perder a oportunidade”, contou.

No Festival de Verão, a relação com a dupla goiana, que ela chama de amizade, começou. Tudo por causa de uma toalha. “Eles jogaram e eu peguei. Fiquei o show inteiro com a toalha no ombro, abraçando e beijando ela. Eu não sabia, mas eles estavam observando.” Fim do show e a dupla de irmãos chamou D. Joana nos bastidores. Pronto, amor à primeira vista. Orgulhosa ela conta que, hoje, tem os perfis pessoais dos cantores entre seus amigos nas redes sociais.

Depois do primeiro contato, há dois anos, D. Joana não deixou de segui-los, ela subiu com eles ao palco em outro evento no ano passado. ‘O carinho que tenho por eles é de filho. Todo dia de noite, como oro pelos meus filhos, eu oro por eles”, conta. Mãe de 5 filhos, avó de 8 netos e com 5 bisnetos, a aposentada se orgulha em dizer que conquistou casa própria com o seu trabalho e que hoje recebe a família grande todo final de semana no imóvel.

Neste fim de ano, uma situação inusitada, a família toda já estava em Cravolândia, interior da Bahia, para passarem juntos o Réveillon. Ela conta que não foi porque não podia perder o show dos “filhos” postiços. “Vou viajar hoje de manhã pra passar o ano com eles. É surpresa. Ninguém sabe, ficou todo mundo triste que eu não fui. Agora eles vão ler e vão descobrir”, disse, rindo no final da entrevista.

De repente, o apresentador do Festival da Virada sinaliza que o show de Matheus e Kauan iria começar. D. Joana se posiciona para conseguir o melhor ângulo. Já está em pé há mais de 12 horas e não reclama. “As pernas doem, mas a gente dança e esquece”, diz, sorrindo.    

***

Que coisa linda! O show de Matheus e Kauan começou com videoprojeções e chuva de papel picado ***

Faz o M Leonardo Santos Leonardo Santos, 17, fez o M em homenagem a Matheus, da dupla Matheus e Kauan. O futuro estudante de fisioterapia não escondia a felicidade de estar no primeiro show de sua vida para ver os ídolos. “Meus pais nunca tinham deixado eu ir a um show. Quando passei no vestibular pedi pra me deixarem vir ver eles. Acompanho desde 2013”, disse, emocionado.

***

É fake news, tá ok?

A dupla Jorge e Mateus aproveitou a coletiva de imprensa após o show para esclarecer que não haverá separação. "Essa notícia saiu de uma fonte aqui de Salvador, que viu eu e Jorge sairmos de elevadores diferentes no estádio, estranhou e divulgou essa notícia que estávamos brigados", explicou Mateus. "Isso é super normal, pois eu costumo passar o som e conversar com a banda, por isso saímos do palco em momentos diferentes. As pessoas esperam que duplas andem de mãos dadas, durman juntas. Nós estamos acostumados com as fake news desde o início da carreira. Não vamos nos separar, apesar de nunca termos nos casado... ainda!". Assista:

***

Vai ter surra de Jorge e Mateus!

Sabia que os cantores vão fazer um showzão especial com três horas de duração? Confira:

***

Em ritmo de coletiva Esses boys não param, minha gente! ***

A hora é agora

Assim acabou um dos shows mais esperados da noite! Até mais, Jorge e Mateus!

***

Fofura pura

Antes de cantar o sucesso Louca de Saudade, Jorge e Mateus dedicaram um momento do show para reconhecer o carinho dos fãs. “Tem muito cartaz aqui. Já to perdendo a noção do tempo. Tem trinta dias que você não me vê?”, disse Jorge, lendo um dos cartazes. “Cês tão com saudade, Diana e Letícia? Vamo matar a saudade”, completou, ao ver o cartaz do casal que tinha falado com o CORREIO antes do início do show. Depois de ler mais algumas mensagens a dupla puxou o sucesso, acompanhada do público. Assista:

***

Área VIP bombando David Bastos (Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia) Esperança. Essa é palavra que David Bastos, o arquiteto baiano que ganhou o mundo, elegeu para celebrar a passagem de ano. Saiba mais sobre o Ano-Novo de David na nota de Alô Alô Bahia.

***

ACM Neto vai à posse de Bolsonaro ACM Neto (Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia) Em conversa com o Alô Alô Bahia, neste domingo (30), no Festival Virada Salvador, o prefeito ACM Neto acaba de confirmar. Clique aqui para ler mais.

***

Eu quero só você

***

Jorge e Mateus no palco! Cantores estão entre as atrações mais esperadas da noite ***

Aquela tietada básica

Até o prefeito ACM Neto fez uma foto com Anitta nos bastidores! Na legenda do post no Instagram, ele botou logo a culpa nas filhas. Olha só: Reprodução/Instagram ***

A namorada tem namorada As namoradas Diana e Letícia Jorge e Mateus fazem parte da trilha sonora do namoro das jovens Diana, 19, e Letícia, 22. “Eu conheci Jorge e Mateus por causa dela. Eles são tudo pra gente”, disse Leticia. Diana conta que o último show que viu da dupla foi no Festival da Virada do ano passado. Resolveram repetir a dose este ano.

***

Direto do camarote Mariane Chaves (Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia) A empresária Mariane Chaves, franqueada da Arezzo e da Schutz em Salvador, esteve, neste domingo (30), no Festival Virada Salvador, e fez um balanço positivo de 2018, citando até o sucesso das marcas nos Estados Unidos. Quer saber mais? Confira a nota de Alô Alô Bahia.

***

Vai, malandra!

Chegou um dos momentos mais esperados do show de Anira! Assista:

***

Queeeeeeeebra!

"A gente ja aqueceu bastante né? Já da pra ir pra casa?", perguntou Anitta mas o público não queria saber de ir embora. A cantora então brincou "Será que vocês estão prontos pra isso? Vocês pensaram que eu não ia rebolar minha bunda hoje né?", disse antes de começar um número de dança com seus bailarinos, que foi coroado com o sucesso 'Vai Malandra'

***

Guarda Municipal detém homem com facão no Festival

A Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu em flagrante um homem que agrediu cinco pessoas com um facão durante o show da banda La Fúria, na noite deste domingo (30), no Festival Virada Salvador. O próprio agressor também foi ferido e chegou a ser atendido no módulo de saúde montado pela Prefeitura no evento, sendo depois encaminhado para a delegacia implantada dentro da arena.  

O agressor, que está sob custódia da Polícia Civil, e uma das vítimas foram suturados no próprio módulo de saúde e receberam alta. Outras quatro pessoas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). O uso das câmeras de monitoramento foi fundamental para que a Guarda entrasse rapidamente em ação e impedisse que mais gente fosse ferida. A arma branca desapareceu na confusão e ainda está sendo procurada pelos guardas.  

A polícia e a própria GCM apuram como o cidadão conseguiu entrar no festival com o facão. A suspeita é de que o agressor tenha tido acesso à arena antes do início das vistorias feitas pela Polícia Militar (PM) nas entradas para o evento. Na segunda-feira (31), dia da virada, a GCM vai reforçar a fiscalização.

***

Chama ele, Anira! Samuel Barreto Ele veio pra dançar ao som de Anitta. Samuel Barreto, 20, trouxe até cartaz pra chamar atenção da cantora. “As músicas dela têm um ritmo e uma batida incríveis. Fora as coreografias, que são maravilhosas”, falou. Grudado na grade para tentar ser visto, o jovem diz que espaço não vai ser problema. “A gente sempre dá um jeito. Por ela vale a pena”

***

Poderosa pela paz Anitta repreende os brigões: "Fazer rodinha de briga não é legal para virada de ano, as pessoas vem aqui para se divertir" ***

Mais que amigos, friends Valter Júnior, Faiane Silva e Rafaela Gomes Os amigos Valter Júnior, 18, Faiane Silva, 19, e Rafaela Gomes, 25, estão aproveitando a mistura do Festival da Virada. Desde o início da noite em um lugar privilegiado, pertinho da grade, eles dizem que querem curtir todos os shows mas que o de Anitta é especial. Fãs, eles comparam a cantora carioca a divas baianas. “Como ela só tem Ivete e Daniela” opina Faiane. “Pra mim não tem melhor. É o show que mais espero essa noite”, completa Valter. Quando perguntada sobre a música mais esperada, Rafaela é categórica “As novas! Veneno tem que ter”, afirma.

***

Sim ou não

***

Vai ter buzu no Réveillon!

As 43 linhas de ônibus que já estão circulando diariamente com horários prolongados por conta do Festival Virada Salvador terão horário estendido para a virada de ano, entre a segunda (31) e a madrugada de terça (1º). Clique aqui e confira todos os detalhes.

***

Boys de Minas Airton Braga e  Victor Badaró Direto de Belo Horizonte, os amigos Airton Braga, 23, e  Victor Badaró, 28, chegaram a Salvador terça-feira para o Festival. “Viemos todos os dias, mas hoje é o mais esperado por causa dela”, disse Victor referindo-se à cantora Anitta. O amigo Airton engrossa o coro: “Faz cinco anos que tento ir num show da Anitta e nunca consegui. Este é o primeiro”, disse ansioso

***

Tiro certo

Afinada na coreografia Anitta começa o show de Festival da Virada com o hit Bang!

***

De onde vieram Manuel e Fábio Assunção?

"A gente pega as novidades na internet e transforma em música.  Hoje o público já identifica La Fúria com os memes da internet". Assista ao depoimento do cantor Bruno Magnata e descubra os poemas barrocos que inspiram as canções da La Fúria.

***

De filha pra mãe A contadora Nailda Martins e a filha Camila A contadora Nailda Martins, 45, veio ao Festival da Virada para trazer a filha Camila Martins, 15. Ela conta que começou a acompanhar a carreira da cantora por causa da menina. “Comecei a ouvir por causa dela. Hoje eu também gosto”, afirmou. A jovem, que estava ansiosa pelo show, disse que tem certas músicas que não podem faltar. “Quero ver o show todo. Mas tem que ter Vai Malandra”, falou.

***

Meiga e abusada Vocês acharam que Anira não ia mexer a bunda hoje? Na coletiva, a cantora, que na última semana, virou notícia por causa de um vídeo em que ela aparecia em uma festa, rebolando só de lingerie, respondeu à pergunta sobre o tal vídeo com um sorriso no rosto: "Quando tenho um tempinho, eu me divirto mesmo".

***

Pra escutar em casa

Só dá Bahia: clique aqui e confira a mixtape de Réveillon do CORREIO, assinada pelo DJ Telefunksoul, com as principais novidades da cena musical baiana, inclusive com canções inéditas

***

Só na quebradeira

Bruno Magnata chamou seis pessoas do público para subirem no palco e dançarem Teile & Zaga, hit da La Furia. Entre os fãs, estava Dona Maria Joana de Jesus Santana, de 78 anos. O cantor apresentou Festa da Língua, música nova do grupo, e assim encerrou seu show. Olha só dona Maria Joana dançando, ao lado de Richard Duarte (Foto: Reprodução) Ela entrou no clima mesmo! (Foto: Reprodução) ***

Convidado especial

Bruno Magnata recebeu Hiago Danadinho durante a apresentação da La Furia! Confira o momento:

***

Animada aqui é ela

Se tinha alguém empolgada no show da La Furia era a jovem Laura Oliveira, de 15 anos. Bem em frente ao palco, a adolescente tinha fôlego para dançar em todas as músicas. Rebolava, ia até o chão e pulava loucamente: "Danço assim por vida", se justifica. Laura dançava todas as músicas da La Furia (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Confusão interrompe show de La Fúria

Bruno Magnata, cantor do grupo, parou logo o show e chamou a Polícia Militar. Menos de um minuto depois, tudo normal.

***

Música do Verão?"Quem acha que a música do verão é Fabio Assunção? Eu acho que é", falou o cantor Bruno Magnata.

***

Tá bom para você?

Olha só a quantidade de gente curtindo o show da La Furia: Imagem aérea da Arena Daniela Mercury (Foto: Reprodução) ***

Reveja a La Furia tocando Parado No Bailão:

***

Sai do chão!

A La Furia tira o público do chão!

***

Show parado

Uma briga generalizada fez a banda La Furia parar o espetáculo no Festival Virada Salvador. Cantor do grupo, Bruno Magnata chamou a polícia para resolver a situação. O show já voltou.

***

Look especial

Os amigos Iago Nascimento, 22, e Simone Santos, 25, estavam de gravata e tudo para acompanhar a apresentação do ídolo Igor Kannario, e não se arrependeram. "Foi maravilhoso. Tudo muito bom", disse Iago. Iago e Simone foram com gravata em homenagem a Kannario (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) Simone gostou da mensagem deixada pelo artista. "Gostei que ele disse que é preciso respeitar mais quem vem da favela", afirmou. Agora, os amigos aguardam pela banda La Furia. "Gosto também. Quero ver", disse Iago.

***

Começou!

Com a música Fabio Assunção, La Furia inicia seu show no Festival Virada Salvador 2019 - e a galera canta junto em alta. Teve chuva de papel no início do espetáculo (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Cuidado com os objetos que levar

Como medida de segurança, a Prefeitura alerta que não será permitida a entrada de qualquer material perfurocortante e que possa servir como arma branca no Festival Virada Salvador, na Boca do Rio - como guarda-chuvas e pau de selfie, por exemplo. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser substituídas por descartáveis. E ainda a entrada de qualquer tipo de bebida, seja em recipientes de plásticos ou de vidro - nem mesmo o tradicional espumante. (Arte: Quintino Brito) ***

Um príncipe

Igor Kannario precisou interromper a música final do seu show quando percebeu que uma fã passava mal no meio da multidão. "Passa ela pro lado. Quando terminar o show ela volta", falou o Príncipe do Guetto, pedindo ajuda da equipe de segurança do festival. Depois de jogar para a fã uma garrafa de água do palco, ele perguntou "Posso continuar?" e encerrou a apresentação.

***

Pipoca do Kannario está garantida!

Cantor anunciou que sairá com a Pipoca do Kannario na sexta-feira de Carnaval, 1º de março, na Barra-Ondina, e na segunda-feira, 4 de março, às 15h, no Campo Grande.

***

De vocês"Eu tô aqui pra dizer a vocês que roupa não muda o jeito de ninguém", avisou logo Kannário, ao tocar Covardia. "Nunca me comparem com os políticos passados. Eu sou de vocês". ***

'Kannariana'

Nem mesmo no sétimo mês de gestação fez a autônoma Kelly Santos, de 22 anos deixar de prestigiar o show de seu maior ídolo Igor Kannario. Fã do pagodeiro desde os tempos de Swing do P, ela não perde um show e faz questão de dizer que foi para todas pipocas do cantor no Carnaval. "Sou kannariana. Gosto dele porque é um cara favela, abraça grandão e não tem preconceito com nada". No sétimo mês de gravidez, Kelly foi curtir o show de Kannario (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) Kelly já ouviu as novas músicas e apesar da ressalva, gostou do resultado: "Tá um pouco mais lenta, mas tá massa. A que mais gostei foi a parceria dele com EdCity, na música 'Disse me Disse', comenta a fã.

***

Tira a camisa!

Kannario levanta a galera: "quem não tirar a camisa é porque está com o sovaco fedendo!".

***

Os convidados não param!

Pequeno MB cantou com Kannario a música Vai Descendo, mais uma faixa do álbum Kannário Evolution 2019. Depois, veio 7K, interpretando Fica no Chão. Kannario e Pequeno MB (Foto: Reprodução) ***

Mais um convidado!

Agora, é a vez de EdCity subir ao palco. Juntos, eles interpretam Disse Me Disse - e tiram a galera do chão! EdCity e Kannario no palco (Foto: Reprodução) "[Essa canção] é nova. Se chama Disse Me Disse porque a gente tem que pegar a nossa manifestação e transformar em música", falou Kannario.***

Em vídeos!

Veja o momento em que a galera gritava 'uh, é o Kannario':

E uma parte do show:

***

O primeiro convidado!

Kannario recebe Saulo de Tarso no palco. Juntos, interpretam Bate Certin, canção presente no disco Kannário Evolution 2019, lançado no último sábado (29). Lembrando que o show no Festival Virada virará DVD. Kannario e Saulo no palco (Foto: Reprodução) ***

Chiqueee!

Kannario veio elegantíssimo para o Festival Virada Salvador, com direito a terno, colete e gravata borboleta! Olha o look do cantor, minha gente! (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Começou!

Show de Kannario já está rolando! E teve chuva de papel e grito dos fãs de 'uh, é o Kannario'. Sabe qual a música que abriu? Força Estranha, de Caetano Veloso. Show de Kannario iniciou com chuva de papel (Foto: Reprodução) ***

Fortalecendo a favela Natan é morador do Barro da Paz e fã de Kannario há quase 10 anos (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) Natan Kannario é fã do cantor há quase nove anos. Morador do Bairro da Paz, ele arrastou um bonde de amigos para ver o show do artista. O baiano e seus amigos: todos para ver o show do cantor (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) “Sou fã dele e também conheci ele, fui até no aniversário, temos vídeos juntos. Ele merece muito estar aqui hoje, ele é respeitador. Podem ver que no show dele não tem uma briga, ninguém puxa. Muitos tem preconceito com o pagode dele, mas o cara na política já aprovou vários projetos, e aí? Ele fortalece nossa favela”. Olha só a cabeça de Natan! (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Contagem regressiva!

Multidão já está aglomerada para o show de Igor Kannário, primeira atração do dia. Público espera Igor Kannário (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Eita!

Duas amigas da Boca do Rio deram um verdadeiro vale-night nos respectivos maridos. Sem se identificarem, disseram que a brecha deixada pelos "distraidos" foi trabalhar - e foram ao Festival sem eles saberem. Estão lá principalmente pelo pagode, esperando pelos shows de Igor Kannário, La Furia e Ferrugem. "Hoje é dia de meter dança", falou uma das amigas.

***

Não pode! Facas e garfos foram apreendidos pela PM (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) Talheres de metal estão entre os objetos encontrados hoje e apreendidos pela PM. Uma das facas, inclusive, foi deixada no chão, pouco antes da revista. Os policiais, porém, não conseguiram identificar quem portava. Os demais foram pegos por quem iria fazer refeição na Arena Daniela Mercury. A PM recomenda que, para alimentação, os utensílios sejam de material plástico.

***

'Yo soy fan'

Alexandre Mascarenhas, 17, saiu de Fazenda Grande e chegou 6h na Boca do Rio para ver Anitta! Fã real oficial!

***

O melhor de todos

As amigas Bruna Santoro dos Santos,16, e Kelly Santos, 18, estão na expectativa pelo show de Igor Kannario - para elas, o melhor pagodeiro da atualidade. "Só no show tem aquele balanço, o pique e agonia que ele sabe fazer. É único", defende a primeira. Para Bruna e Kelly, Kannário é único (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Make babadeira

Richard Duarte, 18, é fã de Anitta. Veio de Aracaju só pra ver a cantora, mas garante que isso não foi esforço nenhum. Difícil mesmo é manter a maquiagem intacta em pleno Verão de Salvador. “O sol tá muito quente, a maquiagem fica toda suada, mas vai valer a pena. É meu primeiro show dela, mas já a vi passeando no aeroporto”. Richard veio de Aracaju para ver Anitta (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Burlando a regra

O público já está chegando para curtir o terceiro dia do Festival da Virada. Como Dona Maria Joana de Jesus Santana, de 78 anos. Ela disse que está por lá desde 13h30 e foi a primeira a passar pela revista para entrar na Arena Daniela Mercury. Dona Maria e seu guarda-chuva proibido (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) Fã da dupla Matheus & Kauan, d. Maria Joana já até subiu no palco em um show deles no Festival de Verão. Mas pretende ficar além da apresentação dos sertanejos e ver todos os artistas. "Misericórdia! Nem sei que horas vou voltar pra casa, gosto de todos", afirmou.

Ela está munida apenas de água e um guarda-chuva, para se proteger do sol. O segundo item, porém, marca presença na lista de objetos proibidos no evento, por poder servir como arma branca. Sobre a fome ela diz: "Mando as lombrigas se aquietarem até chegar em casa para comer alguma coisa", diverte-se. 

***

Cantar? Pode Pá

Este é Mateus Ribeiro disputando a voz com o som do palco - enquanto canta Novinha Pode Pá. O jovem de 20 anos mora na Ribeira e é fã do cantor Igor Kannário. “Ele é uma inspiração pra gente que vem da favela e não tem muito na mão. Ele mostra que a gente pode conseguir muito mais na vida”. Mateus conta que Kannário é uma inspiração para conseguir mais na vida (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Cata só essa coreografia!

Amor de Anitta é amor que fica! A dupla Alex Mascarenhas e Muca Barreto se conheceu hoje, na grade do show - e descobriu a paixão mútua pela artista pop. Enquanto Alex veio da Fazenda Grande, Muca saiu do Rio de Janeiro só para ver a artista no Virada Salvador.

“Sou fã dela desde o dia 14 de novembro de 2014, eu fiz as contas, bicha! Foi o dia que fui no primeiro show dela, senti uma energia diferente e não parei mais de acompanhar. Ela é uma artista completa, não é só fogo de palha”. Estão arrasando na dança de Bang, sucesso de Anitta - sim ou claro?

***

Olha o bondeeee!

As amigas Lorena Souza, Nayure Rodrigues, Catarina Santos, Fabíola Sena e Yasmin Souza vieram da Mata Escura para a Boca do Rio - e já estão bem posicionadas lá na frente do palco. Tudo para ver Igor Kannário. 

“Sou fã dele desde o começo, desde A Bronkka. Ele significa tudo pra mim, é a voz da nossa favela no palco”, comentou Nayure. As amigas querem ver Kannário (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Dois acessos

Há duas entradas para o Festival: Norte (próxima à saída para a Boca do Rio) e Sul (em direção ao Jardim de Alah). A recomendação da organização do evento é que o público utilize as duas opções, evitando grandes concentrações em apenas uma delas. 

***

Cuidado, heim?

Nos dois primeiros dias do Festival Virada, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou quatro ocorrências: dois resgates de afogamento, um atendimento por convulsão na areia da praia e outro por excesso de bebida alcoólica. Não há vítimas fatais, mas o órgão alerta para os cuidados que os banhistas precisam ter para evitar incidentes.

***

Quem está ansioso para Matheus & Kauan?

A dupla já está no clima do show! "Alô, Salvador! A gente tá chegando pra fazer uma festa linda aí!", postou o perfil oficial de Matheus & Kauan no Instagram. Os artistas prometem 'uma festa linda' (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Camarote é liberado para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência têm um local diferenciado na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, para assistir ao Festival Virada Salvador. O camarote acessível foi erguido a altura de um metrô do chão, e conta com rampa para facilitar o acesso de todos. Nas duas primeiras noites do evento, segundo a Prefeitura de Salvador, mais de 120 pessoas circularam pela área, que comporta até 20 cadeiras simultaneamente, além dos acompanhantes. O acesso é gratuito.

***

Anitta está animada <3"A galera é sempre tão animada, canta todas as músicas comigo, não tinha jeito melhor de encerrar o ano", comemorou a cantora.Ela seguiu rasgando elogios: "É com uma alegria imensa voltar a Salvador para mais uma apresentação no Festival. É um lugar especial, com uma energia linda (...) [a cidade] é incrível, me sinto feliz em participar dessa festa. Sou sempre muito bem recebida". A cantora comemorou o retorno ao Festival Virada (Foto: Divulgação) ***

DVD na Virada!

Igor Kannário anunciou que gravará um DVD durante o Festival Virada Salvador, neste domingo (30), a partir das 18h. No repertório, estarão músicas do novo CD, Kannário Evolution 2019, lançado neste sábado (29). Entre as faixas, há as novas Bonde Desgovernado, Disse me Disse, Novinha Pode Pá e O Jogo é Duro, gravada com o cantor Marcelo Falcão, da banda O Rappa, além de antigos sucessos. Kannário gravará DVD no Festival Virada Salvador (Foto: Divulgação) ***

Programação completa

Os shows começam às 18h neste domingo (30). A abertura dos portões é mais cedo, a partir das 16h. Confira a ordem das apresentações:

Igor Kannário La Furia Anitta Jorge & Mateus Matheus & Kauan Ferrugem

***

Quer ficar conectado?

Quem não quiser perder a oportunidade de registrar todos os momentos da festa poderá contar com a rede de wi-fi gratuita que a prefeitura irá oferecer. São 80 antenas espalhadas pelo entorno da arena. Para acessar, é só procurar a rede aberta #conecta_salvador e apertar em "conectar".

***

Além dos shows

O Festival Virada Salvador 2019 também terá vila gastronômica a espaços de lazer para adultos e crianças, além dos shows.

Feira Criativa - Nos intervalos dos shows e quando bater aquele cansaço, os mais de 2 milhões de pessoas poderão dar uma passada na Feira Econômica Criativa, que terá 40 estandes, que, além de opções gastronômicas, ofertarão acessórios, camisetas e galeria de achados criativos.

Vila gastronômica - Além da Feira Econômica Criativa, a Arena Daniela Mercury também terá uma Vila Gastronômica com comidas típicas da Bahia e com um espaço para food trucks com cardápios variados.

Espaço Kids - Para aqueles que irão levar crianças, haverá todos os dias programação das 16h às 18h. Hoje e nos dias 30 e 1º, a programação fica com a Eureka Brincantes. Amanhã, terá Palhaça Colmeia com brincadeiras Sustentáveis e oficina de bolha de sabão gigante com Pelotão Verde. A oficina também funcionará no dia 1º. As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis para participar das brincadeiras.

Roda-gigante - A maior roda-gigante da América Latina, com 36 metros de altura, deve receber mais de 10 mil pessoas por dia neste fim de ano. Ela tem capacidade para receber até 140 pessoas de uma só vez e funcionará das 16h às 3h da manhã. Cadeirantes também têm acesso à roda-gigante.

Tirolesa - Além da roda-gigante, o evento também terá uma tirolesa com 10 metros de comprimento e 80 de extensão. Crianças entre 5 e 16 anos podem se aventurar na tirolesa - que descida com velocidade de até 30 km/h - mas terão que estar acompanhadas de um adulto. ***

Vai pro festival? Veja acessos e opções de transporte:

As três entradas para a Arena Daniela Mercury contarão com o controle de policiais militares e o auxílio de detectores de metal. O acesso 1 fica na orla; o 2 fica em frente ao posto de gasolina da região e antes da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Já o acesso 3 é exclusivo para quem vai parar o carro no estacionamento da Arena Daniela Mercury, que terá 500 vagas na área do antigo estacionamento do Aeroclube, com valor de R$ 30.

Estacionamento -  A Transalvador disponibilizará 1.700 vagas de estacionamento para o público que pretende ir de carro à festa, sendo 1,2 mil vagas de Zona Azul ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, no valor de R$ 20, e 500 vagas na área interna do antigo Aeroclube, no valor de R$ 30. Na área externa será possível estacionar no Jardim de Alah, nos bolsões de estacionamento em frente ao restaurante Cubanakan e do Hotel Alah Mar; na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado WallMart; nos bolsões em frente ao Parque de Pituaçu, sentido Pituba, e em frente às quadras na Boca do Rio, sentido Itapuã; e na Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, a partir do cruzamento com a Avenida Jorge Amado. O evento também terá local para estacionar bicicletas e um espaço acessível para cadeirantes.

Transporte público -  Uma operação especial colocará 400 ônibus diários em três áreas da cidade: orla, Centro e Subúrbio. Das 22h às 5h, 56 ônibus extras da frota reguladora rodarão na cidade. Um ponto especial de táxi e mototáxi será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à arena. O metrô terá funcionamento especial: as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa irão antecipar a abertura para embarques e começarão a transportar os passageiros a partir das 4h.

Até as 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros, enquanto a partir das 5h, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações. No dia 1º de janeiro, além da abertura antecipada, as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa também estenderão seu funcionamento até 1h da manhã.

Ônibus:  Operação especial 38 linhas que compõem uma frota de 400 veículos terão horário de atendimento prolongado. O esquema contará ainda com mais 56 veículos extras da frota reguladora. 

Horário estendido Neste sábado (29) e domingo (30), as 38 linhas circularão das 16h até 5h da manhã do dia seguinte. Para o festival, será criada a linha Estação Pituaçu x Boca do Rio, para atender passageiros que utilizarão o metrô. Nesse caso, serão 18 veículos operando das 18h até 0h. No dia 31, essa linha irá operar com frota de 36 veículos. O ponto de embarque e desembarque ficará na Rua Simon Bolivar, em frente à farmácia Drogasil. 

Confira as linhas reforçadas    Código - linha  0218 Ribeira - Pituba 0324 Marechal Rondon - Pituba 0345 Boa Vista de São Caetano - Pituba 1538 Conjunto Pirajá - Pituba 1508 Pirajá - Pituba 1616 Plataforma - Pituba 1637 Mirante Periperi – Boca do Rio 1611 Paripe - Pituba 1634 Alto de Coutos - Pituba 1643 Fazenda Coutos - Pituba 1644 Base Naval - Pituba 1645 Alto de Santa Terezinha/Rio Sena - Pituba 1129 Cabula VI - Pituba 1363 Pau da Lima - Aeroclube 1114 Pernambués - Pituba 1129 Cabula 6 - Pituba 1220 Mata Escura - Pituba 1247 Conj. Arvoredo/Tancredo Neves – Estação do Imbuí (Prolongada até o Festival da Virada. 1238 Jardim Santo Inácio - Pituba 1305 Castelo Branco - Pituba 1320 Pau da Lima - Nordeste 1356 Nova Brasília - Pituba 1420 Boca da Mata - Pituba 1436 Cajazeira 11 - Pituba 1410 Cajazeiras 11 - Boca do Rio 1231 Sussuarana – Barra R2 0412 Duque de Caxias - Pituba 0426 Santa Monica - Pituba 0422 Pero Vaz - Itaigara 0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2 0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios 0813 Pituba – Vila 2 de julho/Trobogy 0911 Vale dos Rios – Trobogy/Vl 2 de Julho 1034 Parque São Cristovão - Barroquinha 1030 Praia do Flamengo – Pça da Sé R1 0315 Fazenda Grande do Retiro -Itapuã 1632 Fazenda Coutos - Aeroporto 1653 Paripe - AeroportoPontos  As linhas de ônibus sentido Centro terão 2 pontos: na Av. Octavio Mangabeira, em frente ao antigo restaurante Agdá; e na mesma via, em frente ao Iemanjá. Já no sentido Itapuã, haverá ponto na Av. Octavio Mangabeira em frente ao Iemanjá; e o ponto provisório, na Praça Osório Vilas Boas.

De táxi ou mototáxi: Ponto Ficará na Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do evento, no sentido Itapuã e em frente ao Imeja, estará sinalizado com balões. Para o segundo ano do serviço legalizado, os usuários do serviço de mototáxi contarão com um ponto nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja. Na área restrita serão permitidos apenas os mototaxistas regulamentados pela Prefeitura. 

Trânsito:Sem interdições A Transalvador montou uma operação de trânsito na região do antigo Aeroclube. Assim como no ano passado, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região.

*Fazem parte da 13ª turma do Correio de Futuro, sob supervisão de Jorge Gauthier.