Verão na Bahia | 4 Drinks Com Vinho para o Seu Carnaval

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 08:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Há quem diga que usar um vinho de qualidade como ingrediente de um drink é um pecado. Eu discordo! Na terra da caipirinha, onde o ano que só começa após o Carnaval e lar de drinks mirabolantes (Príncipe Maluco, por exemplo...), por que não usar esse subterfúgio para tirar o fermentado de uvas de seu lugar imaculado?

Abaixo, seguem alguns mixes simples, saborosos e refrescantes; que combinam muito bem com esquentas carnavalescos, folias caseiras e festas entre amigos. O drink Lampião & Maria Bonita é refrescante e docinho (foto/divuilgação) 1. Lampião & Maria Bonita

Criado pela vinícola Miolo/Terranova, localizada no lado baiano do Vale do São Francisco, o drink mistura originalmente dois produtos da casa: o Miolo Brandy Imperial, um destilado de vinho fino envelhecido por 10 anos em barris de carvalho; e o Miolo Terranova Moscatel, espumante doce delicioso. Ele é servido em todas as degustações e eu adoro! Em casa, você pode escolher um brandy com notas de madeira mais marcantes e misturar a um moscatel de sua escolha. O resultado é um drink refrescante e doce, mas ao mesmo tempo complexo, amadeirado e com toques de amêndoas e mel!

Preparo: Numa taça longa, coloque 1 dose (30 ml) de brandy e adicione quatro doses da bebida borbulhante (ou complete até que sobrem dois dedos). Sirva geladinha! O Champorto mistura Vinho do Porto com Champagne Brut e anis estrelado (foto/divulgação) 2. Champorto (ou Dama de Vermelho)

A sommelière Juliana Britto estava em Portugal quando lhe foi proposto um drink “disruptivo”: uma mistura de Vinho do Porto Ruby com Champagne Brut e Anis Estrelado! Frequentemente associado às famílias tradicionais, sobremesas e até charutos, o famoso licoroso português ganhou jovialidade com a mistura, além de camadas completas de sabores e frescor. No paladar, o borbulhante coloca um freio na intensidade do Ruby, mas mantendo o toque suave de madeira. Festivo e feminino!

Preparo: Numa taça ISO, adicione 1 dose (30 ml) de vinho do Porto Ruby (ou o que você tiver em casa) e quatro doses de espumante brut gelado. Adicione uma unidade de anis e sirva geladíssimo!

O clássico francês Kir Royale é a base para esse drink cheio de brasilidade (foto/divulgação) 3. Big Kir

O clássico drink francês Kir Royale serve de base para essa maravilha grandiosa, que decora mesas em festividades caseiras com frescor e brasilidade. A adaptação foi elaborada pelo bartender Rafael Lopes, que reside em Vitória da Conquista (BA).

Ingredientes para 1 litro:

* 200 ml de Licor de Cassis;

* 600 ml de espumante Brut;

* 20 a 30 folhas de hortelã;

* Twists de uma Laranja Bahia

* Muuuuuuito gelo!

Preparo: Em uma taça grande (ou jarra de 1 litro), adicione o gelo. Selecione as folhas de hortelã, junte-as na palma da mão, dê um tapa seco e jogue-as dentro do recipiente. Adicione o licor de cassis; e em seguida vá colocando o espumante com cuidado, para que o borbulhante não perca sua carbonatação. Pegue os twists, esprema delicadamente para que os óleos essenciais da casca se misturem à bebida, e adicione à taça. Mexa suavemente e sirva! O drink Clericot Verde tem o toque levemente frisante do Vinho Verde (foto/divulgação) 4. Clericot Verde

Colorido e inesquecível como os melhores carnavais, o Clericot tem várias pátrias. É de origem francesa, e a receita por lá levava por suco de limão, xerez, brandy e soda. Ao longo dos anos, caiu nas graças da Argentina e do Uruguai (principalmente Punta Del Este). Aqui no Brasil, também fez história. E cada um que faça com bem quer, com seus toques pessoais e frutas da estação. Esta receita mais leve e com toque português, devido ao uso do quase frisante Vinho Verde, foi construída em conjunto entre o bartender Rafael Lopes e a sommelière Juliana Britto.

Ingredientes (cerca de 1 litro):

* Uma garrafa de vinho verde (usamos o Ciconia Vinho Verde 2017) gelado

* 350 ml de água com gás gelada (pode substituir por água tônica zero ou até espumante brut)

* 1 maçã verde cortada em tirinhas

* 1 cacho de uvas tintas sem sementes cortadas fininhas

* 10 morangos fatiados

* Folhas de hortelã

* Cubos de gelo

Preparo: Em uma jarra, coloque o vinho, as frutas fatiadas, as folhas de hortelã e cubos de gelo a gosto. Leve à geladeira para que as frutas tragam mais sabor à bebida, com cuidado para tampar bem o recipiente. Na hora de servir, junte a água com gás (tônica ou espumante) e os cubos de gelo. Use taças de vinho branco ou vinho tinto!