Viradouro brilha na Sapucaí com homenagem às Ganhadeiras de Itapuã

Margareth Menezes e Lore Improta participaram do desfile no Rio de Janeiro

Publicado em 24 de fevereiro de 2020 às 08:11

- Atualizado há um ano

. por AFP

Salvador brilhou na Sapucaí na noite deste domingo (23). A Unidos do Viradouro fez um desfile em homenagem às Ganhadeiras de Itapuã. A escola foi a segunda a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial do carnaval carioca.

[[galeria]]

O samba teve influência do afoxé. E o desfile contou com participação da cantora Margareth Menezes, que desfilou como destaque do carro que lembrou as cirandas de roda à beira do mar aberto. A baiana Lore Improta também participou do desfile, como a Rainha do Carnaval de Itapuã. (Fotos: Reprodução/Instagram) O desfile começou com uma referência à Lagoa do Abaeté. A atleta do nado sincronizado Anna Giulia apareceu vestida de sereia dentro de um aquário com 7 mil litros de água mineral. "Sem palavras. Foi muito bom. Me diverti a cada momento", garantiu Anna. (Foto: AFP) A rainha de bateria Raissa Machado vestiu uma fantasia em homenagem à rainha dos Malês, Luiza Mahin, uma das lideranças do movimento que aconteceu em Salvador. 

Durante o desfile, foram distribuídas cocadas para o público. O desfile mostrou as atividades que as Ganhadeiras exerciam: lavar roupa, carregar e vender água, cozinhar e vender alimentos, costurar, vender objetos.

Confira um trecho do desfile:

Ver essa foto no Instagram

#margarethmenezes #carnavaldamaga2020 #sapucai #riodejaneiro #carnaval #viradouro

Uma publicação compartilhada por Margareth Menezes (@margarethmenezes) em

Veja a letra do samba:Ora yê yê o oxum! Seu dourado tem axé Fiz o meu quilombo no Abaeté Quem lava a alma desta gente veste ouro É Viradouro! É Viradouro! Levanta preta que o Sol tá na janela Leva a gamela pro xaréu do pescador A alforria se conquista com o ganho E o balaio é do tamanho do suor do seu amor Mainha, esses velhos areais Onde nossos ancestrais Sempre acordam a manhã Pra luta Sentem cheiro de angelim E a doçura de quindim Na bica de Itapuã Camará ganhou a cidade O erê herdou liberdade Canto das Marias, baixa do dendê Chama a freguesia pro batuquejê São elas dos anjos e das marés Caboclas do balangandã, ô iaiá Ciranda de roda na beira do mar Aguadeira que benze e vai pro terreiro sambar Ganhadeira de fé! É a voz da mulher Xangô ilumina a caminhada A falange está formada Um coral cheio de amor Kaô! O axé vem da Bahia Esta negra cantoria Que Maria ensinou Oh mãe ensaboa Mãe ensaboa pra depois quarar