Voluntários limpam praias e tiram 215 quilos de lixo do mar

Ação reuniu 30 pessoas de diversos grupos de mergulho da cidade

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 6 de março de 2019 às 17:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO

Carnaval passou, mas na cidade ainda é possível ver resquícios da festa por todo canto. Além das estruturas nos circuitos, que começam a ser desmontadas nesta quarta-feira (6), outra marca da festa é a grande produção de lixo. Parte desses resíduos acaba depositada nas praias, principalmente ao longo do Circuito Dodô (Barra/Ondina). Atentos a isso, integrantes de vários grupos de mergulho de Salvador se reuniram nesta manhã para uma ação de limpeza das praias, na areia e no mar. 

A ação, realizada por voluntários, reuniu praticantes de mergulho e integrantes de diversos grupos relacionados ao esporte que atuam na capital como, por exemplo, Projeto Fundo Limpo, Aulão Free, Pesca Sub Lixo Zero, Fundo da Folia e Amaralimpa. A ideia de se reunir veio da necessidade de fazer um trabalho de conscientização mais abrangente. 

Hoje, a intenção dos voluntários é cobrir, além da praia do Porto da Barra, a praia da Gamboa e a área em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM). A ação envolve cerca de 30 mergulhadores, além de outras dez pessoas fazendo a limpeza na areia.    

Por volta das 8h da manhã, um grupo de mergulhadores entrou no mar do Porto da Barra para um mergulho inicial. Depois de alguns minutos na água já foi possível encontrar todo tipo de resíduo: pedaços de tecido, óculos escuros, absorvente e camisinha. No final da ação, às 13h, o resultado foi 215 quilos de lixo recolhido e até uma cadeira retirada da água.  Foram retirados 215 quilos de lixo de dentro do mar (Foto: Betto Jr/CORREIO) Apesar  lixo encontrado, os mergulhadores percebem uma melhora no cuidado com a limpeza das praias. “De dois anos para cá temos percebido uma diminuição desse lixo, acredito que pelo fato de vários grupos estarem fazendo um trabalho de conscientização. Pelo menos, na área entre o Farol e o Yatch Club, este resíduo está bem controlado”, pontuou Fernanda Fernandes, voluntária e coordenadora do Projeto Fundo Limpo, um dos grupos que participou da ação e que há 10 anos atua para manter limpo o mar de Salvador. 

Para a médica veterinária e mergulhadora Ludmilla Sena, os resultados das ações acabam gerando a conscientização dos banhistas. “Fazemos as ações e divulgamos os resultados pelas redes sociais. Assim as pessoas acabam se conscientizando”, explicou a mergulhadora, fundadora do grupo Aulão Free que uma vez no mês promove aulas gratuitas de mergulho livre. Alguns alunos do projeto, inclusive, acabam ajudando nas ações de limpeza.  

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier