Youtuber vegana é flagrada comendo peixe e enfurece seguidores

bazar
28.03.2019, 13:46:00
Atualizado: 28.03.2019, 13:46:58
(Foto: Reprodução/Instagram @rawvana)

Youtuber vegana é flagrada comendo peixe e enfurece seguidores

Yovana Mendoza perdeu milhares de seguidores após vídeo vazar

Aos 28 anos, Yovana Mendoza Ayres é um desses fenômenos da internet - criadora de conteúdo desde 2013, acumulou mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram, além de quase 2 milhões de incritos em seu canal oficial do YouTube. Fora a segunda versão na rede, em inglês, com quase 500 mil inscritos. Mas, graças a um flagra, a jovem viu sua carreira levar um baque pesado.

Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Conhecida como Rawvana, ela ficou famosa no meio vegano. No mundo digital, mostrava seu estilo de vida, baseado na alimentação sem produtos de origem animal e utilizando alimentos crus. Assim, compartilhava desde dicas de comidas até tratamentos de desintoxicação e conselhos de beleza - tudo seguindo, à risca, o modelo crudivegano.

Com um público cada vez mais fiel e frequente, era estimado que a youtuber - que é moradora de San Diego, na Califórnia (EUA) - ganhasse quase 30 mil dólares por mês com seu canal. Ainda fazia dinheiro fazendo divulgação de produtos e publicando livros.

Yovana é conhecida como Rawvana nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Instagram @rawvana)

Só que, assim como construiu um império pelas redes sociais, acabou vendo-o cair da mesma forma. E graças a uma amiga. Em um vídeo postado, no Instagram, por Paula Galindo - youtuber conhecida como Pautips, do ramo da beleza -, Rawvana aparecia em um restaurante de Bali... com um prato com um filé de peixe na frente. 

No flagrante, inclusive, dá para notar que a própria tenta esconder sua comida, com o braço.

Os seguidores não perdoaram. Em pouquíssimo tempo, milhares se posicionaram contra a digital influencer - tanto os adeptos do estilo de vida que ela pregava quanto os críticos do veganismo.

A jovem pregava um estilo de vida crudivegano
(Foto: Reprodução/Instagram @rawvana)

O resultado foi tão ruim para a jovem que ela foi ao YouTube se justificar. Com um vídeo intitulado 'O que está acontecendo', ela começa se desculpando. "Sinto muito pela maneira como descobriram sobre a minha recente mudança de dieta. Comecei a incluir alimentos por causa das minhas condições de saúde".

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Segundo Yovana, ela esteve, nos últimos anos, doente, com anemia e intestino repleto de bactérias. A situação era tão complicada que, ainda de acordo com ela, seu ciclo menstrual foi comprometido. “Minha menstruação havia parado de descer, e minha situação hormonal era a de uma mulher pré-menopáusica, com apenas 20 anos”.

Por prescrição médica, começou a consumir ovos e peixes. "Não tinha compartilhado antes porque precisava de tempo para me curar, para me sentir bem, e aí contar para vocês".

Ela sempre compartilhava fotos mostrando frutas e verduras
(Foto: Reprodução/Instagram @rawvana)

Ela continuou falando que, há três anos, passou a comer alguns produtos cozidos - o que não era compatível com o que pregava, de estilo de vida crudivegano. Mas Rawvana garante que pretende voltar à dieta que a deixou famosa assim que sua saúde permitir. 

"Nas últimas semanas tenho me sentido melhor, com mais energia. Quero retomar a alimentação que compartilho com vocês".

Segundo a digital influencer, a mudança na dieta foi indicação médica
(Foto: Reprodução/Instagram @rawvana)

O pedido de desculpas não foi suficiente. Perdeu patrocinadores, milhares de seguidores e segue sendo bombardeada com críticas negativas. Há até uma uma petição online, pedindo o fim do seu canal no YouTube "por ser fraudulento e não informar bem sobre o veganismo".

Sem novas postagens desde o vídeo em que pede perdão, seu futuro nas redes sociais virou um mistério.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-drone-mostra-como-ficou-pista-de-pouso-apos-queda-de-aviao-em-marau/
Imagens mostram pista com marcas de incêndio e danos na aeronave
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-cai-nos-trilhos-do-metro-em-sao-paulo-veja-video/
Maquinista conseguiu frear a tempo; testemunhas dizem que ele desmaiou
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fab-apura-se-piloto-de-acidente-em-marau-pousou-aviao-antes-da-pista/
Imagem de drone mostra como ficou pista após queda do jatinho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-vazado-antonia-fontenelle-critica-otaviano-e-flavia-alessandra/
"Que vídeo chato. Que Flávia Alessandra chata, forçada", diz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-affair-de-anitta-mc-rebecca-abre-o-jogo-sobre-briga-da-cantora-com-ludmilla/
'Estamos vivendo um momento em que as mulheres precisam se unir', disse a funkeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/obras-hiper-realistas-de-giovani-caramello-sao-expostas-na-caixa-cultural/
Um dos destaques é Nikutai, com impressionantes 2,5 metros de altura
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aviao-sobrevoa-cidade-catarinense-com-faixa-pedindo-a-prisao-de-lula-assista/
Em Balneário Camboriú, Bolsonaro teve 82% dos votos válidos no 2º turno da eleição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais