Youtuber vegana é flagrada comendo peixe e enfurece seguidores

Yovana Mendoza perdeu milhares de seguidores após vídeo vazar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2019 às 13:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Instagram @rawvana

Aos 28 anos, Yovana Mendoza Ayres é um desses fenômenos da internet - criadora de conteúdo desde 2013, acumulou mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram, além de quase 2 milhões de incritos em seu canal oficial do YouTube. Fora a segunda versão na rede, em inglês, com quase 500 mil inscritos. Mas, graças a um flagra, a jovem viu sua carreira levar um baque pesado.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Conhecida como Rawvana, ela ficou famosa no meio vegano. No mundo digital, mostrava seu estilo de vida, baseado na alimentação sem produtos de origem animal e utilizando alimentos crus. Assim, compartilhava desde dicas de comidas até tratamentos de desintoxicação e conselhos de beleza - tudo seguindo, à risca, o modelo crudivegano.

Com um público cada vez mais fiel e frequente, era estimado que a youtuber - que é moradora de San Diego, na Califórnia (EUA) - ganhasse quase 30 mil dólares por mês com seu canal. Ainda fazia dinheiro fazendo divulgação de produtos e publicando livros. Yovana é conhecida como Rawvana nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram @rawvana) Só que, assim como construiu um império pelas redes sociais, acabou vendo-o cair da mesma forma. E graças a uma amiga. Em um vídeo postado, no Instagram, por Paula Galindo - youtuber conhecida como Pautips, do ramo da beleza -, Rawvana aparecia em um restaurante de Bali... com um prato com um filé de peixe na frente. 

No flagrante, inclusive, dá para notar que a própria tenta esconder sua comida, com o braço.

Os seguidores não perdoaram. Em pouquíssimo tempo, milhares se posicionaram contra a digital influencer - tanto os adeptos do estilo de vida que ela pregava quanto os críticos do veganismo. A jovem pregava um estilo de vida crudivegano (Foto: Reprodução/Instagram @rawvana) O resultado foi tão ruim para a jovem que ela foi ao YouTube se justificar. Com um vídeo intitulado 'O que está acontecendo', ela começa se desculpando. "Sinto muito pela maneira como descobriram sobre a minha recente mudança de dieta. Comecei a incluir alimentos por causa das minhas condições de saúde".

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Segundo Yovana, ela esteve, nos últimos anos, doente, com anemia e intestino repleto de bactérias. A situação era tão complicada que, ainda de acordo com ela, seu ciclo menstrual foi comprometido. “Minha menstruação havia parado de descer, e minha situação hormonal era a de uma mulher pré-menopáusica, com apenas 20 anos”.

Por prescrição médica, começou a consumir ovos e peixes. "Não tinha compartilhado antes porque precisava de tempo para me curar, para me sentir bem, e aí contar para vocês". Ela sempre compartilhava fotos mostrando frutas e verduras (Foto: Reprodução/Instagram @rawvana) Ela continuou falando que, há três anos, passou a comer alguns produtos cozidos - o que não era compatível com o que pregava, de estilo de vida crudivegano. Mas Rawvana garante que pretende voltar à dieta que a deixou famosa assim que sua saúde permitir. 

"Nas últimas semanas tenho me sentido melhor, com mais energia. Quero retomar a alimentação que compartilho com vocês". Segundo a digital influencer, a mudança na dieta foi indicação médica (Foto: Reprodução/Instagram @rawvana) O pedido de desculpas não foi suficiente. Perdeu patrocinadores, milhares de seguidores e segue sendo bombardeada com críticas negativas. Há até uma uma petição online, pedindo o fim do seu canal no YouTube "por ser fraudulento e não informar bem sobre o veganismo".

Sem novas postagens desde o vídeo em que pede perdão, seu futuro nas redes sociais virou um mistério.