Zé Ronaldo promete construir cinco hospitais e aumentar efetivo das polícias

Candidato do democrata abriu série de entrevistas do Bahia Meio Dia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2018 às 15:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Investir apenas aquilo que é previsto na Constituição não é o suficiente. É essa a crença de Zé Ronaldo, candidato do DEM ao Governo do Estado da Bahia que participou de sabatina no Bahia Meio Dia, da TV Bahia apresentado pela jornalista Jéssica Senra, esta segunda-feira (10). Ele foi o primeiro entrevistado da série de entrevistas que serão realizadas pelo programa. 

O primeiro ponto abordado pela apresentadora foi a segurança pública no estado. Segundo o Atlas da Violência, divulgado em junho deste ano, a Bahia teve uma crescente na taxa de homicídios entre 2006 e 2016: 97,8%.

Os números levantados no estado apontam que, na Bahia, praticamente 47 pessoas morrem por conta da violência a cada 100 mil habitantes. Para Zé Ronaldo, “o número de recurso que o Estado investe [em segurança] é muito pequeno” e “insignificante para a necessidade de fazer uma segurança no nosso Estado.”.

Além disso, o candidato apontou que o contingente de policiais é muito pequeno e prometeu um aumentá-lo caso seja eleito. Ele também fez questão de mencionar que é necessário investir em mais equipamentos para a corporação, antes de prometer “dar equipamentos à Polícia Militar para ter condições de enfrentar o bandido em condições melhores. Armamento, veículos capazes, dotados de condições técnicas", destacou.

Ainda dentro da questão de segurança pública, o candidato prometeu que a saúde seria um ponto de prioridade em uma eventual gestão. Zé Ronaldo retomou o assunto mais à frente e prometeu a construção de cinco hospitais na Bahia. Todos serão construídos com recursos do próprio estado através da reorganização orçamentária também prometida pelo candidato.

As localizações, por ordem de menção, seriam: “Extremo Sul, um no Oeste, um na Região Sisaleira da Bahia, um na Região Norte e um em Feira de Santana.”. Ele ainda prometeu ampliar os investimentos na saúde através de um aumento gradual, com objetivo de chegar a investir 15% dos recursos da Bahia na saúde em seu terceiro ano de gestão. Prefeito de Feira de Santana durante quatro mandatos, Zé Ronaldo alega que saiu da Prefeitura gastando 27% de seu orçamento com saúde após chegar ao município quando gastava 15%.

No final da entrevista o democrata seguiu a tônica da sabatina CORREIO/iBahia, que aconteceu no último dia 4, ao prometer que vai enfrentar o desemprego na Bahia atraindo empresas para se fixar na Bahia. Para isso, ele prometeu congelar os impostos para que o empresariado “acredite no governo, acredite na Bahia e possa gerar emprego e renda para o Estado.”. Ele também promete diminuir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os caminhoneiros.

Outros candidatos Na terça-feira, 11, a apresentadora recebe Rui Costa (PT), atual governador do estado que concorre à reeleição. Na sequência, em 12/09, quem estará no estúdio é o ex-prefeito da capital baiana, João Henrique (PRTB). Orlando Andrade (PCO) participa no dia 13 e já no dia 14, Marcos Mendes (PSOL).

As entrevistas se estendem para o sábado, 15, com participação de Célia Sacramento (Rede Sustentabilidade) e João Santana (MDB). Ambos terão cinco minutos nas entrevistas.

A série acontece até o dia 15 de setembro, com duração de 20 minutos (5 candidatos)  e cinco minutos (2 candidatos). Os critérios referentes ao tempo estabelecido para as entrevistas são baseados no resultado da pesquisa do Ibope, divulgada em 22 de agosto. As entrevistas terão exibição estadual.